Preloader Image 1 Preloader Image 2

Conheça a categoria de consumo minimalista!

Afinal, o que é a categoria de consumo minimalista? Saiba mais aqui!

categoria de consumo minimalista
Fonte: Google

Se você nunca ouviu falar na categoria de consumo minimalista, está no artigo correto! Desde a chegada da pandemia no país, muita coisa mudou por aqui, de fato! Primeiramente, é preciso definir o que significa o consumo minimalista, antes de falarmos mais sobre esse assunto – este tipo de consumo se baseia no que realmente é necessário para que o consumidor possa viver do que realmente pode ser considerado como já conhecido supérfluo! 

Nos dias atuais, tanto a organização como a simplicidade se tornaram moda há um bom tempo! Tanto que existem pessoas ganhando dinheiro com isso, vendendo material para organização por exemplo. Nesse cenário, esse estilo de consumo pode gerar uma certa confusão entre as pessoas que usam esse tipo de consumo no dia a dia. 

Assim sendo, a categoria de consumo minimalista ou simplicidade voluntária – basicamente pode ser entendido como uma maneira de viver a vida.

Com a chegada da pandemia no mundo, muitas pessoas passaram a refletir sobre o seu estilo de vida. Sendo assim, boa parte dos consumidores passaram a redefinir onde e como investir! 

Pois, tanto a simplicidade como a categoria de consumo minimalista representam a mesma coisa! Basicamente, se trata de uma análise sobre o que sobra.

Ou seja, de que forma estamos conduzindo as nossas vidas de fato o que vem sobrando em relação aos objetos, sonhos e relações que na maioria das vezes nem são tão importantes como julgávamos ser! 

Veja mais a seguir.

É possível fazer comparações no minimalismo? 

Nesse sentido, podemos afirmar que a comparação pode ser saudável até certo ponto! Pois, de fato representamos e somos algo diante de alguém ou de alguma coisa. Isso quer dizer que, fazer comparações no dia a dia é um ato normal, pois, condiz com a nossa natureza! Contudo, não podemos deixar que a comparação se torne constante.  

Pois, em boa parte dos casos em que existe uma comparação constante estaremos sempre correndo atrás do resultado do outro.

Portanto, a comparação se torna uma coisa doentia mesmo que a comparação represente algo simples por exemplo, quando alguém coleciona livros, canecas entre outras coisas isso pode ser relevante para você.

Apesar de você estar colecionando algumas coisas, existem pessoas que estão descartando objetos. Inclusive, existem pessoas que reciclam alguns produtos, hoje em dia esse procedimento é bem comum! No entanto, você já sabe que não é todo mundo, pois, você não faz parte dessa classe de pessoas que descarta várias coisas.  

Reflexão 

Ainda nesse contexto, com o excesso de oferta alguns especialistas afirmam que a sociedade passou a ter comportamentos de hiper consumidores. Ou seja, quando compramos por uma dependência emocional, mais para uma dependência psíquica de ter algo ou alguma coisa de vestir, de comer mesmo sem fome ou simplesmente por achar algum objeto bonito.  

Desse modo, passamos a viver apenas para consumir sem pensar muito! Nos dias atuais, existem pessoas que trabalham para ter mais dinheiro. Assim, em muitos casos corremos o risco de perder momentos e valores importantes. Por isso é necessário aprendermos a dividir o nosso tempo e consumir apenas o que é necessário! 

Assim, surgiu uma tendência que ficou conhecida como consumo minimalista – onde é possível vivermos com menos. Ou seja, ao invés de acumularmos bens de consumo podemos viver mais e melhor acumulando experiências de momentos.

Desse modo, o minimalismo representa o consumo sustentável, com o objetivo de viver com menos. Tendo em vista, preocupação das empresas com os impactos ao meio ambiente, podemos compreender com mais clareza o surgimento da tendência.  

Categoria de consumo minimalista: aprenda a dividir o que você deseja do que você precisa! 

categoria de consumo minimalista
Fonte: Google

Nesse sentido, a categoria de consumo minimalista se baseia na separação do que realmente precisamos para viver, do que realmente queremos. Contudo, se você escolher pelo consumo minimalista não será necessário se privar de ter conforto e segurança. De fato, precisamos prezar sempre o nosso bem-estar.  

Vale ressaltar que, o consumo minimalista preza pela liberdade de se ter sem precisar comprar excessivamente, certos produtos e serviços que não são usados. Pois, o consumo irracional pode fazer com que tenhamos produtos que nunca poderemos usar, por exemplo.

Um estudo feito por especialistas revelou que no Reino Unido, aproximadamente 105 das peças de roupas compradas por consumidoras inglesas cerca de 20 jamais serão usadas por elas! 

As categorias impostas pelo consumo minimalista consideram os seguintes pontos: qual será o item ou produto adquirido? Tem uma boa qualidade? Qual será o tempo de uso e principalmente qual é a razão da compra. Atualmente, a indústria é a grande vilã do conceito, pois, aproximadamente 60% dos gases poluentes vem do setor. Entretanto, o próprio setor já informou que está trabalhando em prol dos cuidados com o meio ambiente! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!