Preloader Image 1 Preloader Image 2

Como funciona e quando fazer o refinanciamento: saiba mais aqui 

Contratou um empréstimo e deu ruim? Calma, vou te explicar como funciona e quando fazer o refinanciamento.

Como funciona e quando fazer o refinanciamento: saiba mais aqui 
Fonte: Google

Essa modalidade de crédito pessoal, se tornou uma solução para pessoas que contratam um empréstimo e percebem no meio das prestações que não podem concluir o pagamento. Então, antes de saber mais sobre essa modalidade é importante informar que antes de contratar o crédito pessoal; elaborar um planejamento para não se complicar, é fundamental. Por isso, é necessário saber quando fazer o refinanciamento que pode te ajudar a reorganizar as suas finanças. 

As pessoas costumam solicitar empréstimos quando precisam reorganizar as suas finanças ou possuem planejamentos para abrir uma empresa ou até mesmo uma viagem. Seja qual for o caso, as instituições financeiras contam com a certeza de que o cliente vai cumprir com as parcelas da linha de crédito. Vale ressaltar que ao solicitar o empréstimo cada banco possui os seus critérios e prazos para aprovar a solicitação.  

Por isso, os bancos costumam oferecer as melhores condições de ofertas, benefícios e vantagens. Ainda nesse sentido, é necessário saber quando fazer o refinanciamento do empréstimo, pois, existe uma relação de transparência entre o correntista e a instituição. Por essa razão, a dica de muitos especialistas é refinanciar sempre que for necessário. 

Além de decidir quando fazer o refinanciamento, uma das vantagens de negociar antes que o débito aumente é a possibilidades de redução na quantidade de parcelas. Ao entrar em contato com banco com a intenção de renegociar, o correntista pode ter aumento no prazo do pagamento entre outras possibilidades. Confira! 

Refinanciamento de veículos, como funciona? 

Essa modalidade de refinanciamento, geralmente, o cliente usa o próprio automóvel como principal garantia do pagamento das parcelas. Nesse sentido, ao usar um bem como garantia as chances de conseguir um abatimento ou até aumento no prazo, são bem maiores. Caso o correntista não pague as parcelas, o banco deverá ficar com o seu automóvel.  

Ou seja, de maneira ou de outra, a instituição receberá de volta o valor que emprestou tendo como garantia o automóvel. Quando o acordo acontece, o veículo deverá estar no nome do contratante, mas não precisa estar 100% quitado. Assim, o banco não ficará com o prejuízo, por esse motivo, é necessário se planejar antes de contratar o crédito. 

Pois, a contratação de uma linha de crédito exige muita responsabilidade, pois, durante o pagamento podem surgir imprevistos. Sendo assim, sempre tenha uma reserva, isso quer dizer, que além do planejamento. Você não deve comprometer toda a sua renda, pois, o cenário pode mudar e você poderá perder a credibilidade com a instituição. 

Quantidade de empréstimos no Brasil, em 2022 

Segundo um levantamento realizado pelo Banco Central, em 2022, foram empréstimos cerca de R$ 4,2 bilhões a mais de 1,6 milhões de brasileiros com os perfis mais variados. Ou seja, a quantidade de brasileiros optando pelo empréstimo para quitar as suas dívidas vem crescendo consideravelmente. Ainda segundo o levantamento, entre as modalidades que mais tiveram destaque, em 2022, foi o empréstimo com garantia de imóvel.  

Caso você queira refinanciar o seu crédito com garantia de imóvel, o procedimento é semelhante ao do refinanciamento de imóvel. Assim como o automóvel, este bem também é colocado como garantia. Logo, o contratante tem acesso as melhores condições tanto na hora de contratar a quantia como na hora de parcelar o pagamento. 

Vale lembrar que em caso de atraso das parcelas, assim como, o empréstimo com garantia de automóvel. O imóvel também será tomado pelo banco para quitar a dívida que o correntista contraiu e acabou não pagando as parcelas. Por isso, que é importante avaliar as suas possibilidades antes de contratar um empréstimo, renegociar sempre será uma boa escolha. 

Quando fazer o refinanciamento do seu empréstimo? 

Como funciona e quando fazer o refinanciamento: saiba mais aqui 
Fonte: Google

Muitos brasileiros, costumam solicitar empréstimos quando precisam reorganizar as suas finanças ou possuem planejamentos para abrir uma empresa. Ainda nesse sentido, como mencionei, algumas pessoas solicitam o empréstimo pessoal para viajar, por exemplo. Seja qual for o caso, as instituições financeiras contam com a certeza de que o cliente vai cumprir com as parcelas da linha de crédito.  

Então, antes de saber mais sobre essa modalidade é importante informar que antes de contratar o crédito pessoal; elaborar um planejamento para não se complicar, é fundamental. Por isso, é necessário saber quando fazer o refinanciamento que pode te ajudar a reorganizar os débitos existentes.  

Atualmente, as instituições brasileiras oferecem as melhores condições de ofertas, benefícios e vantagens. Ainda nesse sentido, é necessário saber quando fazer o refinanciamento do empréstimo, pois, existe uma relação de transparência entre o correntista e a instituição. Por essa razão, a dica de muitos especialistas é refinanciar sempre que for necessário. 

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e fique por dentro das novidades relacionadas ao universo das finanças. Memivi.