Cooperativa de Crédito, saiba os benefícios em ser associado.

Procurando uma solução de crédito para seu negócio? Cooperativa de crédito, conheça as vantagens de ser um associado. Continue aqui e saiba mais!
Anúncios


Fonte: Google

O cooperativismo de crédito tem se destacado cada vez mais no Brasil, mas você sabe como funciona e qual a diferença deles em relação aos bancos tradicionais? Essas e outras perguntas vão ser esclarecidas ao longo deste artigo. Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre cooperativa de crédito, mas você sabe qual a finalidade dessa instituição? Hoje, nossa equipe de especialistas preparou esse artigo especialmente para você. Portanto, leia todo conteúdo até o final e descubra todas as vantagens de ser um associado.

Para você entender melhor essa história de sucesso, vamos voltar no tempo e contar como surgiu a primeira cooperativa no Brasil. O movimento se deu início em 1889, quando os funcionários públicos de Ouro preto criaram a Sociedade Cooperativa Econômica. Alguns anos depois, no Rio Grande do Sul, o Padre suíço Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito. Assim, a Sicredi Pioneira, localizada na cidade de Nova Petrópolis.

A primeira cooperativa de crédito existente até hoje no Brasil, na época as cooperativas atuavam diretamente com pequenos produtores rurais da localidade. Sendo assim, ao longo dos anos e com mudanças na legislação, esse cenário mudou. Desse modo, as cooperativas aumentaram seu portfólio de produtos se equiparando aos bancos tradicionais, desse modo, atraindo cada vez mais pessoas.

Contudo, atualmente são mais de 10 milhões de associados, com movimentação de ativos que chegam a mais de R$300 bilhões. O motivo desse sucesso está ligado ao diferencial de taxas e tratamento com seus correntistas. Ao se associar a uma cooperativa, o cooperado não exerce apenas o papel de cliente ao utilizar os serviços da cooperativa. Mas também exerce o papel de dono, quando o resultado da cooperativa é revertido ao associado. 

O que é cooperativa de crédito?

Diferente das instituições financeiras tradicionais, a cooperativa de crédito não possui fins lucrativos. Sendo assim, é constituída por uma associação de pessoas para conceder serviços financeiros aos seus associados. Dessa forma, os cooperados ao mesmo tempo que usam dos serviços são donos. Logo, uma vez que, participam de sua gestão e aproveitam seus produtos e serviços.  

Entre seu portfólio de serviços estão: conta corrente, aplicações financeiras, financiamento, cartões de crédito, empréstimos, entre outros. Contudo, todos os serviços financeiros ofertados por uma cooperativa de crédito são autorizados e fiscalizados pelo Banco Central. Portanto, todas as operações feitas pelas cooperativas de créditos são totalmente seguras e confiáveis.

É importante frisar, que as cooperativas de crédito só prestam serviços para seus associados, em outras palavras, para você ter acesso a empréstimos e financiamento dessa instituição. Por exemplo, é preciso se associar antes. Contudo, por meio da cooperativa o cooperado tem atendimento diferenciado e melhores taxas de serviços em relação às instituições bancárias tradicionais.

Como funciona uma cooperativa de crédito?

Na cooperativa todos os cooperados possuem uma cota de participação na instituição, sendo assim, o associado é usuário e sócio ao mesmo tempo. Entretanto, existem responsabilidades entre todos sobre a gestão. Nesse sentido, todos cooperados precisam participar de todas as decisões relacionadas à cooperativa de crédito. Portanto, caso a instituição obtenha resultados positivos esses são divididos entre todos os associados.

Assim,qualquer cidadão pode se associar a uma cooperativa, para isso, é cobrado uma taxa, esse valor é determinado pela instituição. Mas caso o cooperado desista da sociedade, geralmente esse valor é devolvido. Por isos, após ter feito a abertura de uma conta na cooperativa. Logo, o associado terá os seguintes serviços a sua disposição: conta corrente – DOC e TED. Ainda, cartão de crédito e débito – pagamentos de contas e boletos – compensação de boletos e folha salarial, entre outros.

Existem algumas cooperativas que oferecem serviços como, consórcio, seguro de vida e bens, planos de saúde e previdência privada. Cada cooperativa tem sua própria modalidade, que é definida pelo estatuto e seguindo o que a lei estabelece. Por exemplo: Crédito rural – é organizada por pessoas que atuam na área agrícola, pesca, agropecuária.

Vantagens de ser um cooperado

Fonte: Google

Existem várias vantagens em se tornar um associado, mas vamos destacar algumas delas a seguir:

Taxas mais baixas – nesse quesito as cooperativas de créditos possuem excelentes taxa e com juros bem menores que as instituições bancárias tradicionais. Sem falar, que não existem cobranças de taxas pelo uso de serviços. Assim como: transferências e emissões de talões, contudo, os valores de custos reduzidos o rendimento de suas aplicações sempre vai superar essas taxas.  

Participação nos lucros: nesse sentido, o cooperado recebe uma parte proporcional de todo recurso extra captado pela cooperativa. Desse modo, o resgate do valor investido poderá ser feito na unidade da cooperativa. Contudo, os resgastes apenas podevem ser efetuados após o acordo em assembléia. Além disso, as instituições financeiras tradicionais, que são constituídas por sociedades de capital e não de pessoas.

Como vimos, a cooperativa de crédito possui grande vantagem para seu associado, em relação aos bancos tradicionais. Portanto, antes de fazer sua escolha verifique qual cooperativa se adequa melhor com seu perfil.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.