O aumento dos gastos no período da pandemia

Incerteza, medo da solidão, tristeza, tudo o que rodeiam as pessoas neste tempo de pandemia pode influenciar em alguma área de suas vidas. O medo do recomeço, não saber o que vem pela frente é como viver em túnel onde não há saída.
Anúncios


Fonte: Google

Antes de mais nada, o número de aumento dos gastos na pandemia ficou bem elevado. No início, podemos acompanhar através da tv e de pessoas próximas o desespero que se instalou na mente das pessoas por causa da chegada do vírus. A incerteza de tudo foi o ponto inicial para que tudo acontecesse.

Com a promessa da fechada dos comércios, como por exemplo. Os supermercados ficaram lotados com a quantidade de clientes que estavam fazendo suas compras para estocar em casa.

Com isso, os varejistas começaram a aplicar preços inviáveis em seus produtos e consequentemente o preço da feira de muitos começaram a ficar mais e mais caras. Vamos ver através desse artigo porque isso tudo acontece e vamos tirar nossas dúvidas em relação ao assunto.

Aumento dos gastos: Inflação durante a pandemia

A inflação tão falada nos jornais, nas rádios, nos programas de tv; nada mais é do que o aumento permanente de todos os produtos do mercado. Desse modo, ao ouvir que a inflação está estável, é porque os preços dos produtos caíram e consequentemente ficarão assim por um certo tempo.

Contudo, existem dois tipos de inflação, são eles a inflação dos custos e a inflação das demandas, vamos estudar sobre eles a partir desse momento.

Inflação dos custos

A princípio, sem uma alternativa ideal, a inflação dos custos ocorre por causa dos aumentos dos bens e serviços que não tem essa alternativa. Isso ocorre quando o mercado oferece uma demanda que está normal, estável. Assim, mesmo com essa estabilidade nas demandas, meios de produção desse produtor continuam crescendo.

Logo, esses meios sofrem o aumento por vários motivos, entre eles estão um aumento salarial, ou um aumento nos preços das matérias primas de um certo produto, por exemplo.

Se o produtor, o empresário não acompanhar esse crescimento ele ficará sem lucrar, o jeito é incrementar esse valor no produto para o cliente. Caso não consiga realizar esse processo, ele poderá reduzir gastos na sua produção.

Aumento dos gastos: Inflação de demanda

Esse tipo de inflação e bem simples, ele ocorre quando há um aumento grande nas demandas relacionadas aos produtos que estão em alta no mercado. Essa é mais provável que aconteça pois como os produtos estarão mais “visíveis”, a busca é maior e consequentemente todos acabam lucrando com isso, menos o consumidor.

Logo, uma forma de combater e reduzir essa inflação é fazer com que as políticas econômicas procurem se basear nos meios de produção que podem provocar esse tipo de aumento.

Cartéis

Esse tipo de aumento ocorre quando não existe muita concorrência com um certo produto do mercado. Quando isso acontece, as empresas que de certa forma comandam esse tipo de produto passam a controlar os seus meios de produção e até mesmo sua distribuição.

Logo, essas empresas podem controlar o valor desses produtos. Isso faz com que essas empresas possam controlar também ma certa parcela de clientes através do preço desse produto.

Falta de oferta

Fonte: Google

A falta de oferta é algo que pode fazer a inflação aumentar. Afinal de contas, quando um produto está em falta no mercado, a sua busca acaba se tornando maior e assim, todos os lojistas que tem o poder sobre esse produtos acabam aumentando, explorando no valor desses produtos.

Sendo assim, esse tipo de atividade pode acabar se tornando uma atividade de forma proposital, pois muitos empresários acabam tomando essa atividade para que a busca por certos tipos de produtos tomem um freio.

Aumento nos custos de produção

Outra característica que pode fazer com que a inflação aumente é falta de meios de produção. Quando esses meios estão em falta e a sua procura está em alta, é normal que aconteça do seu valor aumentar, isso é uma forma de valorizar o produto. Mesmo assim, esses valores são repassados para o consumidor e tudo contribui para o aumento da inflação.

Nesse artigo você pôde acompanhar e conhecer algumas das causas que podem fazer a inflação aumentar.Uma dica que deixamos para você, é que para não pagar por produtos muito caros, antes de sair para comprar, faça uma pesquisa e liste os locais onde o produto está mais barato.

Gostou do nosso artigo? Esperamos ter te ajudado com o assunto, agora compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais e com os familiares. Depois volta para conhecer outros assuntos aqui em nosso Blog. Estamos esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *