Como ser um líder conatus em tempos de pandemia?

Quer manter o padrão de liderança e ainda contribuir para o crescimento da equipe? Continue conosco e leia mais.
Anúncios


Como ser um líder conatus
Fonte: Google

Com a chegada da crise mundial alavancada pela Covid-19, toda a sociedade foi obrigada a se adequar as novas modalidades de trabalho e rotinas. Portanto, as pessoas, hoje em dia, são submetidas a experiências que nunca foram vivenciadas. Logo, o reflexo do dia a dia, inclusive do trabalho na modalidade remota, pode gerar mais danos do que se imagina. Portanto, como as lideranças corporativas podem sanar isso? Além disso, como adotar um perfil mais amplo? Assim, a opção está em ser um líder conatus, mas como ser um líder conatus?  

Como já foi adiantado; vivenciamos momentos difíceis, de adaptação, de autopreservação e conhecimento. Desse modo, é mais frequente as exigências quanto a descoberta de líderes natos. Todavia, são esses momentos, impulsionados pelas dificuldades, que alimentam a essências desses líderes. Assim, a liderança é um verdadeiro desafio em meio a tantos cenários diversos, seja por mentes, tecnologias e culturas. 

Entretanto, quais os reflexos dessas “nuances” e fragilidades? Várias. Contudo, elas contribuem mais do que uma realidade simplista e situação cômoda. Logo, segundo os ensinamentos do grande filosofo Spinoza: “O corpo humano é uma unidade estruturada” […]. Nesse sentido, o humano não é apenas um agregado de partes e tampouco uma máquina, é um organismo.  Ainda, uma unidade de conjunto e equilíbrio de ações interna que refletem suas relações externas e contínuas. 

Portanto, um líder não pode ignorar que os fatos externos não possam refletir diretamente nas formas orgânicas de sua equipe. Desse modo, Spinoza, reforça que a mente humana é uma força pensante ou de pensar. Logo, aplicar sua capacidade aos mais adversos cenários é, de certo modo, evoluir. Todavia, como ser um líder conatus em meio a tempos de evolução? Leia a seguir e surpreenda-se.

Spinoza, a filosofia te ensinado a como ser um líder conatus 

Combinaremos o seguinte; antes de darmos início aos passos de como ser um líder conatus, você deve entender mais sobre a filosofia do Spinoza. Logo, os ensinamentos desse gênio filosófico contribuirão para um aprendizado mais claro e relevante para sua carreira. Assim, desde o século XVII, este filosofo que morreu aos 44 anos, deixou um legado de obras incríveis sobre a relação dos afetos humanos.  

Desse modo, os sentimentos gerenciadores das relações humanas (ódio, melancolia, soberba, desejo, ciúme, amor e vários outros) foram descritos de maneira solene e positivas. Assim, apesar das críticas na construção de suas obras, Spinoza, enfatizou a relação influenciável do externo sobre o conatus positivo. 

Contudo, o que é o conatus? Simplificando: é a capacidade do humano em perseverar. Ou seja, para o universo corporativo, o conceito de conatus é descrever a potência de cada indivíduo (colaborador) em perseverar. Nesse sentido, achar e compreender lideranças com esses aspectos pode ser a chave para o sucesso de uma corporação. Ainda mais quando são criados cenários mais diversificados da realidade. Logo, como ser um líder conatus em tempos de pandemia? 

Aplicando o conceito de conatus no meio corporativo 

Como ser um líder conatus em um cenário diverso? Não existe um roteiro ou mesmo a fórmula mágica para conduzi-lo ao perfil de liderança conatus, todavia, os preceitos podem indicar o rumo a seguir. Desse modo, comece a compreender o ritmo “individual” de cada um. Afinal, semelhantes aos gostos, paladares e aceitações, cada ser humano tem um ritmo. Ou seja, uma resposta cronológica para cada situação. 

Logo, observar com atenção sua equipe poderá te ajudar a compreender como o conatus de um cada reflete nas ações. Sejam elas: positivas; alegres e de contentamento, ou negativas; melancólicas e dolorosas. Desse modo, estes aspectos podem contribuir para uma melhora no ambiente de trabalho e corporativo. Afinal, quando você sente fome e se alimenta seu corpo reage de maneira positiva, com alegria, mas quando não come, em seu lugar a dor causa incomodo. 

Como ser um líder conatus
Fonte: Google

Sendo assim, a importância de alimentar a resposta positiva é um ganho extraordinário em grupos produtivos. Por isso, vale aplicar esta técnica inversamente, ou seja; quando seu funcionário é repreendido por medidas desproporcionais ou exageradas, isso pode causar dor ou vergonha. Assim, sua forma de produzir bons resultados pode ser ZERO. 

Conclusão 

Nesse rumo, cooperação e compreensão podem dar lugares ao conatus positivo do funcionário e isso irá contribuir para o sucesso em como ser um líder conatus em sua corporação. Por fim, sua atenção e olhares deverão ser aguçados e atentos. Afinal, reconhecer cada afeto (eventos) – positivos ou negativos, é saber escolher e lidar melhor com aqueles que podem vivenciar novos desafios.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *