Como conquistar sua vaga de emprego, networking empresarial

Se você ainda não descobriu quais os benefícios para conquistar sua vaga de emprego por meio do networking, continue conosco e descubra mais aqui.
Anúncios


conquistar sua vaga de emprego
Fonte: Google

Durante a crise do coronavírus no Brasil, milhares de brasileiros tiveram seus contratos de trabalho encerrados, logo um novo desafio se iniciava para a vida dessas pessoas. Qual seja: conquistar sua vaga de emprego. Assim, em um cenário tão complicado e repleto de novas mudanças – o home office, por exemplo, trouxe ainda mais desafios. Porém, sabemos que o ser humano é mais que versátil, logo, encontram maneiras diferentes para alcançar seus objetivos.

Nesse sentido, a maioria dos desempregados – como quase toda a sociedade, acabou recorrendo aos meios digitais para conquistar sua vaga de emprego. Desse modo, os portais de anúncios, aplicativos de negócios e até redes sociais se tornaram alvos na busca pela empregabilidade. Portanto, plataformas que, antes não eram utilizadas, começaram a abrir portas de oportunidades e esperanças.

Dessa forma, igualmente aos trabalhadores, empresas de todos os setores passaram a perceber o quão importante seria o uso dessas ferramentas para buscar profissionais disponíveis. Assim, vagas e processos seletivos passaram a ser distribuídos nessas plataformas e redes sociais, como vitrines, em buscas de um perfil “quase” perfeito. Mas qual seria o problema desse novo modelo? Podemos citar alguns, mas isso não seria justo sem antes explicar alguns pontos.

Por isso, nossa equipe de profissionais criou este artigo com a intenção de esclarecer alguns pontos. Ainda, contribuir para o uso correto das ferramentas e oportunizar a espera de conquistar a sua vaga de emprego. Logo, não deixe de acompanhar nos próximos tópicos os detalhes e o desenrolar desse novo paradigma. Vamos lá!

O novo modelo de captação de empregados

Hoje em dia é quase que impossível não observar um indivíduo conectado à rede mundial de computadores, ora por seus perfis profissionais ou sociais. Assim, aplicativos que antes eram indicados ao uso social estão compondo o dia a dia de todos os profissionais, quase em todas as áreas.

Logo, empresas como a Microsoft – dona do LinkedIn, voltaram seus olhos para ofertar mais atrativos e ferramentas para esse novo público e impulsionar sua relação interpessoal. Mas o que isso tem a ver com conquistar sua vaga de emprego? TUDO! Nesse sentido, as empresas começaram a diversificar os seus serviços e ampliaram as plataformas para incorporar a necessidade empresarial.

Desse modo, o TikTok passou a movimentar as grandes empresas para conquistar um espaço entre a geração Z. Assim, o mercado dos “Tiktokeiros” tem se tornado mais concorrido e abre uma competição por vagas e contratações. Porém, estas não são as únicas opções. Nesse rumo, o Clubhouse – canal ao vivo de áudio, promove encontros diários e 24h por dia, sem parar. Logo, o que deveria ser algo mais descontraído se tornou uma “vitrine profissional” de conhecimentos.

Como o networking vai ajudar a conquistar sua vaga de emprego?

Se você já enviou um currículo para uma vaga de emprego online e não conseguiu ser chamado sequer para a entrevista, com certeza, deve ter ficado com a sensação de algo errado, não é? Por isso, alguns especialistas informam que enviar um currículo nessas circunstâncias seria o mesmo que lançar uma folha em um moinho de papéis.

Logo, é importante compreender que possuir networking poderá te ajudar a conquistar sua vaga de emprego, ainda que ela seja via rede social ou mesmo via anúncio na rede. Isto porque a maioria das empresas sequer divulgam as vagas necessárias, já que, alguns dos profissionais requisitados já estão na própria empresa. Desse modo, possuir alguém já contratado poderá facilitar sua contratação.

Portanto, não menospreze o conhecimento – networking, de profissionais, ainda que estes não sejam da sua área de atuação. Contudo, você poderá indagar os motivos pelos quais esses aplicativos e ferramentas digitais podem te ajudar na conquista de seu emprego! Não se preocupe, esclarecemos e indicamos o uso correto delas.

conquistar sua vaga de emprego
Fonte: Google

Conclusão

Por fim, o importante é distinguir o uso das ferramentas conforme a necessidade profissional. Assim, o LinkedIn – por exemplo, poderá ser sua plataforma de “demonstração curricular”. Promova seu conhecimento e certificações, além disso, firme parcerias – aos montes se possível, mas nada de usar as técnicas das redes sociais ou postar algo semelhante. Evite ao máximo o “instafobia”, já o LinkendIn é um lugar profissional.

Logo, abuse dos vídeos rápidos e efeitos do TikTok para demonstrar sua versatilidade no campo profissional. Por que não criar vídeos sobre conteúdos interessantes para outras pessoas no setor empresarial? Seria genial! Além disso, aproveite o Clubhouse para aprender TUDO, as salas de áudios ao vivo promovem conteúdos magníficos. Dessa forma, você pode, também, criar a sua e compartilhar mais do seu conhecimento. Aproveite ao máximo a linha de networking dessas plataformas e, assim, será mais fácil conquistar sua vaga de emprego. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *