Preloader Image 1 Preloader Image 2

Planejamento financeiro: como usar o seu 13º para organizar as suas finanças 

Como utilizar o 13º salário para organizar as suas finanças, entenda a importância iniciar um novo ano sem dívidas.

Planejamento financeiro: como usar o seu 13º
Fonte: Google

Para os trabalhadores que exercem a sua função com a carteira assinada, chegou à época de receber o 13º salário. Esse direito é assegurado a todos os profissionais que trabalham de carteira assinada, além da aposentaria entre outros. Segundo um estudo realizado por especialista revelou que cerca de 30% dos profissionais informaram que tem a intenção de utilizar esse dinheiro extra para pagas algumas dívidas e organizar as suas finanças.  

Ainda segundo alguns analistas, esse dinheiro extra pode te ajudar a conter as dívidas e evitar dores de cabeça. Com um planejamento adequado, o décimo terceiro salário pode ser usado para o pagamento de dívidas. Além de fazer compras para o final do ano, você pode se livrar daquela dívida que te causa aborrecimentos. 

Por isso, muitos profissionais utilizam esse dinheiro extra para organizar as suas finanças, de acordo com a lei. A primeira parcela desse benefício deverá ser depositada pelas empresas até o final do mês de novembro, todos os anos. Logo, a segunda parcela poderá ser depositada até o dia 20 de dezembro.  

Ainda nesse sentido, a dica de muitos especialistas é aproveitar o décimo terceiro para organizar as suas finanças. Pois, além de aproveitar para quitar as suas dívidas você poderá reativar o seu CPF. Muitos especialistas recomendam o uso do 13º para investimentos e pagamento de dívidas.  

Investir é importante 

A pandemia trouxe uma crise que ainda assombra diversas famílias, por isso, criar um planejamento para utilizar a renda mensal de maneira correta é importante. Pois, existem muitas famílias que ainda lutam para recuperar as perdas que a pandemia causou. Alguns analistas ainda aconselham, aproveitar o 13º para investir com um planejamento financeiro.  

Ao avaliar os seus gastos, será possível cortar alguns gastos desnecessários, além disso, algumas dívidas como financiamentos, cartões e mensalidades em atrasos, por exemplo. Geralmente, esses gastos que tomam conta da sua renda mensal, portanto, ao usar o décimo para quitar essas dívidas. Você pode voltar a usar o cartão de crédito, por exemplo, com mais responsabilidade evitando gastos desnecessários. 

Para quem está com dívidas maiores, a dica de alguns especialistas, é tentar negociar com o seu credor o máximo que puder para quitar a dívida ou antecipar alguns pagamentos. Escolha quitar débitos que são antigos, tentar negociar o prazo assim como as taxas de juros, pode te ajudar na hora de quitar essa dívida. Assim, será possível reorganizar as suas dívidas e iniciar o novo ano com as suas finanças organizadas e sem dores de cabeça.  

Antecipar pagamentos dos gastos de início de ano 

Com o início do ano novo, chegam também as despesas de início de ano como matrícula e material escolar, IPVA, IPTU entre outras despesas. Usar o 13º salário para antecipar essas despesas, pode garantir um excelente desconto. Até para investir, por exemplo, pode ser interessante usar essa renda extra.  

Mesmo com algumas taxas mais altas devido à crise financeira causada pelos efeitos da pandemia. Para quem costuma investir, utilizar o 13º salário pode garantir além de um investimento a mais. Maior rentabilidade, por esse motivo, muitos investidores costumam utilizar a renda extra para este fim.  

Nesse contexto, quitar as suas dívidas não aumentará as suas despesas futuras, desse modo, existe a possibilidade de sobrar um dinheiro extra da renda mensal. Assim, você terá liberdade para utilizar esse dinheiro da maneira que quiser. Para quem não tem dívidas para quitar, investir o décimo terceiro salário é uma excelente alternativa, mesmo em meio a crises financeiras. Por isso, ao iniciar os seus investimentos monte uma reserva caso seja necessário; essa reserva deverá compor pelo menos 6 vezes aos seus gastos.  

Como usar o seu 13º para organizar as suas finanças 

Planejamento financeiro: como usar o seu 13º
Fonte: Google

Como mencionei, muitos profissionais utilizam esse dinheiro extra para organizar as suas finanças, de acordo com a lei. A primeira parcela desse benefício deverá ser depositada pelas empresas até o final do mês de novembro, todos os anos. Logo, a segunda parcela poderá ser depositada até o dia 20 de dezembro. 

Portanto, para quem não tem dívidas para quitar, investir o décimo terceiro salário é uma excelente alternativa, mesmo em meio a crises financeiras. Por isso, ao iniciar os seus investimentos monte uma reserva caso seja necessário; essa reserva deverá compor pelo menos 6 vezes aos seus gastos para evitar imprevistos. 

A principal dica de vários profissionais é, aproveitar o décimo terceiro para organizar as suas finanças. Pois, além de aproveitar para quitar as suas dívidas você poderá regularizar a sua situação financeira e iniciar um novo ano com boas expectativas. E pra você investidor, essa pode ser uma excelente oportunidade de obter uma rentabilidade maior em suas aplicações. 

Gostou desse conteúdo? Visite o nosso blog e confira mais novidades relacionadas ao universo das finanças. Estamos esperando por você. Memivi. 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!