10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Auxílio Belo Horizonte: prefeitura amplia prazo para consulta e inscrições!

São milhares de famílias favorecidas pelo programa e acessando ao pagamento. Continue aqui e saiba como acessar!

Auxílio Belo Horizonte
Fonte: Auxílio Belo Horizonte

O Auxílio Belo Horizonte é uma iniciativa da prefeitura da cidade e tem por finalidade atender as mais de 280 mil famílias fragilizadas pela pandemia e pelas mudanças econômicas do país. Muito semelhante aos programas: Auxílio Brasil (2022) e ao Auxílio Emergencial (2020 e 2021), do Governo Federal.

O programa municipal de assistência social tem como requisito o atendimento das famílias; em situação de pobreza, extrema pobreza e vulnerabilidade social, residentes na Cidade de Belo Horizonte. Desse modo, a assistência financeira deve alcançar a população mais necessitada. Vale ressaltar que apenas 200 mil famílias foram atendidas pelo benefício, embora a Lei 11.314/21 tenha previsão para atender mais de 300 mil.

Nesse sentido, diante das mudanças negativas economicamente impostas pela Covid-19, a Lei municipal foi instituída para reduzir e amenizar os efeitos no enfrentamento da pandemia. Por isso, o benefício foi estendido até o ano de 2022, inclusive para o cadastro de novos beneficiários.

Assim, o Governo municipal acredita que na cidade exista um total de 285 mil famílias em condições de aptidão e recebimento do programa. Portanto, até o momento se projeta o cenário de mais de 80 mil famílias fora do programa por falta de informação ou mesmo sem saber como consultá-lo e se cadastrar.

O prazo de inscrição e recebimento do Auxílio Belo Horizonte

O programa social municipal foi criado com o intuito de atender as famílias inscritas nos anos de 2021 até 2022, especificamente até a data de 15 de fevereiro. Assim, as famílias poderiam se beneficiar do recebimento das parcelas até o mesmo ano. No entanto, visando o atendimento e a projeção econômica do município, a prefeitura de Belo Horizonte ampliou a data limite para inscrições.

Desse modo, o período de inscrição foi estendido por mais 45 dias. Ou seja, até o dia 31 de março de 2022. Quando qualquer família poderá consultar o acesso ao benefício e, atendendo aos requisitos, poderá efetuar sua inscrição no programa para o recebimento das parcelas. Vale ressaltar que o prazo descrito acima é improrrogável, uma vez que a família que perder o prazo para consultar ou inscrição não poderá mais acessar ao benefício.

Portanto, vale a pena disponibilizar um “tempinho” para acessar ao sistema do benefício social – Auxílio Belo Horizonte, para saber se você e sua família têm direito ao recebimento e efetuar a inscrição. Afinal são poucos minutos para acessar, consultar e efetivar a inscrição para o recebimento do pagamento.

Posso acumular o recebimento de programas sociais?

Sim! A reposta é simples e direta, no entanto, vale reconsiderar que cada programa exige uma classificação das famílias. De maneira que ao mesmo tempo uma família pode receber o Auxílio Brasil, Vale Gás, Tarifa social ou qualquer outro benefício, mas não faz jus ao recebimento do Auxílio Belo Horizonte.

Por isso, é importante saber que o programa do Governo Municipal tem requisitos próprios para serem seguidos. Por exemplo; uma família pode estar cadastrada no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, porém, não receberá as parcelas do Auxílio Belo Horizonte.

Desse mesmo modo, existem famílias que não foram beneficiadas pelos programas sociais do sistema (CadÚnico) mas já receberam as parcelas do programa de BH. Por isso, é importantíssimo atentar as regras impostas pela Lei 11.314/21 da Prefeitura da Cidade, porque apenas assim poderá ter a concessão do benefício.

Tipos de pagamentos do Auxílio Belo Horizonte

Auxílio Belo Horizonte
Fonte: Google

A prefeitura efetua o pagamento do programa social municipal de 03 (três) formas: 06 parcelas nos valores de 100,00 reais, 600,00 reais e 1.200,00 – por mês conforme o calendário do prefeitura. Todavia, é possível que uma família cumule os benefícios e possa receber cerca de 1.800,00 reais ao final dos pagamentos.

Mas é bom prestar ATENÇÃO: isso depende das condições e perfil de cada família, afinal, as regras impostas pelo programa não trazem informações sobre o não recebimento de mais de um valor. Outro ponto que te favorece o seu cadastro. Por fim, se você quer saber se tem direito, onde consultar e como se inscrever até 31/03/2022, CLICA AGORA NO BOTÃO ABAIXO.