Aprenda a organizar seu orçamento, se o seu dinheiro acabou!

Chegou ao fim do mês com mais boletos vencidos sem dinheiro na carteira? Veja como fugir da “síndrome do dinheiro curto”. Continue conosco!
Anúncios


Aprenda a organizar seu orçamento
Fonte: Google

Se seu salário não chega nem na metade do mês, esse problema pode estar relacionado a sua educação financeira, e varia de pessoa para pessoa. Dessa forma, essa situação não se restringe apenas a você, milhares de brasileiros estão com o mesmo problema. Este artigo foi criado para ajudar você que está passando por esse tipo de dificuldade no final do mês, vamos trazer alguns temas que vai auxiliar e melhorar sua rotina financeira e fazer com que você aprenda a organizar seu orçamento.

Com a crise política e a alta da inflação, esse fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre as famílias brasileiras. Nos últimos dias, um levantamento feito pelo Banco Central, constatou que de janeiro a agosto, as retiradas das cadernetas de poupança foram superiores aos depósitos. Com o custo de vida mais alto, os chefes de famílias precisam se adequar a essa realidade.

Um dos fatores que pesa no orçamento das famílias é a alimentação, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que para o chefe de família, alimentar de forma adequada todos os integrantes, é preciso gastar 77% a mais em alimentação e bebida. O levantamento também constatou que, em média 14% de toda população enfrenta dificuldades para passar o mês com renda que tem disponível.

Como organizar melhor o seu orçamento?

Na verdade, quando alguém se encontra nessas condições, é porque uma série de decisões impensadas foram tomadas! Para essa primeira etapa, inicialmente, é preciso encarar a situação de frente, e reconhecer que é necessário tomar algumas atitudes. Portanto, aprenda a organizar o seu orçamento, sendo assim, vamos estabelecer uma rotina com três pilares:

  • Gastos desnecessários;
  • Renda salarial; e,
  • Despesas fixas

Esse é o primeiro passo para organizar melhor seu orçamento!

Pegue uma agenda, caderno, até mesmo uma planilha no celular, e comece a anotar os dias as suas despesas fixas. Não esqueça de nada, se tiver empréstimo pessoal, parcelamento de alguma dívida, não deixe que nada passe sem ser registrado. Com todas as despesas fixas listadas, agora determine quanto você quer economizar do seu salário. Mas como economizar, se o dinheiro nem chega ao fim do mês? A resposta é simples, cortando gastos!

Nesse momento eu sei que para muitos vai ser bastante complicado, não é mesmo? Mas você não pode desanimar, é necessário ter foco e objetivos no futuro, então vamos em frente! Identifique o que realmente é necessário e onde fazer cortes, as famosas “despesas desnecessárias”. Comece listando o que é prioridade, e o que você pode cortar sem te fazer falta, não se prive de certos itens. Sei que não é fácil, mas é um sacrifício necessário e pode ajudar você a sair do buraco.

Como economizar mais e organizar melhor o orçamento?

Aprenda a organizar seu orçamento
Fonte: Google

Fuja das ofertas e promoções tentadoras, muitas das vezes compramos coisas que não eram tão necessárias no momento. Procure pesquisar mais os itens da cesta básica, essa é uma ótima opção para economizar. Grandes redes de mercados, possuem dias específicos na semana destinada a ofertas de produtos e alimentos. E assim você aprende a organizar o seu orçamento.

Como, por exemplo: na Quarta Verde, neste dia o cliente vai encontrar frutas e verduras com os melhores preços. Assim como a Quinta da Carne, um dia na semana com promoção no setor frigorífico do mercado. Com certeza existe um supermercado aí pertinho de você com essas ofertas.

Outro fator que vai ajudar a economizar e organizar melhor seu orçamento, é não usar o carro diariamente. Se você possui um carro, e utiliza todos os dias para ir ao trabalho, certamente está deixando uma grande parte do seu salário no posto de gasolina. Desse modo, com o combustível em alta, é mais vantajoso usar outro meio de transporte para chegar até o trabalho. Entretanto, se você mora perto, uma forma bastante interessante é usar uma bicicleta, desta maneira, você não gasta nada, fica em forma e ainda contribui com o planeta.

Conclusão

Portanto, você viu como não é tão difícil economizar! Assim, seguindo essas dicas, além de organizar melhor seu orçamento, você ainda pode poupar um pouco do seu salário todo mês e aplicar em algum investimento. Logo, garantir um futuro mais tranquilo ou quem sabe até mesmo uma boa aposentadoria.
Por fim, mas não menos importante, espero que depois de todas essas dicas você consiga se organizar melhor financeiramente.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.