Aprenda como usar o seu FGTS e mude sua vida!!!

O FGTS é uma garantia do trabalhador, contudo, após dispensa ele poderá se tornar mais que um simples rendimento de baixa lucratividade; saiba mais aqui.
Anúncios


Fonte: Google

Antes de tudo, hoje vamos falar sobre como usar FGTS. Então, se você precisa saber como usá-lo de maneira certa fique com a gente e leia até o fim.

No Brasil desde a promulgação da Constituição Federal o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço vem sendo utilizado não apenas para o trabalhador rural ou urbano. Mas também para o brasileiro por meio do Governo Federal em seus programas de desenvolvimento habitacional e sociais.

Atualmente, com a finalidade de resguardo o direito ao recolhimento de valor certo – em proporcionalidade ao seu salário bruto, o FGTS permitiu, ao tempo de sua constituição, uma estabilidade vitalícia ao trabalhador ante a sua fidelidade a empresa contratante, o que foi extinto anos depois.

Hoje em dia, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço apenas projeta um valor como garantia dessa fidelidade contratual ao trabalhador. Dessa forma, ao fim desse contrato, esse trabalhador poderá resgatar o valor e se beneficiar de seu uso. Contudo, o que fazer com o valor recolhido durante todo o seu tempo de serviço?

Para responder essa indagação nosso blog criou esse artigo para ensinar a você como utilizar seu FGTS de maneira mais eficiente e até lucrativa. Fica com os olhos grudados nesse post e nos acompanhe até o final. Vamos lá!

Sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Regulado pela primeira vez em 1966 ainda no Governo do Presidente Castelo Branco, foi pensado como garantia de estabilidade. Contudo, hoje, regulamentado pela Lei n.º 8.036 de 1990 e o Decreto n.º 99.684 de 1990.

O FGTS abriga e garante uma conta vinculada para o recolhimento de receite sobre o salário bruto do obreiro, correspondente a 8% desse valor, até o resgate quando do final do contrato por dispensa sem justa causa.

Como usar o FGTS de forma produtiva e útil?

Para esclarecer melhor as possibilidades de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, iremos elencar algumas opções e assim te instruir da melhor forma.

Quite suas dívidas

Fonte: Google

Lembre-se que o resgate do FGTS é uma garantia do trabalhador em referência ao seu salário, por isso, o trate com saldo salário. Desse modo, nada mais inteligente que utilizá-lo para quitar suas dívidas e limpar seu nome. Aproveite o momento de crise e negocie com os credores eles querem receber, solicite descontos, inclusive a exclusão dos juros.

Como usar o FGTS: Poupe e reserve parte do dinheiro

Se por um caso você possui dívidas em atraso, então, aproveite e crie uma reserva emergencial, afinal de contas o resgate do FGTS só ocorre por hipóteses de dispensa sem justa causa ou, hoje em dia, em caráter emergencial em virtude da crise causada pela Covid-19.

Desse modo, poupe ou reserve esse valor para possíveis situações que exijam o investimento de valor como sinal ou, ainda, naquelas situações em que o acesso ao valor é lento ou difícil como acontece no financiamento e no empréstimo.

Além disso, poderá fazer render sem grandes prejuízos e riscos pelos investimentos disponíveis em renda fixa, inclusive temos um artigo aqui em nosso blog que trata do assunto cheio de dicas e orientações.

Aproveite e invista em você com conhecimento

Se não acredita em seu perfil investidor, não é do tipo que poupa ou não tem dívidas para quitar, então, aproveite e invista em você em conhecimento, estude, cresce profissionalmente ou enverede por outros mundos.

Falando em novos rumos, com a crise do coronavírus, existem várias expectativas na retomada da economia no pós-pandemia e isso tem movimentado as especulações de especialistas na área econômica, os quais listam os profissionais e cargos que serão essenciais nessa retomada e bem remunerados.

Desse modo, aproveite o tópico em nosso blog a respeito desse assunto e veja qual a melhor área para que possa investir e se profissionalizar.

Como usar o FGTS: Utilize o valor em sua casa, faça uma reforma

É sempre bom investir em nossa casa, afinal, é no aconchego do nosso lar que vivenciamos as melhores experiências de nossas vidas. Além disso, quem não quer ver sua casa sempre linda?  E você ainda estará agregando valor ao seu imóvel.

Poderá optar pelo Construcard da Caixa Econômica Federal um tipo de crédito emergencial para quem deseja reformar ou construir sua casa ou ainda adquirir eletroeletrônicos.

Escolha empreender

Exatamente! Por que não se tornar empreendedor e investir o saldo do FGTS em uma nova forma de adquirir dinheiro?

Você poderá fazer algo simples, algo que já tenha habilidade em fazer, vai dizer que nunca elogiaram um doce feito por você? Ou, ainda, um prato, um objeto artesanal?

Você poderá investir em algo que já é bom ou que possa aprender, aqui em nosso blog você encontrará um artigo completo sobre o assunto e vai se surpreender ao descobrir do será capaz.

Reflita sobre nossas dicas, pense bem antes de investir ou usar o saque do seu FGTS e busque mais informações aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *