Carros seminovos e fabricas fechadas

Neste artigo vamos te dar algumas dicas para evitar prejuízos na hora da compra. Confira!
Anúncios


carros seminovos preço
Fonte: Google

O mercado de automóveis foi marcado em 2020 pelo aumento da participação de vendas de seminovos e carros usados com financiamentos. O contratempo da falta de peças que as montadores enfrentam em meio a pandemia e a alta consequente alta no preços de veículos novos, levam a população brasileira a adquirirem carros já usados.

Em 2020 as vendas totais de carros usados e seminovos passaram 11,4 milhões de unidades. Portanto um aumento nas vendas em comparação ao ano de 2019 de aproximadamente 80% um alimento semelhante foi evidenciando também nos financiamentos de Carro Seminovo dessa forma passando a corresponder a 67% de todos os contratos aprovados em 2020, contudo no ano de 2019 esse número foi de 63%.

Ainda assim existem alguns fatores por trás destes números. Primeiramente as montadoras passaram a sentir falta de peças para a produção do Carro Novo devido as consequências da Pandemia do Covid-19 de início esta falta das peças não chegou a fazer muita diferenças na montagem dos carros e muitos esperavam que esta Pandemia não durasse todo esse tempo.

Sendo assim conforme as lojas foram gradualmente abrindo a demanda que até então estava reprimida passou a faltar nos estoques. Portanto com este aumento na demanda e a repentina falta de Carro Novo os valores foram tendencialmente subindo, sendo assim começaram a surgir impactos e aumento no preços.

Dessa forma como a Educação Financeira indica quanto este tipo de situação acontece é preciso recuar para poder planejar as finanças para que não aja endividamento.

Fabricas fechadas devido a pandemia

Neste mês de março algumas montadoras fizeram o anúncio do fechamento temporário das fábricas são elas: Toyota, Nissan, Renault, Honda dentre outras e também montadoras de caminhões como Mercedes-Benz e Ônibus Scania e Volvo. Sendo assim o principal motivo dessa crise no setor automotivo é o agravamento da Pandemia, a falta de peças também caracteriza um dos motivos para o esfriamento do setor.

Todavia especialistas chamam este “esfriamento” do setor como efeito cascata. Contudo nesta quarta-feira( 31) foram registrados novos recordes nas mortes de pessoas pelo Covid-19 3.950 mortes no brasil. Desde que a Pandemia chegou ao país entre os casos confirmados já são 12,7 milhões de pessoas.

Portanto fazer o investimento em um carro seminovo é uma boa ideia no momento, a demanda de investimento por carro seminovo cresceu bastante no fim do ano passado, a expectativa é que este ano o ritmo continue a crescer pois a queda na produção do carro novo obrigou as fábricas fecharem por tempo indeterminado como já mencionado. Contudo as bucas pelo Carro Seminovo voltou a aquecer o mercado, valorizando os preços.

Repercussão do câmbio

Todavia um motivo que fez com que o Carro Seminovo ficasse mais atrativo para o consumidor foi a alta do dólar que acabou deixando o Carro Novo mais caros e com a crise econômica chegando a patamares inimagináveis se tornou muito difícil adquirir um Carro Novo dado o momento atual. Todavia a falta de peças e o alto preço do Carro Novo acabou direcionando a demanda para o Carro Seminovo um bom custo-benefício.

Portanto com os constantes aumentos do dólar e o cenário de crise na economia tendenciosamente as empresas que vendem veículos repassam os valores para o consumidor dessa forma com os preços mais altos o cliente passa a considerar outras possibilidades. Sendo assim é relevante ter noções em Educação Financeira.

Contudo durante esses primeiros meses de 2021 o dólar já teve aumento de 8,48% em reais soma um total de R$ 5,62 nas vendas até o fechamento da bolsa no dia 31 de março deste ano. Sendo assim especialistas  no setor automotivo afirmam que o cenário projetado pelo câmbio. Assim sendo o setor de Carro Seminovo segue aquecido, porém este aumento nos valores já vem acontecendo por um determinado tempo.

Carro Novo x Carro Seminovo

carros seminovos e fabricas
Fonte: Google

Todavia é importante levar em consideração uma dinâmica que é conhecida no setor de automóveis, pois o mercado de Carro seminovo e usado é um pouco maior que de Carro Novo. Contudo considerando o momento pelo qual estamos atravessando o impacto causado pelo Carro Novo é sentido entre os consumidores que dão preferência este modelo de automóvel, sendo assim o Carro Seminovo ganha novos consumidores.

Todavia desde o momento que consumidor busca seminovos e não encontra a propensão é de que o cliente volte para o setor de sua preferência ou seja o mercado de Carro Novo por determinado tempo. Entretanto os especialistas não tem como determinar o tempo que este ciclo pode levar.

Dessa forma o mercado de novos deve voltar a ser aquecido assim que este cenário se desfizer ou seja com a chegada das peças que seguem em falta no setor atualmente, muitos especialistas em economia divulgaram índices das vendas de automóveis novos que teve queda relevante para o mercado em 2021. Assim sendo em  fevereiro deste ano as placas de automóveis seminovos chegaram a 320.793 relacionado ao ano passado.   

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *