Aumento da SELIC, quais as consequências para o país?

A expectativa do economistas é de provávelmente novos aumentos sejam precisos entenda por quê?
Anúncios


Aumento da selic
Fonte: Google

O COPOM decidiu pelo aumento da selic em 0,75% de 2% para 2,75% ao ano, os efeitos desses juros mais altos vão um pouco mais além, o impacto a curto prazo para a população tem sido visto como pequenos para os economistas este aumento da selic terão efeitos importantes no câmbio por exemplo, na política de certa forma e em toda a econômia, essa mudança já tem provocado reações negativas na indústria.

Nos últimos anos o país teve sucessíveis quedas da taxa para estimular a economia com a crise vivida em 2015 e 2016  onde o cenário era de inflação controlada, agora enfrentamos a pandemia do covid-19, contudo a taxa selic já passou por muito altos e o ipca, indice que mede a inflação do mês de fevereiro deste ano foi de 0,86% .

O maior registro desde 2016, em um cenário maior ao longo do ano de 2021 é de qua a inflação sentinda por pessoas com rendas inferiores seja de aproximadamente 6,75% segundo pesquisas do ipea, a expectativa é de que a inflação continue a subir ao longo do ano de 2021.

Portanto, essa pressão inflacionária vem sendo sentida desde o inìcio da pandemia do covid-19 no começo do ano passado.

Na busca de mais risco como uma maneira de compensar o escasso de rendimento de operações de renda fixa algumas pessoas foram em busca de informação sobre tipos de investimentos e esta busca impulsionou o surgimento de sites pela internet explicando os tipos de investimentos, como o canais do youtube por exemplo.

Veja como as alteração da taxa poderá afetar e/ou contribuir para a retomada da economia brasileira no pós pandemia, leia mais a seguir.

Impactos para a população

Não ficou claro ainda o patamar usado pelo copom para elever a taxa neste ano, este aumento depende da inflação e de variáveis de estão um pouco longe do banco central e que tem imopactado bastante a economia de maneira geral, como por exemplo os niveis de emprego, consumo e inclusive o ritmo de vacinação no país para combater o covid-19, mas, para a população como um todo, esses efeitos não devem ser sentidos.

O crédito imobiliário que já se beneficiou de uma taxas da selic mais baixas, a curto prazo não deve sentir o aumento da selic, o motivo pelo qual este mercado não deve sentir é que o mercado vem operando com a taxa de juros mais baixa na história do mercado, porém a baixa na inflação deverá ser sentida ao desenrolar do ano de 2021.

Para o investidores que possuem renda fixa como tesouro direto, esta alta na taxa selic vai deixar as aplicações mais rentaveis, a decisão do copom deverá ajudar ajustar as taxas de juros de longo prazo e deixar o ambiente mais claro para investidores que investem a longo prazo, auxiliando a financiar investimentos mais produtivos, porém irá depender da reforma administrativa tributária que se encontram paradas.

Selic em alta
Fonte: Google

Perspectiva com o aumento da SELIC

Neste três últimos anos uma média de 2 milhões de pessoas se tornaram investidores, em ações de fundo imobiliário, sem antes ter passaso por um aumento como é o que temos em nossa realidade no ano de 2021, todavia é natural que o assunto desperte o interesse de muitos desses novos investidores, com a repercursão na alta de juros entre os investidores do mercado muitos tem procurados informação na internet.

É preciso ter cuidado com este tipo de informação, pois, para explicar estes impactos de maneira clara e que o investidor novo neste tipo de situação possa intender é necessário saber do que se está falando por exemplo todas essas informações ressaltam perspectivas positivas um tanto exageradas devido a sobrecargas na informação.

Entemos que diante de excessos de informações, as pessoas tendem a se sentir pressionadas gerando uma tensão cognitiva que faz com que usemos regras simplificadoras ou até não se decidir sobre mais nada as pessoas não se decidem besesando-se em um processo racional, em muitos casos decidem por regras de aproximação que buscam alcançar satisfação!

Dicas de investimentos

Escolha bem suas fontes, estude sobre a credibilidade do provedor, cheque a autênticidade da informação passada uma dica é comparar os conteúdos em sites diferentes e os canais de disponilizam estas informações na plataforma de vídeos youtube, tenha cuidado com os conflitos de interesse que possam ter nesses vídeos inclusive sobre investimentos, é relevante mencionar o cuidado com fraudes.

Entenda que investir não é uma competição, o mais importante para os investimentos é a persistência para construir a vitória a cada investimento feito, defina bem os seus objetivos para poder executar a estratégia com desciplina de maneira acertiva, pois a chance de sucesso pode chegar a 100% em muitos casos.

Em um planejamento de investimento nada deve ser feito com pressa, lembre-se de ter cautela e se informar sobre o tipo de investimento são mais importantes em muitos casos, jamais pense que você está em uma luta com o mercado e que você precisa ganhar, antes de mais nada você prescisa de objetivos claros para poder seguir na hora de fazer o investimento correto e ter sucesso mais adiante!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *