Carteira de Trabalho Digital, App supera acesso em 344 milhões

O App Carteira de Trabalho Digital foi criado com o objetivo de substituir a CTPS física. Fique por dentro!
Anúncios


Carteira de Trabalho Digital
Fonte: CTPS Digital

A CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social, trata-se de um documento obrigatório para todo profissional que presta serviço como funcionário contratado de uma empresa, desde o início da pandemia do novo coronavírus grande parte dos serviços relacionados ao CTPS segue sendo feito de maneira remota ou através da internet. Portanto, para atualizar o acesso às informações da vida profissional, o Ministério da Economia criou a Carteira de Trabalho Digital com o objetivo de substituir em definitivo a CTPS física.  

A Carteira de Trabalho Digital já está disponível para os trabalhadores por meio do App para celulares Android e iOS e também para internet, para ter acesso a Carteira Digital, é só baixar ou acessar as informações no site do Ministério da Economia. A CTPS faz parte dos programas de serviços digitais do Governo Federal, segundo um porta-voz do governo alguns serviços estão passando por uma atualização para que os usuários tenham mais facilidade ao acesso.

Portanto, a maneira mais fácil para o trabalhador obter a Carteira de Trabalho Digital é baixado o App nas lojas digitais dos seus smartphones, vale ressaltar que as informações que da CTPS física constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais o banco de dados do INSS, dessa forma os profissionais podem conferir na Carteira de Trabalho Digital se as informações estão corretas, podem ocorrer alguns erros, mas você não precisa se assustar, basta entrar em contato com o empregador para retificar os erros.

Uma das dúvidas frequentes que os trabalhadores têm com relação à Carteira de Trabalho Digital, é se precisarão guardar a CTPS física, a resposta para esta pergunta, é sim! Pois, a Carteira de Trabalho física pode ser necessária para comprovar, algum dado em especial ao INSS, sendo assim, se você ainda possui a sua Carteira de Trabalho física, guarde por precaução.     

Premiações e buscas

Assuntos relacionados a Carteira de Trabalho Digital, atualmente está entre os assuntos mais relevantes nos sites de buscas que contém informações sobre assuntos semelhantes, inclusive no próprio portal do Governo. Segundo o último balanço divulgado através da Secretaria-Geral da Presidência da República informou que o App do Governo Federal com mais acessos foi a Carteira de Trabalho Digital com um total de 30 milhões de downloads.

Uma outra solução tecnológica lançada pelo governo que vem facilitando a vida dos brasileiros, com o maior volume de downloads atualmente é o Meu INSS, o conjunto de tecnologias criado pelo Governo tem como objetivo como já mencionamos facilitar a vida dos brasileiros. O App Carteira de Trabalho Digital está no Top 3 da premiação iBest, na categoria Serviços do Governo, esta premiação se baseia nas interações das redes sociais e possui a finalidade de premiar os melhores conteúdos entre os serviços no país.

A diferença entre a Carteira de Trabalho Digital e a Carteira de Trabalho física, é que os contratos de trabalho a partir de agora terão o preenchimento eletrônico e dessa forma você poderá acompanhar a qualquer momento utilizando o seu App ou no site, é relevante informar que todas as informações que estão na CTPS física, também constam na Carteira de Trabalho Digital, inclusive os contratos antigos.

Facilidade e praticidade no uso da Carteira de Trabalho Digital

Carteira de Trabalho Digital
Fonte: CTPS Digital

Conforme as empresas aderirem ao E-social, elas não precisam mais fazer anotações na Carteira de Trabalho física. Sendo assim, no momento em que a empresa declarar o E-social o sistema do Governo Federal terá 48 horas para disponibilizar as informações na Carteira de Trabalho Digital, ou seja, uma facilidade tanto para o trabalhador como para a empresa.

O primeiro nome da CTPS foi Carteira Profissional, o documento recebeu este nome em 1932 ano em que foi criada, o surgimento da CTPS veio por meio de um decreto do presidente do Brasil na época, Getúlio Vargas, ainda segundo especialistas a CTPS foi criada devido a necessidade de regularizar a vida do trabalhador brasileiro, pois na época só existia carteira de trabalho para o trabalhador agrícola.  

Após a criação da CTPS, o trabalho tanto no comercio como nos setores de industrial do país passou a ter regulamentado, apenas em 1969 a então carteira profissional, passou a se chamar de Carteira de Trabalho e Previdência Social-CTPS, através do Decreto-Lei Nº 926, o objetivo desta alteração ocorreu para atualizar e modernizar o documento o mesmo feito agora com a Carteira de Trabalho Digital, através da CTPS os profissionais brasileiros garantem o acesso a todos os direitos trabalhistas que são previstos em lei.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *