CBDCs em 2022: as moedas digitais em ascensão?

Real digital, Yuan digital, Dólar digital, será que a moedas digitais serão a bola da vez em 2022? Continue aqui e saiba mais.
Anúncios


CBDCs em 2022
Fonte: Google

Com a economia global seguindo os rumos da era digital, ouvir falar, ler ou mesmo investir em moedas digitais é cada vez mais comum. Por isso, é comum que os governantes demonstrem interesse em fazerem parte desde universo. Assim, podemos afirmar que, a tecnologia blockchain – a criptomoeda, tem ganhado nome e nacionalidade. Portanto, os CBDCs em 2022 devem ser cada vez mais presentes em nossa realidade.

Sendo assim, habitue-se aos nomes: Real digital, dólar digital, yuan digital entre outros. Além dos já conhecidos, mas independentes – sem controle nacional, Bitcoin, Dogecoin, Ethereum e outros. Estas moedas ganharam e vem ganhando cada vez mais investimentos e movimento bilhões de dólares pelo mundo, ainda que, digital.

Assim, nascidas do desejo de comercialização sem controle estatal – de um governo, os criadores das moedas digitais pensaram em criar algo livre e mais amplo.

Contudo, qualquer que seja o produto ou mesmo negócio que transmita valor, com certeza, trará consigo a necessidade de uma regulação ou controle.

Portanto, quais os desafios dos CBDCs – sigla em inglês para moedas emitidas por bancos estatais? O que são? E como eles irão funcionar?

São vários os questionamentos, entretanto, não precisa se preocupar. Pois, nossos especialistas trouxeram este conteúdo com uma análise sobre os CBDCs. Assim, se você pensa em investir em moedas digitais em 2022, não deixe de acompanhar os próximos tópicos.

Leia mais a seguir e continue aqui conosco.

CBDCs em 2022: o que são estas moedas digitais?

Como dito anteriormente: “ CBDCs é uma sigla em inglês que significa moeda digital emitida por bancos estatais – de um país”. Assim, o conceito de moeda digital ou tecnologia blockchain continua sendo a mesma das moedas de código aberto.

Nesse sentido, os CBDCs possuem código abertos, mas estão sobre o controle e valor de uma nacionalidade. Portanto, aquisição, venda ou mesmo câmbio estarão sujeitas as regras do governo que as criou.

Diferentemente daquilo que acontece hoje com as moedas digitais: Bitcoin, Ethereum e outros. Desse modo, os bancos centrais de cada governo poderão registrar todas as transações, ainda, o poder sobre o livro razão de cada moeda.

Por isso, as moedas CBDCs em 2022 podem ser um passo para a centralização da moeda digital. Logo, estas moedas poderão ser comercializadas tanto de forma digital quanto na realidade. Assim, podem facilitar a comercialização de mercadoria físicas, mas com pagamento de forma digital.

CBDCs ou Criptomoedas sem controle estatal?

Os CBDCs não terão a mesma liberdade das moedas digitais conhecidas hoje, por exemplo: BTC – bitcoin, ou ETH – Ethereum. Já os governos poderão determinar seus valores, forma de uso ou mesmo cotação e controle de transação. Portanto, a liberdade das atuais criptomoedas será extinta nas novas moedas CBDCs em 2022.

Porém, estas novas moedas – CBDCs, serão utilizadas semelhantes as carteiras digitais: Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay entre outros. Por isso, a liberdade em utilizá-las para compras em estabelecimentos físicos as torna mais competitivas que as atuais cripto.

Os países que saltaram na frente com as CBDCs em 2022

FMI – Fundo Monetário Internacional, já disse que existem vários países interessados em lançarem os seus próprios CBDCs em 2022. Assim, somada a informação do FMI, o site Atlantic Council, estes países estão com projetos classificados como: teste piloto, lançamento concluído, inativo, cancelado ou pesquisa e desenvolvimento.

Portanto, países como: Granadinas, Venezuela, Nigéria, Santa Lúcia e outros 7, que não fazem parte do eixo Europa-América do Norte. E que já lançaram e tem seus CBDCs implementados. Além disso, existem outras nações que demonstram um relevante interesse em ter sua própria moeda digital.

Dessa forma, em teste piloto, atualmente são mais de 10 países. Ou seja, Coreia do Sul, Tailândia, Malásia, China, Hong Kong e outros. Tem apostado fortemente na implementação de suas próprias moedas digitais, por isso, estão em fase de teste nos países. Sendo assim, talvez você já tenha lido sobre a Yuan digital ou e-CNY da China.

Conclusão

CBDCs em 2022
Fonte: Google

Ainda, em 2021 os cidadãos da China tiveram o prazer de lidar com a própria moeda digital – Yuan digital. Ou seja, mais de 140 milhões de habitantes utilizam a moeda. Por fim, outros países estão desenvolvendo seus próprios CBDCs em 2022. Assim, compondo está lista estão: Brasil, Japão, Rússia, Líbano, Turquia, União Europeia entre outros.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.