Preloader Image 1 Preloader Image 2

Cartões de crédito cancelados por falta de pagamento podem ser reativados? 

Entenda os motivos que podem causar o cancelamento do seu cartão de crédito. Fique por dentro.

cartoes-de-credito-cancelados-por-falta-de-pagamento-podem-ser-reativados
Fonte: Google

Segundo o levantamento realizado pelo Endividamento e Inadimplência do Consumidor – Peic, cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado em alguns casos, desde que você quite a dívida. Geralmente as administradoras permitem que o cliente reative um cartão cancelado em até 180 dias depois da requisição.  

Há outras administradoras, mais rigorosas, que consideram o cancelamento um procedimento definitivo, impossível de ser revertido. Para tentar reativar o seu cartão, você deve ligar na central de atendimento ao cliente do cartão de crédito e dizer que deseja reverter a solicitação de cancelamento. O atendente irá verificar se é possível e quais são as condições para isso. 

Para evitar essas situações, você deve manter o seu CPF regularizado, evitar contrair dívidas que não possa pagar, usar o cartão de forma consciente e responsável, seguir as regras e condições da administradora e comunicar qualquer problema ou suspeita de fraude com o seu cartão. 

Se você quiser cancelar o seu cartão por vontade própria, você deve entrar em contato com a central de atendimento ao cliente do seu cartão e solicitar o cancelamento. Você pode fazer isso por telefone, internet banking ou aplicativo. Mas lembre-se que o cancelamento do cartão não significa que a dívida foi paga. Você ainda deve quitar o saldo devedor com a administradora. 

Como aumentar o seu limite de crédito? 

Para aumentar o limite de crédito do seu cartão, você deve seguir algumas dicas que podem melhorar o seu perfil financeiro e demonstrar que você é um bom pagador. Algumas delas são: atualizar a sua renda ao banco: o limite do cartão de crédito é determinado segundo a capacidade de pagamento do cliente. Se a sua renda aumentou desde que você solicitou o cartão, informe ao banco e peça uma nova análise de crédito. 

Use o cartão para a maioria das despesas: usar o cartão de forma frequente e consciente pode ajudar a aumentar o seu limite, pois mostra que você precisa de mais crédito e que sabe administrá-lo. Mas cuidado para não gastar mais do que pode pagar e não comprometer mais do que 30% da sua renda com o cartão. 

Negocie o limite com outros bancos: se você não conseguir aumentar o seu limite com o seu banco atual, você pode pesquisar outras opções de cartões de crédito em outros bancos e comparar as condições oferecidas. Você pode até mesmo usar isso como argumento para negociar um aumento de limite com o seu banco atual, mostrando que você tem outras alternativas. 

Como atualizar a sua renda ao banco? 

cartoes-de-credito-cancelados-por-falta-de-pagamento-podem-ser-reativados
Fonte: Google

Para atualizar a sua renda no banco, você deve seguir os passos segundo o seu banco e o seu tipo de conta. Geralmente, você pode fazer isso pelo aplicativo, através do internet banking ou pelo telefone. Lembre-se de que o comprovante de renda pode ser um contracheque, um pró-labore, um decore ou uma declaração de imposto de renda. O banco irá analisar o seu pedido e informar se é possível aumentar o seu limite de crédito. 

Além disso, consultar o limite é importante, então, para consultar ou solicitar um aumento do seu limite de crédito, você pode usar o aplicativo, a plataforma do banco ou o atendimento por telefone. Assim, você pode receber o seu limite de crédito por SMS ou e-mail, se você tiver ativado essas opções no seu cadastro. 

Vale ressaltar que a educação financeira é muito importante para evitar o cancelamento do cartão e também para ter uma vida financeira saudável. A educação financeira envolve planejar, organizar, controlar e avaliar os seus recursos financeiros, para atingir os seus objetivos e necessidades.   

Aprenda a poupar e investir o seu dinheiro 

Para poupar e investir o seu dinheiro, você deve seguir alguns passos que podem te ajudar a alcançar os seus objetivos financeiros. Primeiro você deve estabelecer metas e objetivos para poupar com mais motivação, você deve ter em mente o que você quer fazer com o dinheiro poupado. Pode ser uma reserva de emergência, uma viagem, um curso, uma casa própria, entre outros. Defina quanto você precisa para cada objetivo e em quanto tempo você quer alcançá-lo. 

Escolha uma forma de poupar, existem várias formas de guardar o seu dinheiro, como a poupança, o cofrinho ou o envelope. O importante é que você separe uma quantia fixa todo mês e não mexa nela até que seja necessário ou que você atinja o seu objetivo. 

Aprenda sobre investimentos, após poupar uma quantia suficiente, você pode começar a investir o seu dinheiro para fazê-lo render mais. Para isso, você deve estudar sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado, os seus riscos e retornos, o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. Você também pode buscar orientação de um profissional ou de uma plataforma de investimentos confiável. 

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e confira as principais novidades e curiosidades relacionadas ao universo das finanças. Memivi. 

Amanda Gonçalves | Graduanda em História pela UFRJ | Redatora e Copywriter com foco em conteúdo estratégico para o setor financeiro, unindo clareza, criatividade e persuasão