Preloader Image 1 Preloader Image 2

Energia solar: o avanço diante do aumento na conta de luz

Com o aumento de 30% na conta de luz, programas de incentivo e tecnologia mais eficiente. Continue aqui e saiba mais.

Energia solar
Fonte: Google

Os consumidores estão sentindo muito no bolso o aumento da energia elétrica, que por sua vez subiu 30% em 2021. Assim, ao sentir o valor na conta de luz, muitos consumidores estão correndo em busca da instalação de energia renovável. Logo o avanço da energia solar é visível e está se tornando um recurso de investimento de retorno para ambas as partes. 

Assim, você leu exatamente isto, o investimento tem um retorno para ambas as partes. Neste caso o retorno é para o consumidor que passa a economizar na conta de luz folgando um pouco o bolso no cenário atual. Desse modo, empresas de consórcio de energia elétrica que ganha na diminuição de energia que é fornecida aquele consumidor. E ajuda no momento que estamos vivenciando hoje com a crise hídrica. 

Mas, os números na conta de luz fizeram com que fosse repensado pelas pessoas o que já era necessário. Dessa forma, a energia solar além de economia para os consumidores que optam pela instalação, beneficia um todo.

Além do bem que traz a natureza por se tratar de energia limpa e renovável, que no caso elimina menos poluentes. E é dependente do sol e não do acúmulo de chuvas, que por sua vez a renovação e reposição é mais fácil se obter. 

Com a tecnologia e programas de incentivo vindo até mesmo de concessionárias de energia elétrica. Mas de 800 mil consumidores já fazem o uso da energia solar, por isso mesmo com o custo para instalação não ser barato. Não se preocupe, pois o retorno a longo prazo é viável para muitos.

Vamos deixar algumas informações aqui abaixo para você analisar se vale a pena ou a instalação do serviço de energia solar. 

O avanço da energia solar

Com o preço dos painéis fotovoltaicos diminuindo e como o acesso a eles também elevaram pelo financiamento bancário; Ou ainda, serviços de programas de incentivo de distribuidoras a procura avançou bastante e as facilidades acompanharam. Tais como o financiamento bancário do Santander, Banco do Brasil e atualmente a Caixa Econômica Federal. 

A pioneira na área aqui no país é o Banco BV que obteve uma fintech, a Meu Financiamento Solar, para se lançar à frente dos financiamentos no segmento.

O valor do financiamento é em torno de R$ 30 mil na instituição. Podendo pagar a dívida em até 84 meses com as taxas de juros que podem variar de 0,75% a 1,7% ao mês. 

O normal é os bancos oferecerem alguns meses de carência para que os painéis sejam instalados e dessa maneira o consumidor não tenha que pagar duas contas. É importante ressaltar que quem opta pelo financiamento é que o investimento requer mais tempo para ser pago. Por conta dos juros, que nesse caso pode chegar a oito anos para ser concluído. 

Os programas de incentivo 

Uma opção para quem não deseja pagar pela instalação através de financiamento bancário do sistema de energia solar e não tem como pagar à vista é utilizar os projetos de incentivos que são oferecidos pelas concessionárias. Seja por meio do Programa de Eficiência Energética, que é regulamentado pela Aneel. 

Para isso é necessário se enquadrar nos critérios de consumo médio, que é de no mínimo 350 kWh nos últimos 12 meses. Ou em casos que o consumidor tem mais de um imóvel, que pode ser somado e os consumos de duas ou mais juntas o consumidor de mesma titularidade e da mesma área. Assim, caso seja da mesma concessionária de energia elétrica. 

Para instalação da energia solar também é preciso dispor de um telhado com área mínima estabelecida no regulamento, sem sombra ou árvores que encubram o telhado e direcionado para o norte, com no máximo de 90º para o oeste ou para o leste. O consumidor deve usar a energia de maneira eficaz dentro de sua casa. 

Será que vale a pena optar pela energia solar 

Energia solar
Fonte: Google

Enfim, será que realmente vale a pena optar pela energia solar? Visto que tem um ótimo retorno, que pode ser estendido a mais imóveis que sejam no mesmo CPF, mas que em partida não é um investimento barato, que o retorno é a longo prazo, assim como a conclusão do pagamento é de muitos meses. 

Não se pode esquecer primeiramente os pontos necessários para se instalar os painéis de energia solar, como direção do sol, o consumo da sua casa e todos demais pontos para se enquadrar nas recomendações da regulamentação. Visto todas as especificações procurem ver como ficaria para seu bolso o investimento na energia que é mais lucrativa. 

O cenário atual requer realmente economia e para o futuro a energia solar é limpa fará diferença no seu bolso, ao meio ambiente e a natureza podendo se tornar um bem para você hoje e para seus netos no futuro. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".