Carteiras digitais; facilidade e mais comodidade

Já imaginou fazer pagamentos sem sair de casa ou quem sabe não precisar andar com vários cartões de crédito? Isso é possível através das carteiras digitais. Veja como funciona e faça sua escolha!
Anúncios


Fonte: Google

Ainda ficamos assustados ao saber que muitas pessoas realizam pagamentos apenas com dinheiro. Que vão ao banco para pagar contas, ou que não possuem carteiras digitais. Afinal estamos no século XXl, marcado por avanços tecnológicos nas áreas de telecomunicação, eletrônica e internet. Além disso, é um tempo marcado pela evolução dos aparelhos de celular e suas multifunções.

No entanto, a tendência é que mais pessoas se rendam aos benefícios que esses avanços trouxeram. Por exemplo, o número de pessoas sem conta bancária reduziu 73% na pandemia. Conforme pesquisa realizada pela Américas Market Intelligence juntamente com Mastercard, que mostrou aumento na quantidade de pessoas com acesso a sistemas financeiros. Ainda de acordo com a pesquisa, essa mudança foi impulsionada pelo auxílio emergencial pago até dezembro de 2020.

Logo, devido a necessidade de receber o benefício do governo, muitos brasileiros se viram obrigados a abrirem conta bancária. A fim de impedir que as pessoas gastassem o valor de forma inadequada, foi criada uma norma que proibiu transferências e saques.

Enquanto no início do ano menos de 5% das transações financeiras acontecia de forma digital. Sendo que 35% eram saques, no mês de agosto, as transações via aplicativo foram de 63% e os saques diminuíram, apenas 15%. Esse foi apenas um exemplo de como as pessoas aos poucos estão adaptando ao mundo digital. E neste artigo iremos dar todos detalhes das carteiras digitais, conhecer os melhores aplicativos; como funcionam e claro mostrar as vantagens e desvantagens em abrir e utilizar essas contas digitais.

Além disso, mostraremos as opções que o mercado brasileiro disponibiliza, certamente uma delas irá agradar você!

Mais facilidade e comodismo; Apps digitais

É provável que você tenha ouvido falar em “Carteira Digital”, de forma simples e rápida, pense na carteira comum que todos carregam, para que servem? Certamente a resposta é que são utilizadas para guardar em um só lugar, documentos pessoais, cartões de crédito ou débito, e claro dinheiro. Logo, com a carteira digital é possível ter tudo isso também em um único lugar, ou seja, o aplicativo da conta digital.

Então, com a carteira digital não há necessidade de carregar documentos, cartões e dinheiro em forma de papel ou plástico. Isso por que todos esses itens estarão disponíveis de forma digital, via aplicativo para tablet, celular, computador ou outros meios. Sendo assim, com a carteira digital o cliente consegue fazer compras sem precisar informar dados do cartão, devido a facilidade em ter tudo armazenada na conta digital.

Não apenas isso, mas as carteiras digitais oferecem soluções simples e práticas para o dia a dia das pessoas, e isso facilita a vida num todo. Mas os serviços dos apps vão além de apenas transferências, e dependendo da escolha é possível pagar contas, receber ou fazer TEDs, colocar saldo para usar como desejar, além de também cadastrar os cartões de crédito ou débito para facilitar ainda mais os pagamentos.

Carteiras digitais – Como funcionam:

Como mencionamos, através dos aplicativos dessas carteiras não existe a necessidade de andar com dinheiro, em bolsas ou na carteira comum. Isso por que a carteira digital torna o dinheiro físico, assim como o limite dos cartões de crédito em códigos. Então, quando o cliente for realizar o pagamento de alguma compra, basta escolher o aplicativo que tiver conta (Ex.: PicPay) escanear o QR code e pronto; não precisa digitar de forma manual os números do cartão de crédito, por estar tudo cadastrado no aplicativo da carteira digital.

O procedimento será o mesmo em caso de compras nas lojas físicas, ou seja, após saber o valor a pagar, basta aproximar o celular para fazer a leitura do QR code. Assim como aproximar o cartão de crédito na maquininha de cartão para finalizar o pagamento. Mas, é importante lembrar que para isso o cliente precisa ter saldo disponível na conta digital, se os cartões do cliente, seja de crédito ou débito esteja cadastrado, o valor é debitado da conta ou fatura, confira apenas se o seu banco disponibiliza essa opção para os cartões.

Como podemos perceber, a principal vantagem de usar as carteiras digitais é sem dúvidas a facilidade nos processos dos pagamentos. Não havendo mais a necessidade de carregar dinheiro e vários cartões de crédito, ou até em compras pela internet, por não precisar informar os dados sempre que for pagar algo. Logo, ter um app na palma da mão, irá facilitar transações financeiras e evitar correr riscos de perder documentos, cartões e dinheiro, enquanto na internet as chances de roubo de dados também diminuem.

As melhores carteiras digitais:

Fonte: Google

Atualmente são muitas as opções no mercado, algumas se destacam como, pagseguro (uol), Mercado Pago, PicPay e Ame Digital. Lembrando que todos esses centralizam tudo em suas carteiras, é importante também que tenha saldo na conta, que é feito através de DOCs e TEDs ou boleto bancário que ao pagar você já terá saldo em conta. Assim como, com cartão cadastrado, quando o cliente for realizar pagamentos tem a opção de escolher se irá usar o saldo da carteira ou o cartão de crédito, que virá a cobrança na fatura.

PicPay – Essa é uma opção de carteira digital que permite que o saldo parado no app tenha rendimentos de 100% no CDI. Além de recarregar créditos no celular, pagar contas, usar para pagar Uber, iFood, Netflix e até recarga de cartão de transporte. Além disso, o PicPay oferece cartão de crédito e débito da bandeira Mastercard, que é aceito inclusive em compras internacionais, bem como saques nos caixas 24h, sem taxa.

Recarga pay – Este app funciona de forma muito parecida com PicPay, porém o Recarga Pay tem investido muito nos cashback, onde os valores ficam visíveis para que o cliente saiba quando irá receber de volta. A carteira disponibiliza um plano gratuito, e outros pagos, como prime+, e tem a cobrança mensal de R$ 19,99, e muitos benefícios adicionais como limite de R$ 2.000 e cashback maior (%) que irá receber. Também possui um cartão pré-pago internacional, podendo fazer saques usando cartão, mas existe a cobrança de taxa.

Mais opções de carteiras digitais:

Ame Digital – Também permite fazer pagamentos, cadastrar os cartões para uso durante as compras online, recargas de celular, pagamentos de diversos serviços. A Ame paga percentuais ainda maiores de cashback, principalmente nas lojas do grupo B2W (Submarino, Lojas Americanas, Shoptime e Sou Barato). Pagamentos de boletos é cobrado uma taxa por boleto, fazer recargas de celular, comprar gift card e muito mais.

Mercado Pago – Esse é vantajoso para quem vende produtos no mercado livre, já transforma em saldo que rende 100% no CDI. Com mercado pago é possível também realizar diversos pagamentos, recargas de celular, cartões de transporte, TV por assinatura, e outro serviços digitais. Essa carteira digital possuiu um cartão pré-pago com a função crédito, que permite saques em lotéricas e caixas 24h, mas existe a cobrança de taxa. 

Por fim, como podem perceber as vantagens das carteiras digitais são muitas, além de serem seguras e fáceis de usar. No entanto, é preciso analisar todos os detalhes das opções disponíveis no mercado, pois existem serviços com taxas bem “salgadas” por isso vale a pena pesquisar. Além dessas carteiras que citamos, existem muitas outras como, PayPal, iti (banco Itaú), Bitz (Bradesco), Apple Pay, Google Pay Samsung Pay, OLX Pay, iq contas, etc. Todas com o mesmo objetivo, facilitar as transações financeiras mais.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *