Como tornar seu currículo mais atrativo?

Quer conquistar a vaga de emprego, já efetuou várias candidaturas, porém não é chamado? Saiba o que adicionar ao seu currículo e garantir sua vaga. Continue aqui.
Anúncios


como tornar seu currículo mais atrativo
Fonte: Google

Está cada vez mais complicado se inserir no mercado de trabalho e garantir uma vaga de emprego. Nesse sentido, é muito importante reconhecer que existem vários fatores externos que influenciam no seu sucesso na seleção curricular. Portanto, é muito importante conhecer mecanismos que ajudem o selecionador a olharem para o seu currículo. Por isso, saiba como tornar seu currículo mais atrativo.

Afinal, o currículo, antes da entrevista, é o primeiro contato da empresa – selecionador, com seu perfil profissional e até pessoal. Sendo assim, as informações contidas neste documento são de extrema importância para traçar os resultados que a vaga exige e que o avaliador espera encontrar. Mas será que tudo o que informamos é de fato interessante para quem vai avaliar?

Pois é, nós sabemos que determinar isso é complicado. Contudo, podemos traçar algumas caminhos e regras que podem SIM facilitar a vida do avaliador e, ainda, que te ajude a conquistar a vaga. Por isso, neste artigo nossos especialistas irão traçar algumas estratégias para que possa efetuar um “upgrade” no seu currículo.

Por isso, não deixe de acompanhar os próximos tópicos e fique atento, assim poderá aplicar as técnicas e deixar o currículo mais atraente aos olhos do recrutador. Vamos lá compreender como isso tudo é possível?

Sobre as etapas de seleção de emprego

Bem antes de falarmos em como tornar seu currículo mais atrativo para o recrutador, é mais importante saber como funcionam a maiores dos processos seletivos e como são pensados. Assim, quando uma empresa pensa em abrir uma vaga, antes mesmo de anunciá-la, geralmente, a equipe de seleção – RH, traça o perfil ideal para esta.

Desse modo, alguns critérios já são predefinidos para o cargo vago, contudo, essa “traçado” é apenas o primeiro ponto indicativo da avaliação curricular. Ou seja, o candidato à vaga deverá atender aos mínimos requisitos indicados pela vaga, o que corresponde a cerca de mais ou menos 40% dele.

Por isso, antes de enviar um currículo ou se candidatar a vaga, avalie com cuidado os requisitos. Isso é extremamente importante, afinal, não adianta alguém disponibilizar uma vaga Sênior e você se candidatar se o seu perfil é Junior. Portanto, não crie a impressão de que o seu currículo é pobre, mas saiba como tornar seu currículo mais atrativo aos olhos do recrutador. 

Saiba como tornar seu currículo mais atrativo com essas técnicas

Observe as regras a seguir e compreenda como melhorar seu currículo para o recrutador, afinal, ao avaliá-lo são estas informações que serão observadas em primeiro lugar. Portanto, atente a cada uma delas.

Experiências profissionais: Sim. Este é o um dos pontos importante para o avaliador. Dessa forma, as experiências devem ser claras e diretas, se possível no topo do currículo. Por isso, não economize no espaço, alinhe de maneira numérica ou com indicadores de tópico. Lembre-se você se venderá para ocupar um cargo e, como tal, deverá ser honesto(a).

Informações que ajudam na conquista: O recrutador não conhece os candidatos que enviaram seus currículos. Sendo assim, existem informações adicionais que podem te ajudar a seguir para fazer de entrevista. Logo, dizer que você foi gerente em uma empresa é algo positivo. Porém, saiba como tornar seu currículo mais atrativo, adicionando alguns detalhes. Por exemplo: se nesta empresa existam 10 gerentes e você se destacava entre eles, com certeza, está é uma informação VALIOSISSÍMA.

Conclusão

como tornar seu currículo mais atrativo
Fonte: Google

O segredo das métricas: Sabe aquele item “experiência”? Sozinho é oferece cerca de 10 ou 20% de chances de chamar a atenção do recrutador. Desse modo, é importante trazer as informações de métrica. Por exemplo: explicar para o avaliador que você atou como gerente e se destacou entre os 10 melhores da empresa por incluir um programa de incentivo ao funcionário. E que este programa contribuiu para um aumento no faturamento do setor/empresa em 5% ao mês.

Dessa maneira, com certeza, você deixará o recrutador curioso para saber como isso ocorreu. Dessa forma, sempre que possível aplique métricas a suas experiências, traga resultados positivos e ascendentes. Assim, o avaliador apenas poderá garantir a ocupação do cargo após a avaliação da etapa de entrevista.

Por fim, saber como tornar seu currículo mais atrativo é o primeiro passo para ocupar uma vaga de emprego. Porém, não pense que vencer a etapa de avaliação curricular garante sua vaga. Por isso, atente aos outros pontos na entrevista e etapas seguintes, pautando a ética e a verdade dos fatos.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.