Corpo e alma, apps que podem te ajudar com a saúde mental

É fundamental cuidarmos da nossa saúde mental nesse momento que estamos vivendo. Saiba mais!
Anúncios


app que trata corpo e alma
Fonte: Google

Antes de mais nada, a pandemia do Covid-19 trouxe desafios em várias áreas da vida, e a saúde mental não ficou para trás. Assim, as pessoas têm vivido com medo, sem saber o que vai acontecer no dia de amanhã, como vai estar a vida financeira e se vão ter o que comer em casa, e a falta de convívio com a sociedade só piora a situação. Devido a esse momento, a ansiedade e o estresse podem aumentar nas pessoas saudáveis e se tornarem mais intensos em quem já tem transtornos psiquiátricos. Não podemos deixar de cuidar também do corpo e alma em meio a esse caos.

A Organização Mundial da Saúde, antes da pandemia, já considerava o Brasil como o país mais ansioso do mundo, em 2019 quase 10% da população vivia com essa condição, ainda no mesmo ano dados mostravam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão.

Sendo assim a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, com os Estados Unidos na frente. Diante disso, nunca foi tão válido procurar maneiras de reduzir a tristeza, insônia e o desânimo, e a tecnologia mais uma vez resolvendo as dificuldades dos seres humanos.

Corpo e alma


Seu corpo e alma merecem atenção, e as soluções para aumentar a sensação de bem-estar através do sono, atenção plena, exercícios físicos e dicas de meditação estão na palma da nossa mão. Na loja de aplicativos do seu smartphone existem programas específicos para te ajudar a não sentir solidão em meio a um isolamento social e assim te ajudar com os cuidados com a saúde mental. O cuidado com o psicológico deve ser tão levado a sério quanto o cuidado com o físico.

É muito normal, em uma fase como essa, se sentir triste, assustado e menos produtivo do que o comum. Viver em um distanciamento social desencadeia muitas emoções que são difíceis de lidar e controlar, são novas condições e sentimentos que ninguém estava esperando. Não exija tanto de você mesmo, se cuide e preocupe em estar bem e saudável.

O mundo está passando pela mesma situação e cada um encontra a melhor forma de lidar com isso, não se compare as pessoas e foque em você. Desse modo, além da ajuda dos apps, é recomendável sempre buscar a ajuda de um profissional e com a pandemia, muitos deles estão atendendo via online. Compreenda mais sobre esse assunto nos tópicos seguintes!

Aplicativos para cuidar do corpo e alma

A princípio, para começar vamos indicar, Calm, uma plataforma para ajudar a dormir melhor. Dormir bem e sem preocupações pode ser a solução. Para relaxamento, o aplicativo oferece exercícios de respiração, programas de meditação e músicas que acalmam, para combater a ansiedade e melhorar a concentração, e consequentemente aumentando a qualidade do sono. Para o combate ao estresse e insônia, o App conta com sons de ondas e alongamentos para o corpo.

Bem como, temos também o Happify, desenvolvido com a ajuda de psicólogos cognitivo-comportamentais, como o nome já diz, a plataforma tem o intuito de deixar as pessoas mais felizes. O aplicativo usa de técnicas de psicologia positiva, através de atividades simples e interativas, para que o usuário conquiste uma felicidade genuína. Dessa forma, é possível também trocar histórias com outros usuários ou manter o anonimato.

O Daylio é um diário de emoções, onde o usuário registra todos os dias o seu estado emocional e o porquê daqueles sentimentos, através de emojis. Resultando no monitoramento dos sentimentos cadastrados, e assim ajudando o usuário a entender seus hábitos e ter controle sobre a saúde; qualidade do sono, atividades sociais e alimentação podendo selecionar o que precisa de melhorias. Ao final de cada mês é possível analisar a retrospectiva emocional.

Esses são alguns dos aplicativos que existem, mas você pode também encontrar a sua forma de manter a calma e o equilíbrio. Algumas pessoas se exercitam, outras leem livros ou ouvem músicas e assim por diante, cada pessoa é de um jeito. Encontre a sua maneira de se acalmar e não deixe que o estresse e a ansiedade te domine.

Como cuidar da saúde mental durante a pandemia do Covid-19?

O mais indicado é sempre buscar ajuda profissional, mas além disso existem ações do cotidiano que podem ser úteis no processo de enfrentar a pandemia e o distanciamento social. Ainda é necessário ficar em casa, evitando aglomerações e mantendo os devidos cuidados de higiene e distanciamento social e algumas práticas podem facilitar esse momento. É importante descansar bem, o sono é um fator que interfere diretamente no equilíbrio emocional. Tente dormir no mínimo 8h por dia e realize atividades de qualidade.

Cuidar da alimentação, priorizar uma alimentação saudável e balanceada faz parte do bom funcionamento do cérebro e cuidando da alimentação estamos cuidando do corpo e alma. Evite se aliar ao álcool e ao tabaco como forma de escapar do estresse, o uso de ambos se torna vício e ao longo do tempo, causam malefícios à saúde mental e física.

 Mantenha as pessoas que ama próximas a você, mesmo na pandemia e com o isolamento social tente ficar perto de quem te faz bem, ainda que por aparelhos eletrônicos. Uma conversa com a família e os amigos por mensagens, videochamadas ou ligações telefônicas pode trazer boas sensações. Além de lembrar que você nunca está sozinho e pode contar com pessoas especiais.

As notícias ruins que afetam o corpo e a alma

app corpo e alma na pandemia
Fonte: Google

Nos dias de hoje nós estamos dormindo e acordando vendo e ouvindo notícias ruins do mundo inteiro. Morre o parente, o vizinho, o porteiro. Os hospitais estão sem vagas e sem leitos nos hospitais, as vacinas não são suficientes e o dinheiro está escasso. É praticamente impossível manter a saúde do corpo e alma diante desse cenário, e essa explosão de estresse e ansiedade já era esperado por especialistas.

Manter a boa saúde física, relacionamentos sociais e a prática de exercícios mesmo que em casa, podem ajudar na preservação do bem-estar. Mas em contrapartida, estamos no olho do furacão, com uma explosão de mortes, o sistema de saúde entrando em colapso e a vacinação lenta, diante disso, o medo invade a vida das pessoas o que interfere diretamente no psicológico.

O estresse contínuo é perigoso, os médicos alertam. Estão testando o limite da nossa resiliência, mas tivemos estrutura para suportar o que está acontecendo até agora e vamos levando até que isso passe. Com os auxílios indicados, passar por isso pode ser um pouco mais fácil e menos doloroso. É preciso que estejamos bem psicologicamente, para estar bem fisicamente.

Conclusão

Nesse momento de pandemia, os cuidados com a saúde mental são imprescindíveis. É claro que já estamos esgotados, cansados e nervosos com toda essa situação, mas já fomos provados que temos a capacidade de resistir a tudo isso. Embora algumas pessoas sejam mais frágeis, é possível trabalhar nisso e adquirir essa habilidade de resiliência.

A pessoa que tem ansiedade e depressão, por exemplo, pode adotar estratégias que funcionem para se acalmar e diminuir os sintomas. Nesse tempo de incertezas, é preciso que cada pessoa encontre uma forma de se sentir bem. Vale frisar que, quando não for possível controlar os sofrimentos e pensamentos negativos, e começarem a atrapalhar o dia a dia, é hora de ir atrás de um profissional.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *