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Atitudes preguiçosas podem deixar você mais pobre.

Sabe aquelas pessoas que têm preguiça de ligar para empresa de telefonia, ou operadoras de cartão de crédito, devido à demora no atendimento? Saiba que estão perdendo dinheiro com isso.

Fonte: Google

É provável que milhares de pessoas irão se identificar pois, é bastante comum cobranças a mais em contas de telefone, cartões de crédito, TV por assinatura e outros serviços. No entanto, por comodismo ou Atitudes preguiçosas não fazem contato para investigar e entender do que se trata esses valores, com isso acabam pagando valores pequenos, que o total pode ser surpreendente.

Muitas empresas usam “táticas” para ganhar dinheiro sem que os clientes percebam, são os serviços a mais na conta de telefone, como jogos, envio de mensagem, horóscopo e muito mais, além dos seguros de cartões de crédito ou pontos extra de TV à cabo.

Geralmente são valores menores, para não chamar muito atenção, pois sabem que a maioria das pessoas não confere de forma detalhada. Além disso, existem os serviços de Streaming, de empresas, por exemplo:

  • Youtube
  • Netflix
  • Google Play
  • iTunes Store e várias outras,

Que ofertam um período grátis, geralmente é de um mês e após esse período o valor terá uma cobrança para você.

Antes de mais nada é preciso informar o número de um cartão de crédito, e claro se o cliente esquecer ocorrerá a cobrança de forma automática. Não somente com a intensão de contar com o esquecimento ou as atitudes preguiçosas do clientes em cancelar o serviço, mas essa estratégia permite também que o usuário conheça melhor o “produto” e aceitem de maneira totalmente consciente, uma bela jogada de marketing.

Mas, para o consumidor isso é ótimo, funciona como um “namoro”, onde você pode conhecer melhor antes de efetivar o serviço.

Como usar esse tipo de estratégia as Atitudes preguiçosas.

Da mesma maneira que as empresas usam esse tipo de recurso para ganhar dinheiro, o consumidor pode também tirar proveito. Isso por que, não deixa de ser interessante poder conhecer vários produtos ou serviços antes da compra.

Logo, um exemplo disso é a Catho. Uma plataforma de classificados de vagas de emprego que oferece um mês grátis e após este prazo haverá uma cobrança conforme o plano escolhido. O interessante que nesse período o cliente tem acesso a todas as vagas disponíveis.

Logo, durante este mês usuários têm oportunidades de conhecer melhor, bem como a oportunidade de realizar várias entrevistas, e saber se vale a pena continuar pagando pelo serviço. Assim como outras plataformas que mencionamos, basta o cliente ficar atento e cancelar de preferência um dia antes para não correr o risco de imprevistos, como falta de luz ou internet para impedir o cancelamento.

Uma boa dica: colocar lembretes do vencimento, podendo assim ter anotações em Post-it, agendas. Mas a maneira mais eficaz é o uso do celular, que irá despertar na data que usuário informar.

Agora, nos casos das cobranças identificadas em cartão de crédito ou conta de celular. Por exemplo, o mais indicado é reservar um momento tranquilo do dia para fazer a contestação.

Como evitar desgastes

Fonte: Google

Essas estratégias são muito usadas justamente devido ao fato de saberem o quanto é desgastante para qualquer pessoa esse processo de reclamação, que geralmente resultam em estresse e atitudes preguiçosas. Isso por que são minutos e até horas perdidas para resolver assuntos que nem sempre são solucionados. Assim deve se fazer processos uma única vez para evitar aborrecimentos posteriores.

Por exemplo, limite de cartão de crédito, o cliente deve entrar contato com o gerente e estabelecer o valor de acordo com a capacidade de pagar, e se houver necessidade faça alteração. Além de negociar tarifas e serviços, tente entender tudo que irá se cobrar no extrato.

Por isso, veja de uma vez por todas o que deve e pode se cancelar. Inclusive as anuidades dos cartões de crédito podem se negociar, para isso deixe a preguiça de lado. É para as pessoas que têm um pouco mais de dificuldade em fazer sobrar algum valor para investir, o mais indicado é fazer cadastro de aplicações em débito automático.

E assim, ter um compromisso mensal que de forma obrigada irá contribuir para uma reserva no futuro, além de aumentar os rendimentos. Já que separar certa quantia todo mês para poupar ou investir muitas das vezes é deixado de lado.

Conclusão

Definitivamente é direito do consumidor contestar cobranças indevidas, sejam valores em faturas de cartões de crédito, em contas de telefone ou plataformas de Streaming. Por isso a importância de ficar atento aos serviços oferecidos que parecem vantajosos, mas que na maioria das vezes não fica claro o prazo de vencimento. Além de não ter preguiça na hora de correr atrás dos direitos.

Além disso, por mais desgastante que seja o processo de contestação, as pessoas não podem esquecer que está tratando de dinheiro. E como disse Benjamim Franklin “Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento afundará um grande navio”. Logo, pequenos gastos podem levar você a grandes complicações financeiras.

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Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.

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