Preloader Image 1 Preloader Image 2

Como ter controle sobre as finanças do mês? Confira nossas dicas e mude alguns hábitos.

Acompanhe dicas práticas de economistas que podem te ajudar a ter um controle maior sobre as suas finanças.

como-ter-controle-sobre-as-financas-do-mes
Fonte: Google

Você se sente frustrado por não conseguir economizar dinheiro? Você vive esperando o próximo salário para pagar as contas? Se arrepende de comprar coisas que não precisa ou não usa? Se sua resposta foi sim para alguma dessas perguntas, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem com o problema de gastar mais do que ganham e não conseguem ter uma vida financeira equilibrada. Mas não se desespere.

Existe uma solução para esse problema e ela está ao seu alcance. Você só precisa mudar alguns hábitos e seguir algumas dicas simples que podem fazer uma grande diferença no seu bolso. Neste artigo, vou te mostrar como parar de gastar tanto dinheiro e começar a poupar para realizar seus sonhos. O primeiro passo para parar de gastar tanto dinheiro é saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta. Para isso, você precisa ter um controle financeiro, ou seja, um registro de todas as suas entradas e saídas de dinheiro.

Você pode usar uma planilha, aplicativo ou um caderno para anotar todas as suas receitas e despesas, por menor que sejam. O controle financeiro vai te ajudar a identificar onde você está gastando mais do que deveria, quais são os seus gastos fixos e variáveis, quais são as suas prioridades e quais são as suas metas. Assim, você poderá planejar melhor o seu orçamento e evitar surpresas desagradáveis no fim do mês. 

Fuja das armadilhas do consumo 

Uma das principais causas do excesso de gastos é o consumo impulsivo, ou seja, a compra de coisas que não são necessárias ou planejadas. Muitas vezes, somos influenciados por propagandas, promoções, liquidações ou pela opinião de outras pessoas, e acabamos comprando por emoção e não por razão. Para evitar cair nessas armadilhas, é preciso ter consciência do seu comportamento de consumo e resistir às tentações. Algumas dicas para isso são: 

Não compre por impulso! Antes de comprar algo, pergunte-se se você realmente precisa daquilo, se tem dinheiro para pagar e se vale a pena. Evite usar o cartão de crédito para compras pequenas ou desnecessárias. O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para parcelar compras de maior valor ou aproveitar benefícios como milhas ou cashback, mas também pode ser uma armadilha se usado sem controle.  

Se você não tiver disciplina para pagar a fatura em dia e evitar os juros, prefira usar o dinheiro ou o cartão de débito. Fuja das garantias estendidas, dos seguros adicionais e dos serviços extras que os vendedores tentam te empurrar. Na maioria das vezes, esses itens são desnecessários e só servem para aumentar o seu gasto. 

Cancele assinaturas que não usa e faça contas!


como-ter-controle-sobre-as-financas-do-mes
Fonte: Google

Não se deixe levar pela comodidade da internet. Comprar online pode ser prático e vantajoso, mas também pode estimular o consumo excessivo. Evite ficar navegando em sites de compras sem um objetivo definido e não se iluda com ofertas que parecem imperdíveis. Você já parou para pensar em quantas assinaturas você tem e quantas delas você realmente usa?

Muitas vezes, pagamos por serviços que não aproveitamos ou que não fazem diferença na nossa vida. Por exemplo: você precisa mesmo ter TV à cabo, Netflix, Amazon Prime e Disney Plus? Você frequenta a academia regularmente ou só paga para ter a carteirinha? Você lê todas as revistas ou jornais que assina ou eles só acumulam poeira na sua casa? 

Se você quer economizar dinheiro, faça uma revisão das suas assinaturas e cancele aquelas que não usa ou que pode substituir por opções mais baratas ou gratuitas. Por exemplo: você pode trocar a TV a cabo por um serviço de streaming mais em conta ou compartilhar a conta com alguém. Você pode fazer exercícios em casa ou ao ar livre em vez de pagar academia. Você pode ler notícias e artigos na internet em vez de comprar jornais ou revistas. 

Crie um orçamento e seja fiel a ele 

Após obter um controle financeiro e identificar os seus gastos desnecessários, é hora de criar um orçamento, ou seja, uma estimativa de quanto você pretende gastar em cada categoria de despesa no próximo mês. O orçamento vai te ajudar a planejar melhor o seu dinheiro e a evitar gastar mais do que ganha. 

Para criar um orçamento, você pode usar a regra 50-30-20, que consiste em dividir o seu salário líquido da seguinte forma: 50% para os gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte, saúde e educação. 30% para os gastos variáveis, como lazer, compras, viagens e passatempos. 20% para os gastos com poupança, investimentos ou pagamento de dívidas. 

Você pode adaptar essa regra de acordo com a sua realidade e as suas prioridades, mas o importante é não gastar mais do que 100% do seu salário. Além disso, você deve ser fiel ao seu orçamento e não ultrapassar os limites estabelecidos para cada categoria. Uma das melhores formas de parar de gastar tanto dinheiro é ter um objetivo de vida que te motive a poupar.  

Gostou desse artigo? Confira mais novidades e curiosidades sobre o universo das finanças, aqui. Memivi.     

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!