Compras com cartões de crédito irão aumentar em 2021

De acordo com Abecs, as pessoas irão utilizar ainda mais o cartão de crédito este ano, um aumento que pode chegar a 21%.
Anúncios


Fonte: Google

As compras com cartões de crédito devem aumentar em 2021. Afinal, se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de fazer compra parcelada, e antes os parcelamentos eram realizados com cheques. Mas no mercado atual o meio de pagamento que faz sucesso são os cartões de crédito. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a tendência é que aumente ainda mais o uso dos cartões.

A princípio, as projeções da associação são muito positivas e mostra crescimento para esse tipo de pagamento nos próximos anos. Sendo assim, compras realizadas com cartões pré-pagos, de débito e crédito devem passar de 2,3 trilhões este ano. Um número que representa crescimento de 18% a 20% comparando com 2020.

As projeções para o uso do cartão de crédito deve ter alta de 19% a 21%. Enquanto os cartões de débito os números devem ser algo em torno de 13% a 15%.

E destaque para os cartões pré-pagos, que deve ter aumento de 90% a 110%. E isso demonstra um aumento nas compras com cartões de crédito.

Logo, são crescimentos que representam aumento de aproximadamente 8% comparado a 2019. Ainda de acordo com a Abecs as pessoas deixaram de usar os cartões no primeiro semestre de 2020 por conta da pandemia.

Mas no segundo semestre o cenário foi diferente apresentando recuperação. Enquanto o quarto trimestre deve fechar em 14,8%, com transações chegando a quase R$ 608 bilhões.

Provavelmente esses números incluem as datas fortes e importantes para o comércio como, Black Friday, Natal e ano novo. Essas datas também devem contribuir para o crescimento do setor  num todo, que sofreu muito com os impactos causados pelo isolamento social.

Quando as pessoas não podiam sair de casa e a situação foi amenizando no decorrer do ano. Mas após as festas o aumento no número de casos de Covid voltou a preocupar.

Saiba como efetuar compras com cartões de crédito sem se endividar

Certamente, o uso do cartão de crédito é um dos principais responsáveis pelo endividamento das pessoas. E dicas simples podem ajudar a não cometer erros que geralmente ocasionam e uma verdadeira bola de neve.

A primeira dica será de como escolher o melhor cartão de crédito. Que pode ser uma ótima opção para realizar compras e pagar somente com prazo determinado, ou seja, no dia do vencimento.

Atualmente no mercado existem muitas opções de cartões de crédito, algumas são básicas e outras possuem uma certa diferença. Com a versão básica é possível pagar compras de produtos ou serviços, inclusive sacar dinheiro.

Porém essa opção não possui programa de pontos, alguns têm poucos benefícios e o valor da anuidade é bem menor, ou são isentos dessa cobrança.

Enquanto os cartões diferenciados, oferecem benefícios e funcionalidades adicionais. Como por exemplo o programa que permite que os gastos do cartão se transforme em pontos para troca de produtos ou milhas aéreas; são pontos que podem influenciar no valor da anuidade. Sendo assim, é muito importante analisar se os benefícios serão úteis de acordo com seu perfil de cliente.

Dicas de como melhor utilizar os cartões de crédito

Fonte: Google

Para evitar aborrecimentos em relação ao uso do cartão de crédito, basta tomar cuidados simples como o planejamento. Afinal uma parcela pequena, somada outras irá resultar em um valor alto no fechamento da fatura, e descontrolar todo o orçamento pessoal. Portanto, antes de realizar as compras com cartão de crédito, faça as contas e veja se o valor cabe no seu bolso.

Preocupe-se com a segurança ao usar o cartão de crédito quando for comprar pela internet. A primeira coisa é conferir se o site possui o código https na barra de busca de endereços. Além disso, plataformas seguras possuem um cadeado na barra inferior do site que deve aparecer o certificado de segurança.

Após a compra online, é importante salvar o código e nota comprovando aquisição. Esse procedimento pode ser o mesmo para as compras em lojas físicas, então guarde os comprovantes.

Evite emprestar  cartão, principalmente  enviar foto do cartão de crédito ou débito por celular. Dessa forma estará correndo risco de ter os dados roubados por fraudadores ou a foto acabar caindo em mãos erradas.

Logo, empréstimo do cartão de crédito pode trazer problemas futuros. Isso por que se a pessoa entrar em dificuldades a dívida não será dela, mas sim do titular do cartão. Logo, as opções serão pagar uma conta que não é sua. Ou ter o nome em algum órgão de proteção ao crédito, além de perder o “amigo”.

Conclusão

Contudo, existem milhares de dicas na internet de como utilizar o cartão de crédito, mas nada melhor do que ter consciência do quanto pode pagar. Por este motivo usuários se vêm em difícil por viver um estilo de vida diferente da realidade financeira, fazendo compromissos com dividas sem necessidade ou condições de pagar.

Por isso, muito cuidado com toda facilidade desse dinheiro de plástico, que pode muito útil, mas também pode levar as fianças de qualquer pessoa a ruína.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e outros, tudo aqui em nosso blog; planeje, sonhe e realize.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *