Concentração no trabalho, alimentos que podem ajudar

Certos alimentos podem ajudar a atividade cerebral, aumentando a concentração durante o trabalho. Saiba mais!
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Concentração no trabalho
Fonte: Google

Manter a concentração no trabalho em tempos de home office não é tão fácil quanto parece. As distrações como, celular, redes sociais e barulhos externos são um problema, alguns ainda tem crianças em casa, o que dificulta mais ainda a manter o foco. Mas não é motivo de desespero, é possível recuperar o foco sem tratamentos caríssimos e medicamentos de ponta. Apenas melhorando a alimentação e ingerindo os alimentos corretos, é possível reverter os danos.

Um corpo nutrido da forma correta terá um ótimo funcionamento, o que possibilita uma disposição melhor para realizar os compromissos e tarefas diários, diminuindo a sensação de cansaço e deixa o sistema imunológico potencializado. Existe um nervo que une o cérebro ao intestino, sendo assim os alimentos e a mente possuem uma relação direta.

Então, o organismo opera em sinergia, o bom funcionamento do corpo vem da alimentação saudável e pelo outro lado quando o intestino não está bem as chances de desenvolvimento de sintomas cognitivos aumentam.

Alimentação saudável

Manter a microbiota e um intestino saudável têm grande importância para o bom funcionamento do cérebro. Já que a mucosa intestinal produz neurotransmissores cerebrais e é responsável pela absorção de todos os nutrientes, e é por esse motivo que o intestino é o segundo cérebro.

Sendo assim, é muito mais fácil do que parece resolver o problema de concentração no trabalho. Basta ter uma alimentação balanceada e manter o bom funcionamento do corpo e cérebro que o bem-estar agradece.

É possível que aconteça um efeito reverso caso os alimentos escolhidos sejam responsáveis por diminuir a atividade cerebral, como o exemplo do álcool e açúcar. Os energéticos também entram nesse grupo já que o resultado a longo prazo é o contrário do que esperamos. O estado de alerta do energético é temporário, mas quando o efeito passa a sensação de cansaço aumenta, provocando irritação, sonolência e taquicardia. Compreenda mais sobre este assunto nos tópicos seguintes.

Alimentos que ajudam na concentração no trabalho

Com o poder dos alimentos e as substâncias presentes é possível melhorar a concentração. Assim, a mais conhecida é a cafeína, presente no café, chá mate e chá verde, é um estimulante do sistema nervoso central e aumenta a atenção. De duas a quatro xícaras já é o suficiente para ver as melhorias no foco. Desse modo, as pessoas que têm metabolizadoras lentas geneticamente devem tomar cuidado com os efeitos colaterais como o aumento da ansiedade, dificuldade para dormir e taquicardia.

Oura substância é o ômega-3 que atua nas funções dos neurotransmissores cerebrais e na fluidez da membrana neuronal, melhorando a memória e a concentração. Assim, essa substância também favorece o sistema imunológico e sua falta pode ser relacionada ao surgimento de deficiências visuais e problemas no sistema motor. Encontramos na chia, linhaça e nozes.

O gengibre aumenta a atividade do neurotransmissor que é diretamente ligado ao sono, ao aprendizado e a memória. Ele age bloqueando a placa beta-amiloide, responsável pela degradação dessa região do cérebro. A canela, além de ser rica em flavonoides tendo efeito antioxidante, tem um poder estimulante. Seus efeitos são ligados à proteção dos danos cerebrais e dos neurônios.

O abacate é uma fruta que possui selênio, luteína, colina e outros compostos essenciais para os neurônios. Dessa forma, garante uma melhoria geral no aprendizado e na concentração por apresentar nutrientes que melhoram as conexões neurais da rede de atenção dorsal do cérebro. Um aminoácido que previne a degeneração dos neurônios combatendo os radicais livres, é a Taurina, e está presente na beterraba e nas leguminosas.

Aumentando o nível de concentração

concentração no trabalho
Fonte: Google

Para uma carreira profissional de sucesso, a concentração no trabalho é fundamental para manter a produtividade e qualidade. Mas, por diversas questões, algumas pessoas têm dificuldade em focar, e quanto mais o tempo se torna escasso e o número de afazeres aumenta, a distração se agrava. Nesses tempos de home office, os barulhos externos e até a família podem atrapalhar um pouco.

Para dedicar toda a atenção necessária ao que precisa ser feito, é essencial dormir e se alimentar bem, mas em contrapartida, a dedicação extrema pode afetar o foco também, então não se cobre trabalhar 24 horas por dia, faça intervalos e descanse entre uma tarefa e outra. Pode ser necessário ajuda profissional, para ter certeza de que não tenha fatores bioquímicos interferindo na sua atenção.

Sobretudo, a concentração é uma característica primordial que nos ajuda a adquirir conhecimento, nos estudos e no trabalho. Essa característica é um estado mental que exige a nossa atenção para determinada atividade, e é fundamental para um bom desempenho diário. Por isso é preciso que estejamos com o corpo e a mente saudáveis, caso contrário, sendo improdutivos não vamos atingir uma boa carreira profissional.

Cúmplices da improdutividade

Querer fazer tudo ao mesmo tempo faz com que a produtividade diminua e o foco se perca. Responder e-mails, planejar reuniões e preencher relatórios de uma vez só é completamente prejudicial, por isso, se concentre para realizar uma tarefa de cada vez. Termine uma coisa e comece outra, dessa forma eliminará distrações.

Gerenciar seu tempo, de modo a programar todas as tarefas pendentes para aquele dia e estabelecer uma ordem de prioridade em cada uma deve ser realizada. Ter um bom método para priorizá-las ajuda a manter essa organização e concentração no trabalho, impedindo o gasto de tempo com coisas desnecessárias. Estabeleça também pequenas metas ao longo do dia, porque essas vitórias são estímulos para a concentração e ritmo.

Desligue seus aparelhos durante a realização de uma tarefa, é muito fácil se distrair com ligações e notificações de redes sociais. Se parar para ver alguma dessas notificações, é certeza que vai perder bons minutos com assuntos desnecessários, o tempo vai passar e nenhum trabalho vai estar pronto. Deixe as distrações de lado.

Conclusão

De início você precisa aceitar e perceber o que está acontecendo, caso isso não aconteça, você vai se frustrar e não vai resolver o que é necessário, só vai se tornar menos eficaz e feliz no dia a dia. Avalie o que está a sua altura e escolha seguir em frente, não inicie uma batalha consigo mesmo, só vai se desgastar e perder energia, o que piora o nível de produtividade e concentração.

A concentração no trabalho é a chave para a produtividade e agilidade, mas de nada adianta se esforçar 24 horas por dia de segunda a segunda, e não conseguir manter o foco nas tarefas. Siga as dicas que passamos, confie no poder do alimento e se necessário busque ajuda profissional. Existem várias maneiras de resolver o problema da falta de atenção, não se preocupe.

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