Busca por emprego, como superar a frustação do desemprego?

Está cansado de entregar vários currículos, participar de entrevistas e não consegue arrumar um emprego? Saiba como superar este difícil momento.
Anúncios


Afaste i desanimo na busca de emprego
Fonte: Google

Devido à crise causada pela pandemia da COVID-19, mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados. Muitos estão na busca de emprego há meses uma recolocação no mercado, enviam currículos, se inscrevem em sites de emprego e até são chamados para entrevistas. Porém, é comum relatos de candidatos que não conseguem uma vaga e não têm o Feedback de qual o motivo de não serem aprovados.

Automaticamente, são situações que causam desânimo, algumas pessoas até se desesperam, devido as dificuldades financeiras. Logo, em momentos assim surge o cansaço, e o otimismo que antes motivava começa a desaparecer. Afinal, o candidato sente que tem feito tudo certo, mas nada está funcionando.

Certamente, o mercado concorrido é um dos maiores desafios. Sendo assim, os candidatos devem estar preparados para verdadeiras maratonas, dos processos seletivos.

Além do mais, fatores como, currículos mal elaborados, mentiras durante entrevistas, referências negativas de empregos anteriores, falta de preparo e outros fatores. Podem estar impedindo que muitas pessoas consigam trabalho.

Também é comum pessoas empregadas buscar por novas oportunidades, seja por melhores salários, empresas que tenham plano de carreira ou apenas pela logística.

Portanto, independentemente da situação, é preciso estar preparado, e buscar sempre por especializações; principalmente no atual mercado, onde as mudanças acontecem de forma rápida.

Descubra a seguir como superar os desafio do cansaço pela busca de trabalho durante a pandemia.

Vença o cansaço, mas mantenha o foco na busca por emprego

A primeira coisa que um candidato precisa fazer é, analisar como está sendo a busca de trabalho. Além disso, familiares e amigos precisam entender que o fato de estar desempregado, não significa “estar atoa”. Portanto, evite gastar tempo e energia com muitos favores, tarefas de casa, e qualquer outra coisa que impeça dedicação na busca por novas vagas. Afinal, o candidato irá precisar de muito foco e disposição nessa fase!

A pessoa que perdeu o emprego não deve mudar a rotina. Então, o mais indicado é continuar acordando cedo, evitar perder tempo assistindo TV ou em redes sociais. Além disso, estabeleça um tempo durante o dia para dedicar a busca por vagas, fazendo inscrições em site de emprego (muitos inclusive gratuitos), enviar currículos e informar aos conhecidos que está em busca de trabalho.

Como dito, devido ao alto número de desempregados no país, o mercado está ainda mais concorrido, e os processos seletivos podem durar horas e até dias. Sendo assim, os candidatos além de preparados, precisam estar descansados para dar conta de tantas etapas; e mesmo que demore, em algum momento uma boa oportunidade surgirá.

Dicas valiosas que irão te ajudar na busca de emprego

Atualmente entrevistadores são práticos, e dificilmente perderão tempo analisando currículos extensos e mal elaborados. Portanto, faça um currículo com as informações necessárias, destacando as qualificações profissionais, experiências anteriores e habilidades. Observe a escrita, e use uma linguagem fácil de entendimento, e se for preciso existem no mercado muitos profissionais que prestam este serviço.

No desespero e devido à falta de recursos financeiros, é comum que candidatos aceitem trabalhar em áreas diferentes, o famoso “pegar qualquer coisa”. Evidentemente que as pessoas vivem situações diferentes e “cada um sabe onde lhe aperta o calo”; mas muitas vezes atuar em uma função na qual não tem domínio, pode prejudicar o currículo. Além de perder oportunidades de focar no que realmente gosta e sabe fazer.

A procura por emprego pode se arrastar por meses, e o candidato pode ficar tentado a aceitar o que aparece. No entanto, este é um momento importante, em que a pessoa precisa ter a certeza que vale a pena continuar buscando o que realmente deseja. Enquanto isso, será compensador investir em cursos para melhorar o currículo; além de fazer algo para ganhar dinheiro como, dar aula particular, escrever artigos, fazer doces e outras opções.

Supere o cansaço e conquiste seu emprego

Busca de trabalho
Fonte: Google

Após algum tempo é natural que o candidato se sinta rejeitado, devido a quantidade de entrevistas mal sucedidas. Alguns até se perguntam se irá conseguir novamente trabalhar, ainda mais após conversar com outras pessoas na mesma situação. Portanto, é importante se livrar do sentimento de derrota, e acreditar em si próprio será primordial,

Não desistir também faz parte do processo, é importante que cada candidato entenda que todos estão enfrentando dificuldades. Além disso, as pessoas “colhem o que plantam”, ou seja, vão sobressair aqueles que não pararam no tempo. Sair da zona de conforto não é tarefa fácil, mas diante do mercado atual, serão mais prejudicados os candidatos não qualificados.

Para finalizar, seja sempre grato! Sentimento de gratidão por pessoas ou situações vividas pode contribuir na difícil missão de abandonar os pensamentos negativos. Também conseguirá viver de forma mais tranquila, as pessoas que veem nos obstáculos e dificuldades grandes oportunidades, inclusive de superação.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *