Preloader Image 1 Preloader Image 2

Boas práticas digitais: a falto pode atrapalhar seu negócio!

Com a chegada da era digital outras preocupações surgem, no Brasil cerca de 70% das pessoas têm medo. Continue aqui e saiba mais.

Boas práticas digitais
Fonte: Google

Sabemos o quanto importante a tecnologia é para nossas vidas, a era digital vem transformando o nosso cotidiano a cada dia. Sendo assim, atualmente através dos Smartphones podemos realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Por isso, as boas práticas digitais podem ajudar você com as fraudes e impedir os ataques cibernéticos às suas contas pessoais. 

Além disso, com a chegada da pandemia da Covid-19, o número de desempregados chega a quase 44 milhões até o primeiro trimestre deste ano. Assim, segundo os relatos da Organização Internacional do Trabalho, cerca de 30% dos postos de trabalho conseguiram se recuperar na América Latina. Contudo, em média 70% dos novos trabalhos gerados nesse período são informais.  

Logo, a área que mais se destacou foram as vendas online, tornando-se a única fonte de renda para novos empreendimentos e pessoas autônomas.

Neste cenário, defender este negócio é um caso de sobrevivência. Mas como evitar fraudes e golpes? Para uma empresa de segurança cibernética, essa questão pode impactar tanto a vida pessoal quanto a profissional. 

Portanto, se você chegou até aqui é porque este assunto chamou sua atenção. Sendo assim, nossa equipe de especialistas preparou esse artigo especialmente para você, vamos esclarecer algumas de suas dúvidas relacionadas ao tema. Contudo, não deixe de ler todo o conteúdo até o final.

Vamos lá! 

As boas práticas digitais podem evitar golpes

Hoje em dia é comum ver microempreendedores usarem suas contas pessoais, seja ela e-mail, internet Banking e redes sociais como instrumento de trabalho, refutando as boas práticas digitais. Logo, esse tipo de atitude pode trazer sérios problemas, colocando em risco a vida pessoal e o negócio.

Nesse contexto, um levantamento feito pela Kaspersky este ano, aponta que cerca de 74% dos brasileiros se preocupam em ter suas contas hackeadas e temem perdas financeiras.  

Contudo, é comum essa preocupação entre os brasileiros, visto que no ano de 2020, o roubo de contas foi o principal alvo de criminosos cibernéticos. E esse ano já houve um aumento de 20% nesse tipo de crime digital. Sendo assim, em média 37% dos ataques foram direcionados a instituições financeiras da América Latina.

Por isso, existe um ponto a se atentar, os empreendedores, autônomas e profissionais liberais, usam sua vida pessoal e profissional centralizadas em uma única conta bancária, e esse tipo de prática facilita a ação de criminosos.  

Os golpes financeiros e roubos digitais são ataques cada vez mais comuns no mundo, por isso, quando esses ataques acontecem com pessoas que misturam dados profissional com pessoal causa uma grande dor de cabeça. Os roubos de credenciais de acesso afetam diretamente o negócio. Com exemplo, o WhatsApp pode inviabilizar a venda de produtos feitos em casa, assim como, quando o influenciado perde sua conta do YouTube. 

Veja algumas dicas para evitar esse tipo de fraude 

Essa parte pode até ser complicada para muitas pessoas, mas é necessário colocá-la em prática. Logo, com algumas atitudes simples você pode evitar esses golpes, para usar alguns serviços online é necessário ativar recursos de segurança como autenticação em dois fatores.

Contudo, uma forma de se prevenir desses malfeitores é utilizar um aplicativo autenticador no smartphone. Nos últimos dias o golpe do WhatsApp mostrou que o uso de SMS para validar o acesso ao mensageiro é fraco e não garante proteção. 

Outra coisa, sempre que for usar o mensageiro é fundamental a aplicação da senha de segundo fator, e nunca jamais, usar senhas óbvias, como data de aniversário ou sequência numérica. Por outro lado, quando nos referimos aos golpes financeiros algumas boas práticas digitais podem ajudar na defesa. Contudo, os feudatários usam de artifício como promoções milagrosas e e-mail com links suspeitos para induzir o usuário a clicar e assim roubar seus dados financeiro 

Logo, para manter os apps sempre seguros é essencial mantê-los atualizados, pois muitos dos malwares se aproveitam de falhas no sistema para infectar o dispositivo. Além disso, baixe apenas aplicativos de fontes seguras, nunca se arrisque com aplicação indicados pelo sistema operacional como inadequado e sempre verifique as permissões dos apps. Com o isso de boas práticas digitais tenho certeza de que você não vai ter problemas de segurança.  

Conclusão sobre boas práticas digitais 

Boas práticas digitais
Fonte: Google

Vimos que muitas dessas dicas podem parecer simples para quem possui habilidades e conhece de tecnologia. Contudo, infelizmente muitas pessoas não dão a verdadeira importância e atenção ao assunto. Mas, é como diz o ditado “o brasileiro só fecha a porta depois de roubado” não é mesmo? Então não espere ser a próxima vítima de malfeitores.  

Comece a pôr em prática agora mesmo tudo que você aprendeu com esse artigo. E nunca acesso links estranhos da sua caixa de e-mail ou instale aplicativos de fontes desconhecidas.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".