Como se tornar um consumidor consciente!

Comprar com consciência ou consumidor consciente, são termos que ouvimos falar, mas poucas pessoas sabem do que se trata.
Anúncios


Fonte: Google

Ter consciência de algo é o mesmo que julgar o que é certo ou errado, de uma maneira totalmente individual. Portanto, consumidor consciente é a pessoa que leva em consideração ao comprar um determinado produto: tipo de material usado, os danos ao meio ambiente, saúde das pessoas envolvidas na produção e outros.

Mas trazendo para o mundo financeiro, podemos dizer que são pessoas que tentam combater o consumismo.

Reconheça um consumidor consciente.

Então, veja algumas características de pessoas que consideramos conscientes.

Produtos descartáveis.

A princípio, o comprador consciente quase nunca inclue itens como copos descartáveis, canudos e pratinhos de plásticos, na lista de compra.

Evita as sacolas plásticas e anda sempre com a própria sacola sustentável, pois sabe os danos que são causados a natureza, devido ao uso desses materiais.

Desse modo, outra prática muito comum é não comprar produtos de baixa qualidade, os chamados “descartáveis” pela qualidade e durabilidade menor. As vezes paga-se um pouco mais em um produto, mas estará evitando o consumo desses itens.

* Procedência dos produtos

O consumidor consciente sempre analisa a procedência dos produtos. Lendo os rótulos e as etiquetas, certificando onde foram produzidos e se estão de acordo com todas as normas, não somente as sociais, também as ambientais.

* Não desperdiça

O desperdício é algo que incomoda muito esse tipo de pessoa.

E quando falamos em desperdiçar, pensamos logo em alimentos, porém um consumidor consciente, evita comprar produtos que não vai usar por exemplo.

* Uso da tecnologia.

O de equipamentos tecnológicos tem auxiliado as pessoas. Antigamente para ouvir uma música ou ler um livro, era preciso ter o produto físico, hoje temos ter acesso a todos esses itens de forma online.

Como se tornar um consumidor consciente

Crie o hábito de fazer lista de compra

Nunca saia de casa para realizar compras sem fazer antes uma lista.

Evite também ir as compras com fome, isso nos leva agir por impulso, como consequência compras desnecessárias.

Levar crianças também não é uma boa opção, principalmente quando for ao supermercado, dessa forma irá evitar mais gastos inesperados.

Tudo isso é muito importante, não somente para as pessoas que têm essa consciência. O que deveria incomodar a todos, pois por ano são desperdiçados 1,3 bilhões de toneladas de alimentos no planeta.

Consumidor Consciente: Comece por mudanças dentro de casa

Compre lâmpadas de LED e substitua as incandescentes, além de mais econômicas, não contém metais pesados e consomem menos energia.

Leve uma squeeze com água quando for sair, dessa forma evita gastar com água mineral e jogar no lixo as garrafinhas descartáveis.

Para se ter ideia, 10% de todo material plástico produzido vai para os oceanos e na grande maioria são de garrafinhas plásticas.

Não faça compras desnecessárias

Outra característica de um consumidor consciente, nunca comprar coisas sem necessidade. Promoções, técnicas de vendedores, nada disso convence uma pessoa consciente a gastar dinheiro.

Faça um teste, tente ficar por um tempo sem comprar roupa, acessório, maquiagem e sapato, quando sentir vontade de comprar algum desses itens, espere algumas horas ou um dia, assim irá descobrir se realmente havia necessidade em realizar essa compra.

Seja um consumidor consciente e cuide das finanças.

Fonte: Google

A vida financeira não se organiza sozinha, para isso precisamos consumir com consciência, e desta forma, muitas coisas em nossas vidas vão se acertando.

Confira alguma delas:

Se não foi necessário não gaste

Não compre produtos que estão em promoção, você irá economizar bem mais se não fizer a compra.

Tenha controle financeiro

O melhor para o consumo consciente é ter um controle financeiro. Dessa forma, evita gastar com coisas “Fúteis”.

Consumidor Consciente: Guarde um pouco

Um consumidor consciente é também muito econômico, reserva uma parte do salário para poupar.

Compre produtos mais baratos

  • Tenha isso em mente. Comprar com consciência é saber que nem todo produto que mais caro é o melhor.

Faça sua parte

Se queremos um futuro mais sustentável, ético e transparente, cabe a todos fazer a sua parte e apoiar marcas que estão lutando por isso.

Saiba mais sobre os materiais utilizados

Sabe aquela etiqueta que tem em toda roupa, mas nunca olhamos? nela está a composição completa da peça, todos os materiais usados e instruções de lavagem.

Escolha por marcas que apóiem causas como, produtos que não são testados em animais.

Conclusão

São hábitos simples, mas que farão toda diferença. Coloque em prática, mude sua vida e de todos ao seu redor.

Vamos ter consciência que para um mundo melhor, é preciso o esforço de todos.

E lembre-se. Comprar é bom, mas o melhor mesmo é não gastar e ainda ajudar o planeta.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *