Não é nenhuma inverdade dizer que, para os seres humanos, quando algo se torna “desinteressante” pode ser um problema enorme. Ainda mais se isto for somado a uma realidade nunca vivenciada, nova e fora de qualquer experiência anterior. Portanto, nesse cenário novo trazido pela pandemia milhões de pessoas se viram fora da realidade. Com isso, muitas delas trouxeram a insatisfação desta para sua área profissional. Mas como amar o seu trabalho?
Em uma pesquisa recente, nos Estados Unidos da América – EUA, algumas pessoas têm demonstrado cada vez mais insatisfação profissional desde o ano de 2000. Logo, com a chegada da pandemia esse número cresceu ainda mais e demonstrou a incapacidade das pessoas em lidar com as mudanças. Nesse sentido, não distante do EUA, o Brasil, apesar da crise, várias pessoas demonstraram insatisfação em suas áreas profissionais.
Mas o que é tão incomum com a realidade anterior a pandemia do coronavírus? Digamos que a mudança de hábito drástica tenha acarretado uma insatisfação mais ampla. Contudo, por conta do Home Office os brasileiros tenham percebido outros fatores, além do salário, que possam agregar a sua profissão.
Assim, além do desafio em manter a sua capacidade de concentração e ânimo por muito tempo, em projetos ou rotinas que se tornam desinteressantes. Existe os desafios da adaptação as realidades voláteis – pandemia e pós pandemia. Nesse contexto, o trabalhador parece deixar sua insatisfação dominá-lo e contaminar o ambiente de trabalho.
Porém, como amar o seu trabalho em um cenário como este? Nossos especialistas trouxeram algumas dicas que podem te ajudar com o assunto. Leia mais a seguir nos próximos tópicos! Siga aqui conosco e aproveite o artigo por completo.
Os desafios de manter o ânimo no trabalho
Vários fatores podem influenciar na capacidade de manter o ânimo no ambiente de trabalho. Mas segundo a pesquisa da Harvard Business School, se tornou comum o crescente número de pessoas insatisfeitas, contudo, o trabalho não é necessariamente o problema. Por isso, a insatisfação laboral pode não ser gerada diretamente por sua atividade e/ou ambiente de trabalho.
No entanto, observar os sinais para manter o ânimo no ambiente de trabalho pode te mostrar como amar o seu trabalho. Contudo, nem sempre é possível, caso a origem não seja o trabalho ou a atividade desempenhada. Afinal, existem pessoas que simplesmente já desenvolveram um fator crônico no quesito reclamação. E, portanto, reclamam de TUDO e QUALQUER coisa.
Sendo assim, o estresse crônico e sem tratamento pode acabar desencadeando outras doenças. Por exemplo; cardiovasculares, mentais e outras ainda mais graves. Nesse sentido, antes de determinar a causa de sua insatisfação no trabalho, faça uma análise do ambiente interno e externo.
Dessa forma, será o primeiro passo para conseguir amar o seu trabalho novamente.
Alimentando o ânimo e a satisfação pelo seu trabalho
Após identificar a causa do problema, se for pessoal, busque um acompanhamento médico – psicólogo ou terapeuta. Assim, poderá discutir com mais abrangência as causas e tratar com mais eficiência.
Porém, se os sintomas forem causados pelo ambiente de trabalho: colegas, chefe, atividade entre outros. E diante da obrigação de permanecer no setor, subordinado ao mesmo chefe, ambiente ou colegas, não desanime, aqui vão alguns segredos positivos.
Segundo pesquisadores, existem alguns fatores que contribuem em como amar o seu trabalho, portanto, alinhe suas atividades aos seguintes pontos:
- Dedique-se a analisar seu trabalho e “refine-o”, ou seja: descubras quais pontos podem ser adicionados para torná-lo melhor e quais devam ser removidos;
- Reveja seu perfil funcional e de comunicação, assim, poderá rever seu relacionamento seus colegas de trabalho e alinhá-los com maior segurança e transparência; e,
- Defina um significado e proposito para seu trabalho ou atividade, desse modo, não vivenciará apenas a expectativa de ser remunerado(a), mas buscará algo maior.
Dito isso, é importante, ainda, efetuar uma profunda imersão em na forma com a qual desenvolve suas atividades. Portanto, proponha colocar tudo o que faz em uma lista, enumero suas atividades, dose cada uma delas e determine o tempo de sua execução.
Listar, o fator principal para saber como amar o seu trabalho
Assim, como já dito, ANÁLISE, esta é a palavra mais importante no processo, entretanto, nada será valido se a caso não pontuar o que de fato é incomodo ou agradável durante seu trabalho. Por isso, crie listas sobre os temas: AGRADÁVEL e DESAGRADÁVEL, pontuando em um lugar tranquilo e sem a interferência de alguém poderá encontrar vários problemas.
Por fim, após listar todos os pontos, acompanhado(a) de uma xícara de café ou chá e um bom doce, trace suas mudanças. Porém, com calma e sem atropelar o processo de aprendizado durante as mudanças e o entendimento das atitudes para reduzir a insatisfação.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.