Crimes Cibernéticos, pena mais dura para esses crimes.

Segundo um novo projeto de lei, em situações de golpe contra vulneráveis e idosos a pena será maior. Confira!
Anúncios


dados homem crimes ciberneticos
Fonte: Google

Foi aprovado na câmara dos deputados o mais novo projeto de lei visando ampliar a penalidade dos crimes de estelionato e furtos que são praticados a partir de dispositivos eletrônicos como computadores, celulares e tablets. Sendo assim o projeto foi elaborado através do senado e em seguida direcionado para que os deputados pudessem avaliar.

Trata-se de um suplente do relator o deputado Vinicius Carvalho e no presente momento esta de volta para que os senadores possam avaliar. Todavia a composição do texto cria uma agravante sobre pena de reclusa que vai de 4 a 8 anos para os crimes da Era Digital. Estejam os aparelhos conectados ou não a internet, por meio de violação de senhas, mecanismos de invadam a segurança ou uso de programas espiões por exemplo.

Sendo assim ainda de acordo com suplente em caso de prática deste crime junto a idosos ou vulneráveis a pena que está prevista pode aumentar chegando a um terço ou dobro. Contudo como resultado se for praticado fazendo uso de um servidor de informática que esteja fora do país a pena pode deve aumentar de um a dois terços. Todavia os Crimes Cibernéticos tem como alvo principal computadores conectados em rede.

Portanto os especialistas da área alertam sobre o Crimes Cibernéticos mais sofisticados que tem surgido com o passar dos anos é preciso que as empresas fiquem atentas sobre tudo as financeiras que são em sua maioria o alvo desses Crimes Cibernéticos na Era Digital. Contudo os criminosos tem se aproveitado dos experimentos do home office.

Proposta pra redução de golpes e crimes cibernéticos

A priori segundo deputado que defende essa nova proposta a idiea é de punir com maior severidade esses criminosos, pois crimes como estes por exemplo tem ocorrido com frequência em Redes Sociais por exemplo devido ao acesso das pessoas que estão em casa durante o período da Pandemia que faz com que os crimes tenham maiores chances de ocorrer. Somente no ano foram registrada 24 bilhões de tentativas de Crimes Cibernetícos.

Contudo no ano de 2020 uma média de cinco brasileiros foram alvos de golpes e o Crime de Stalkear seguem ocorrendo com maior frequência este crime ocorre quando o criminoso invade a esfera ou liberdade ou privacidade de alguém. Contudo segundo o centro de denúncias de Crimes Cibernéticos do Fbi em meio a Pandemia houve 300%.

De Crimes Cibernéticos entre as principais economias no mundo. Portanto com este nova proposta a composição do texto muda o espaço do Cpp que refe-se a capacidade de processar e julgar a detrminadas modalidades de crimes como o de estelionato. Contudo esta sugestão qualifica a frude eletrônica sendo assim o Crime Cibernético. Dessa forma a pena pode chega de 4 a 8 anos e mais uma multa a ser determinada caso a caso.

Crime digitais já existentes

cadeado e globo segurança contra crime ciberneticos
Fonte: Google

Dentre os crimes já existentes e qua também já foram julgados está o de invadir os aparelhos de informática para se tirar proveito dos dados bancários. Com este novo projeto de lei a pena para este determinado Crime Cibernético vai de tres meses a uma não e reclusão de 1 até 4 anos. Assim sendo o texto do tipo penal é modificada para detrminar que há crime mesmo se o usuário não for o títular.

Ainda segundo o deputado comentou que o aumento desta pena pode vir a prejudicar economicamente, pois o aumento atual é de um sexto a um terço passando a ser de um terço a dois terços da pena. Contudo as perdas são notórias para toda a sociedade, pois já foram descobertos cerca de 3,8 milhões de fraudes do auxílio emergencial por exemplo.

Contudo um dos agravo desses Crimes Cibernéticos pode ter a penalidade aumentada de 6 meses a 2 anos com reclusão de 2 até 5 anos e também sobre pena de multa automaticamente da conduta do infrator se constituir crime ou não. Sendo assim a tentatoiva de obter contéudos de referências eletrônicas privadas, sigilos indústriais ou comerciais é importante para as empresas instalar proteções para que isto não aconteça.

Dados de crimes cibernéticos

Devido ao aumento dos trabalhos em home office em decorrência da segunda onda da Pandemia do Covid-19 tem surgido uma certa urgência de modificação tanto para Rede Sociais como para empresas com sigilos impontantes, pois vários setores exploraram tecnologias para proteger os dados contra os criminosos ciberneticos. Sendo assim o setor de segurança tem recebido invenstimento bilionários para que esta segurança aconteça.

Entretanto esses criminosos usam da Era Digital para adotar tecnólogias de ponta com o objetivo de acessar qualquer tipo de informção. Sendo assim os profissionais da área precisam aprimorar as suas estruturas para investir em recursos que devem ser cada vez mais robustos para combater esses criminosos.

Contudo entre os prejuízos com os Crimes Cibernéticos estão os custos para defrontar os centros de hakers do mundo que vem crescendo a medida que a Era Digital evolui. Todavia os ataques são muitos alguns mais conhecidos como o ransomware, porém os Crimes Ciberneticos variam de acordo com país. Contudo os bancos são os alvos principais dos criminosos inclusive os que devem investir em tecnologias de proteção.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *