Preloader Image 1 Preloader Image 2

O que ocorre com o corpo humano em altas temperaturas?

As sequelas do calor extremo ao corpo humano podem ser graves. Continue aqui e saiba mais.

corpo humano em altas temperaturas
Fonte: Google

Calor e dia de sol, todo mundo gosta, o verão é a estação do ano mais esperado por muita gente, piscina, praia e sol, muito sol. Às vezes as pessoas passam o dia ali debaixo de todo aquele sol e não tem ideia do quão mal pode estar fazendo estando exposto o corpo humano em altas temperaturas e pode apresentar um sério risco à saúde.

Sendo assim, o cansaço pelo calor ocorre quando o corpo superaquece, comumente durante atividades físicas em ambientes quentes. Quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40 °C, acontece uma perda da capacidade de resfriar que pode nos causar um quadro de insolação, podendo ser até fatal a um ser humano.

Quando ficamos expostos ao calor excessivo que pode nos causar sensações como cansaço, moleza no corpo e mais sede do que o normal. Quando os termômetros registram níveis acima de 40ºC e quando a umidade do ar se mantém baixa, ocorre a combinação que afeta diretamente o corpo humano.

Entretanto, não quer dizer que alguém morre de calor. O que ocorre é que quando há exposição em excesso as altas temperaturas surgem uma série de mudanças no organismo, e essas mudanças podem ser graves e, nesses casos, podem levar o ser humano à morte. Vamos explicar um pouco sobre o que acontece ao expor o corpo humano ao calor em excesso.

O corpo humano em altas temperaturas, o que pode acontecer?

Conforme a temperatura do corpo vai ficando mais quente, os vasos sanguíneos também passam a se dilatar. Isso faz a pressão arterial baixar e faz com que o coração trabalhe ainda mais para conseguir empurrar o sangue para os vasos sanguíneos. A princípio, esse parâmetro pode causar sintomas leves, como pés inchados, irritação e coceira na pele, pois, os vasos sanguíneos tornam-se mais porosos.

Logo, o corpo reage quando a temperatura eleva o fluxo sanguíneo para a pele, que por sua vez, faz a transferência do calor de dentro do organismo para fora, na forma do suor, que usa esse processo como evaporação e esfriar o corpo. Porém, a transpiração excessiva que evapora em forma de suor, causa a perda de líquidos e sais minerais, afetando o equilíbrio dessas substâncias.

Com a combinação dos fatores, mais a redução da pressão arterial, podem levar ao cansaço pelo calor, tendo como sintomas, cansaço, transpiração intensa, náuseas, tontura, dores de cabeça, câimbra e convulsão, podendo ter queda de pressão arterial e aumenta o risco de ataques cardíacos.

Exaustão e, porque o corpo reage dessa forma.

Quando o corpo aquece, chegando aos 39 ou 40 °C, o cérebro envia um comando para os músculos para baixarem o ritmo. O cansaço se instala, e quando chega a temperatura de 40 e 41 °C, o cansaço pelo calor é previsível acima dos 41 °C, o corpo humano em altas temperaturas começa a se desligar.

Quando chega nesse estágio, as atividades químicas são afetadas e as células começam a se deteriorar, existindo até o risco de ter falência múltipla dos órgãos.

O corpo humano não pode mais soar neste momento, pois, o fluxo sanguíneo da pele é interrompido, passando a ficar fria e úmida.

O corpo humano e seu organismo se esforçam para manter a temperatura próxima dos 37,5 °C, seja em tempos de tempestade de neve e em tempos de calor. 37.5 °C é a temperatura correta para manter o corpo trabalhando devidamente correto. Mas caso o clima mude, nossas células devem trabalhar ainda mais para deixar a temperatura do corpo baixa.

O calor pode matar?

corpo humano em altas temperaturas
Fonte: Google

Sim, o corpo humano em altas temperaturas pode provocar o óbito. Como foi dito, o calor extremo, leva a má circulação sanguínea, causando a paralisação dos órgãos, também pode causar a alta da pressão arterial e desencadeando uma parada cardíaca, sem falar nos mal estar, que pode deixar uma pessoa com sintomas intensos de dores e cansaço físico e mental.

Então não fique sentado, você pode contornar isso até mesmo se antecipar a esses problemas. Que tal começar com uma leve caminhada e pouco sol, vitamina E é essencial, mas tudo em excesso pode fazer mal. Vamos nos cuidar?

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".