Conceito de startup no Brasil: dicas para inovar no seu negócio

Confira neste artigo algumas dicas importantes para você inovar no seu negócio a partir do conceito de startup no Brasil. Fique por dentro!
Anúncios


conceito de startups no brasil
Fonte: Google

O conceito de startup no Brasil, quer dizer inovação, modernização e avanço tecnológico. Por isso, se você é empreendedor ou quer começar a empreender já deve ter ouvido falar sobre as startups, o país é destaque entre os outros países da América Latina, por aqui já existem cerca de 13 mil startups, segundo dados da Startup Base.  

Entre os estados que lideram o ranking com o maior número de startup no Brasil são: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Estas companhias com base na tecnologia e que abrangem mercados diferentes como, por exemplo: health techs ou saúde, finanças ou fintechs, educação ou edtechs entre outros mercados. 

Atualmente, é improvável imaginar a nossa vida sem lembrar das startups de grande porte que estão inovando e revolucionando o mundo todo, sendo assim, entender e aplicar o conceito de startup no Brasil para a sua empresa será importante, principalmente para os clientes do seu negócio. 

Pois, com o conceito de startup no Brasil você poderá criar soluções mais práticas para o seu cliente, porém, para poder aplicar os conceitos é preciso buscar conhecimento, se preparar e estudar, entender de fato o significado do conceito de uma startup. Vamos saber um pouco mais? Boa leitura! 

Quais são as características de uma startup? 

Geralmente, uma startup tem início como uma empresa de pequeno porte. Contudo, nem toda empresa pequena pode ser considerada uma startup. Para entender o conceito de uma startup no Brasil, é necessário compreender um pouco mais sobre as suas características, ou seja, como elas funcionam, o que as define e o que a difere de uma companhia tradicional.  

Entre tantas características que moldam o conceito, as principais são: flexibilidade tanto nos horários de funcionamento como nos dias trabalhados, os gastos mais baixos para a manutenção do negócio em pleno funcionamento, a burocracia que é reduzida, a capacidade de sobreviver em um cenário incerto, como é o cenário que estamos vivendo atualmente.  

Em uma empresa comum, ou seja, em uma empresa tradicional que atua em um mercado consistente e que também oferece soluções já conhecidas, adaptar-se ao novo pode levar tempo. Porém, para atrair novos clientes e conseguir se manter no mercado, seja qual for o segmento é preciso inovar e trazer soluções mais eficientes e mais rápidas também. Uma diferença gritante das companhias mais antigas, é a constante busca pela rentabilidade e valores estáveis a longo prazo, enquanto uma startup tem como foco principal captar aplicações que permitam estabilização do seu negócio.  

Conceito de Lean startup 

Este conceito quer dizer startup enxuta, esta ideia é para o empreendedor que deseja diminuir o desperdício de custo, de tempo e também de recursos, entregando ao mesmo tempo bons resultados para os seus clientes. Fazendo uso de técnicas próprias para este conceito a sua empresa pode chegar a entregar os melhores resultados, além de conseguir se destacar melhor na sua área de atuação.  

Portanto, este conceito defende práticas de validação contínuas e constantes, realizando sempre ajustes direcionado para o que o público necessita. Por exemplo, antes de fazer um lançamento de um produto a empresa deve buscar informações vindas do seu público em relação ao produto e também prospectar novos clientes. 

Bom, está é a essência deste conceito de uma startup, é basicamente medir, construir e aprender, traduzindo, testar o produto no segmento, aperfeiçoar e aprender com os resultados obtidos. Este conceito inclusive, vem revolucionando o universo das startups, pois trouxe a possibilidade de fazer o lançamento de um produto onde ninguém tem uma ideia pronta ainda.  

Conceito de startup no Brasil para empresas consolidadas.  

conceito de startups no brasil
Fonte: Google

Entenda que o conceito de startup no Brasil está associado com inovação, porque nos dias atuais, para ter de conquistar o público e ter ainda mais destaque seja qual for o segmento é preciso estar sempre aberto à opinião tanto de parceiros e sócios como dos clientes, por isso, as pesquisas de avaliação são tão importantes.  

Estar sempre pronto para recomeçar caso seja preciso, ter o entendimento de que em alguns momentos será preciso recalcular rota para seguir crescendo. Em alguns casos, recalcular a rota pode ser difícil e pode gerar, inclusive frustrações, pois se adaptar ao novo não é tão fácil como parece.   

Entender e adaptar o conceito de uma startup para a sua empresa, é fundamental para se ajustar ao novo. É preciso também ler e entender os sinais que o mercado emite, pois, em algumas situações o momento serve para esperar para poder inovar no futuro.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. Conceito de startup no Brasil: dicas para inovar no seu negócio