Todos os anos esse é um dos eventos mais esperados por muitos consumidores brasileiros. Logo, a Black Friday 2021 trouxe muita expectativa e acabou na frustração para muitos brasileiros. Com o cenário atual, a carga tributária e a alta da inflação fizeram com que os produtos tivessem menos descontos e preços mais caros. Contudo, muitos consumidores deixaram de consumir produtos duráveis e optaram por produtos essenciais.
Assim, com o avanço da vacinação na população adulta e retomada gradual das atividades no comércio, as projeções de vendas na Black Friday 2021 eram ótimas. Mas, não foi como o esperado, segundo especialistas fatores como a inflação alta e menor poder de compra, fizeram com que os brasileiros ficassem mais receosos ao fazer qualquer gasto.
Tudo isso atrelado a uma nova variante da Covid-19 que surgiu. Logo, os consumidores brasileiros decidiram priorizar as compras de primeira necessidade e menor preço, deixando de lado as compras de bens duráveis.
Porém, outro fator que contribuiu com essa reação foi a desvalorização do real diante a alta do dólar no país. Logo, muitos comércios sentiram dificuldades para emplacar produtos com maior potencial de descontos para o consumidor.
E como foi suas compras na Black Friday Brasil 2021? Quer entender melhor o motivo dos preços mais caros? Então, não deixem de ler todo esse artigo até o fim, nossa equipe de especialistas preparou esse conteúdo para esclarecer os motivos pelo qual os preços dos produtos na Black Friday estavam tão altos.
Vamos lá!
Motivo dos preços mais caros na Black Friday 2021
Esse fenômeno está ligado diretamente à alta inflação no país, em outubro o IPCA subiu 1,25%, chegando ao apurado de 10,67% no período de 12 meses. Logo, com o cenário de recuperação das atividades econômicas e a inflação em alta, isso afetou diretamente os descontos ofertados nos produtos da Black Friday 2021, sobretudo deixando os preços mais caros naqueles que já têm uma alta carga tributária.
Sendo assim, uma pesquisa de campo realizado pela Sovos, ligado à base de dados do impostômetro, revela que os segmentos de higiene e beleza, se destacam cerca de 45,91% do percentual da carga tributário do Brasil, em seguida são os eletrodomésticos, com 44,65%; equipamentos domésticos, com cerca de 43,14% e acessórios, do tipo bolsas e bijuterias, com 39,77%.
Logo, com o acúmulo da caga tributária os varejistas ofereceram cada vez menos produtos com maior percentual de desconto. Além disso, os produtos com maior carga tributária durante o acontecimento foram as modalidades de perfumes importados com média de 78,99%; gamer cerca de 72,18%; perfumes nacionais 69,13%; Smartphone 68,76% entre outros.
Contudo, além da alta na inflação é preciso considerar a incidência da tributação em alguns produtos do varejo. Então, isso impacta toda a cadeia econômica, seja desde a saída da indústria ou importador e toda logística, que acaba alterando e encarecendo o valor final até o consumidor.
Mudanças na prioridade do consumo.
Com os preços mais caros e pelo momento da economia, as pessoas estão priorizando determinados produtos de caráter essencial, que antes não eram de costume na venda online. Contudo, um levantamento apontou que as categorias de produtos de supermercado e alimentos para pets tiveram uma alta de 540% e 370% nesta ordem. Sendo assim, os produtos e bens duráveis como era de costume comprar nesse período da Black Friday, estão vindo depois dos bens essenciais.
Logo, isso mostra que a Black Friday 2021 se resumiu em consumidores com orçamentos limitados e com varejistas com ofertas limitadas. Assim, para atrair a atenção dos consumidores algumas lojas varejistas ousaram com estratégia comercial como “entrega grátis”, promoções e facilidade nos parcelamentos. Contudo, usaram vários outros artifícios para tentar driblar os preços mais caros nessa Black Friday 2021.
Com uso de alguma estratégia como essas, neste ano a Black Friday 2021 recebeu muitas reclamações dos consumidores antes do fim da data promocional. A plataforma digital Reclame Aqui registrou uma explosão de reclamações relacionadas a entregas relâmpagos, por muitas lojas prometerem entrega com prazos energéticos, e não conseguirem cumprir.
Conclusão
Vimos que o maior vilão dos preços mais caros na Black Friday 2021, foram a alta da inflação e carga tributária sobre os produtos comercializados. Contudo, outros fatores também contribuíram com esse fenômeno, o fim do auxílio emergencial, e a escassez de emprego, fez muitos brasileiros repensar sobre o que realmente é mais importante na hora de comprar algum produto. E você o que achou dos preços da Black Friday 2021?
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