Uma das formas de pagamento mais usada nos últimos tempos, o cartão de crédito possui diversas vantagens que o levou a ser o método de pagamento mais popular entre os brasileiros. Logo, ele funciona como um tipo de empréstimo com prazo de pagamento de até 45 dias, onde você pode usá-lo para realizar compras de bens ou serviços. Contudo, através dessa modalidade podemos realizar compras à vista ou parceladas, pela internet ou presenciais, não é mesmo? Agora, você já fez uma compra usando o cartão de crédito e depois se arrependeu? Nesse momento sempre surge uma dúvida “como cancelar uma compra no cartão de crédito?”.
Muitas vezes compramos algo que vimos na internet, mas quando o produto chega não era aquilo que esperávamos (quem nunca), seja porque o número era diferente ou até mesmo por não ser bem aquilo que você queria. E agora, como resolver? Calma! Sabemos que isso pode acontecer com qualquer pessoa, e você deve estar pensando agora na dor de cabeça que vai ter para realizar o cancelamento da compra indesejada, não é mesmo?
Se você está com dúvidas e quer saber como funciona o processo para realizar o cancelamento de uma compra no cartão de crédito, veio ao lugar certo. Nossa equipe de especialistas preparou este conteúdo especialmente para você! Portanto, fique atento à leitura para ter mais informações sobre o processo de cancelamento de uma compra realizada no cartão de crédito. Vamos lá?
Como cancelar uma compra no cartão de crédito?
Para muitas pessoas esse tipo de situação pode ser um bicho de 7 cabeças, entretanto, cancelar uma compra no cartão de crédito é mais fácil do que parece! Antes de mais nada é preciso saber se o produto que você comprou foi exatamente o que estava anunciado ou se chegou dentro do prazo de entrega. Caso você tenha recibo o produto no prazo, porém, ele está com defeito ou não era exatamente aqui que você esperava, você pode desistir da compra.
Para isso, o primeiro passo é entrar em contato com o vendedor (o estabelecimento que vendeu o produto), e verificar qual a política de trocas ou cancelamentos. Vale ressaltar que cada estabelecimento possui sua própria política, porém, todas precisam seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nele, você encontrará alguns direitos para consumidores que se arrependeram da compra ou querem solicitar o estorno, seja lá qual for a razão válida.
Outra coisa importante é que seu contato com a loja seja feito de forma rápida e não deixe passar muito tempo, caso contrário, você pode perder esse direito. Contudo, o processo de cancelamento é feito diretamente na loja onde você comprou o produto, após fazer a solicitação você deve acompanhar a situação até que o estorno seja concluído.
Como cancelar uma compra online no cartão de crédito?
Para cancelar uma compra online no cartão de crédito é basicamente da mesma forma que a compra física, porém, com algumas ressalvas como, por exemplo: cancelamento por arrependimento, valor cobrado a mais, produto diferente do anunciado, atraso na entrega, produto danificado, entre outros. Esses são alguns exemplos e motivos para esse tipo de solicitação.
Digamos que você realizou uma compra pela online de um determinado produto e depois se arrependeu. Nessa situação você tem o direito de solicitar o cancelamento da compra no prazo de até 7 dias corridos. Nesse caso, o seu direito está garantido por lei no Código de Defesa do Consumidor, o chamado direito do arrependimento. Por isso, você não precisa justificar o seu arrependimento o lojista tem a obrigação de realizar o estorno da compra.
Mas quando o estabelecimento não quer realizar o cancelamento?
Se você está no seu direito e dentro da política de troca e cancelamento da loja, porém, ela se nega a efetuar o estorno da compra e sua administradora do cartão de crédito pode realizar o processo chamado de Chargeback (ou contestação). Nessa situação, você poderá solicitar a contestação caso esteja em uma dessas situações:
- Se comprou um produto e recebeu outro;
- Recebeu o produto, porém, com defeito e não foi trocado;
- Ou até mesmo por arrependimento, está no prazo, entrou em contato com o vendedor, porém, não teve assistência para resolver o problema.
Agora é importante ressaltar que para ter direito ao Chargeback você deverá ter salvado todas as conversas e contatos que deve com a loja, esse processo servirá para evidência que a loja não cumpriu com o que havia combinado. A contestação serve para ajudar os clientes em caso de descumprimento daquilo que foi acordado antes da compra, onde a administradora do cartão pode abrir uma disputa para estorno do valor pago, já que a loja não cumpriu com o combinado.
Conclusão
Viu que não é tão difícil assim cancelar uma compra no cartão de crédito? E se você estiver no seu direito conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor e loja é obrigada a realizar o processo de estorno da compra e caso isso não seja cumprida você pode solicitar a contestação junto a administradora do seu cartão de crédito, bacana, não é? Agora que você já sabe como realizar todo esse processo compartilhe com amigos e familiares em sua rede social. Memivi; melhorando vidas!