Nos últimos anos a tecnologia tem dado passos extraordinários, os quais movem a sociedade para universos de realidade digitais. Como é o caso das tecnologias de realidade aumentada e virtual, desse modo, é cada vez mais comum o interesse das pessoas e empresas por esses universos. Logo, o Apple Reality Pro pode ser um dos destaques do ano.
A maçã gerou rumores sobre o seu novo aparelho de realidade virtual e aumentada nos últimos dias. Um movimento bem comum das grandes empresas de tecnologia ultimamente, já que depois do Metaverso criado e disponibilizado pela Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, no ano passado. Foi o marco perfeito para “acender o alerta” entre as empresas de tecnologias no mundo.
Uma vez que, a Meta trouxe algo que poderia impulsionar uma nova maneira de interação, logo, junto a ela, uma nova forma de lucrar e conquistar novos mercado. Desse modo, a Apple, a marca mais valiosa do mundo – 2022, não poderia deixar de cravar seu nome na história e trazer mais valor ao seu símbolo (maçã).
O que é o Apple Reality Pro?
O Apple Reality Pro nada mais é que um óculos (VR/VA) de realidade virtual e aumentada que proporciona ao usuário uma experiência digital inserida no mundo real. Mas segundo o site Bloomberg o equipamento possuí especificações e software que “rotulam” seu poder e nome como concorrente do Microsoft HoloLens.
Assim, segundo o portal, o aparelho Pro da Apple não será concorrente do Meta Quest – óculos da Meta, usado para vivenciar novas experiências dentro do Metaverso. Desse modo, à vista da proposta da maçã, podemos esperar que a Gigante de Redmond – Microsoft, sinta um desconforto e apresente melhorias em seu produto que já está a segunda versão (HoloLens2).
Nesse sentido, o Apple Reality Pro, semelhante a proposta da Microsoft, poderá interagir com as várias áreas do cotidiano humano. Por exemplo, trabalho, estudos e social. Algo que pode aquecer o mercado e forçar outras empresas do setor a trazerem novos produtos e recursos de interação.
Controles, especificações e detalhes do Reality Pro
Os detalhes “vazados” – segundo o portal, demonstra que o equipamento da Apple seguirá o estilo de outro produto da marca, o Apple Watch, trazendo uma coroa. Logo, o usuário terá a opção de alternar entre VA e VR apenas com o olhar, além disso, deverá interagir como o AirPods Max, alternando funções como, por exemplo, o cancelamento de ruído e controle de volume.
Outro ponto importante, antecipado acima, é que o equipamento da Apple terá integração sensores integrado e câmera. Assim, proporcionando uma experiência de navegabilidade pelo olhar, desse modo, a navegação será feita por meio de um menu, semelhante ao usado no sistema da empresa (iOS).
Desse modo, a empresa deve presar pela experiência do usuário ao incluir seu novo dispositivo no mercado (Apple Reality Pro), sem renunciar à tecnologia e inovação. Por isso, o disposto da Apple trará alguns Apps conhecidos dos usuários do iPhone, por exemplo, Mail, Mensagens, Apple TV, Fotos e App Store.
Mais detalhes do equipamento Apple
A maçã parece não economizar no Reality Pro e, tampouco, na integração com outros produtos da marca, como é o caso dos Apple Macs. Assim, o novo equipamento da Apple trará a possibilidade de visualizar as telas do Macs onde o usuário estiver logado, mas não é só isso, será possível utilizar o mouse, teclado e trackpad.
Outra informação importante, principalmente para os AppleLovers, é que a marca pretende disponibilizar um “avatar” mais humanizado que o da Meta. Ou seja, ao acessar o Face Time, no equipamento, o usuário terá uma melhor estruturação do avatar com corpo e pernas mais realistas.
Corpo, bateria e hardware
Além dos detalhes informados acima, segundo o portal, a Big Tech pretende investir no corpo físico do Apple Reality Pro visando uma maior durabilidade. Porém, preservando o conforto do usuário, por isso, seu corpo será em alumínio e vidro. Ainda, na região dos olhos, terá almofadas para evitar o contato como rosto e causar desconforto.
Como relação a bateria, o aparelho da Apple deve suportar cerca de 2h direto, sem a necessidade de plugar na tomada, sua localização será na área externa do produto. Segundo informações, a bateria terá a espessura equivalente a dois iPhones 14 Pro Max e será ligada por fios ao visor principal. Algo que pode incomodar alguns usuários, já que o equipamento não será livre de fios.
Por fim, o Apple Reality Pro terá um exclusivo motor gráfico que proporcionará mais fluidez e jogabilidade para os usuários. O produto deverá ser apresentado ao público – segundo o portal, no segundo semestre desse ano (2023) e o valor tem estimativa de $ 3 mil dólares (cerca de R$15 mil – cotação atual sem impostos).