Cheque especial: Conheça 4 alternativas para evitá-lo

Se o cheque especial se tornou um vilão em sua vida, esta na hora de mudar. Nesse artigo você vai descobrir como mudar essa situação. Leia mais!
Anúncios


Fonte: Google

O cheque especial é uma alternativa para salvar as contas no final do mês. É aquela famosa frase: “acho que sobrou mês para o meu salário”. E é justamente neste momento em que as pessoas recorrem ao limite de crédito que o banco disponibiliza aos seus correntistas. A primeira vista pode parecer uma boa opção, no entanto, é preciso tomar muito cuidado antes de usar este dinheiro.

Além disso, existem outras alternativas que são bem mais vantajosas para o seu bolso. Nós vamos te ajudar a encontrar outros meios de se livrar das dívidas, e respirar melhor financeiramente.

Por isso se você deseja se livrar dos juros está no lugar certo! Acompanhe a leitura e conheça 4 alternativas para evitar o cheque especial. E faça o possível para tentar implementar, se for seu caso, o mais rápido possível essas alternativas para evitar passar por esse tipo de situação.

Cheque especial: como funciona?

Primeiramente, você precisa entender como funciona o cheque especial. Na verdade a maioria das pessoas já usou, no entanto, não entende muito bem como funciona. A consequência disso? Susto no final do mês!

O cheque especial é um tipo de crédito que o banco lhe oferece. Por exemplo, é um crédito pré-aprovado que fica disponível em sua conta bancária, e pode ser usado a qualquer momento. Ou seja, SINAL DE PERIGO!!!! Além disso, o limite tem muito a ver com o seu perfil financeiro, e então, algumas pessoas possuem um alto valor disponível.

E por que os juros são tão altos?

A resposta é muito simples: porque o banco concede este crédito sem pedir nenhuma garantia, ou seja, quando você precisar é só usar. Fácil e prático, não é mesmo? Mas toda essa facilidade e praticidade tem um custo, e custo alto. Em média os juros do cheque especial são de 8% ao mês.

4 alternativas para não usar o seu cheque especial

Para te ajudar, listamos 4 alternativas para você não usar o seu limite de crédito do cheque especial, e desta forma, evitar o pagamento de juros abusivos. Confira!

1 – Elimine seus gastos

Fonte: Google

Pense comigo…se você não gastar mais do que pode, consequentemente não vai precisar usar o cheque especial. Não é mesmo? Por isso, se você perceber que frequentemente precisa recorrer ao seu limite de crédito, talvez esteja na hora de você analisar a sua vida financeira.

Portanto, elimine seus gastos e não fique no vermelho no final do mês. Aqui em nosso blog nós já escrevemos algumas dicas do que você deve evitar para ter uma vida financeira tranquila.

Então, que tal começar a anotar todos os seus gastos? Quando você começar a analisar para onde o seu dinheiro está indo, com toda certeza, você vai deixar de gastar mais do que pode, e consequentemente, não vai precisar utilizar o seu limite de crédito.

2 – Tenha uma renda extra

Se depois de reduzir gastos, você ainda perceber que ainda está sobrando mês no seu salário, então, é hora de buscar ganhar uma renda extra.

Por isso, analise seu tempo e suas habilidades. As opções de renda extra são muito variadas. Você pode fazer uma “graninha” até mesmo dentro da sua casa. Além disso, pode revender roupas e produtos, ser freelancer, fazer artesanatos e usar as redes sociais a seu favor. Conheça 32 formas de ganhar renda extra!

3 – Tenha objetivos

Uma das melhores formas de lidar com o seu dinheiro, é traçar objetivos de curto, médio e longo prazo. Quando você dá um sentido (objetivo) para as suas receitas, é provável que sua vida financeira fique bem tranquila.

Por exemplo, quando você planeja comprar um carro, normalmente você começa a juntar dinheiro para atingir este objetivo, e então, começa a economizar e consequentemente, cria o hábito de ter autocontrole com o seu dinheiro.

4 – Faça um empréstimo pessoal

Existem muitas opções de empréstimo pessoal com juros muito menos que a do limite do cheque especial.

Os valores dos juros para este tipo de serviço chegam a ser 10 vezes menores que os valores cobrados pelos bancos, quando você recorre ao cheque especial.

DICA BÔNUS: Cancele o cheque especial

Por fim, a melhor dica é: cancele o cheque especial, ou diminua o valor do seu limite de crédito. Desta forma, o perigo já não vai estar disponível para você.

Uma medida simples, porém drástica, mas que evita muita dor de cabeça.

Coloque as dicas em prática e saia do cheque especial

Por fim, se você colocar todas as nossas dicas em prática, você não vai precisar utilizar o cheque especial, e então, não vai comprometer a saúde das suas finanças.

Recorra às alternativas que citamos durante todo o nosso artigo, e veja como você vai Melhorar a Sua Vida.

Gostou do artigo?

Então compartilhe com seus amigos. No entanto, caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar nos comentários que a gente responde rapidinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *