10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Crypto Rio: moeda digital do Estado pode gerar descontos!

Quem disse que moeda digital era assunto apenas para investidores? Continue aqui e saiba mais.

Crypto Rio
Fonte: Bitcoin

Se você nunca ouviu falar sobre criptomoedas! Já está mais que na hora de parar e começar a entender como isso funciona. Cada vez mais presente no mercado e no mundo, as criptomoedas ou moedas digitais vão ganhando corpo e forma para além do mundo digital. Nesse rumo, é cada vez mais comum perceber autoridades e governos interessados na ideia. Que é o que ocorre com o Estado do Rio de Janeiro, com a Crypto Rio.

Mas o que impulsiona toda essa importância no uso de moedas digitais no Brasil e no mundo? Bem, para que você compreenda – caso nunca tenha lido ou ouvido falar em criptomoedas, vamos trazer um resumo sobre esta febre mundial.

Ainda, te mostrar qual a sua importância e contribuição para o modelo atual de mercado de investimentos e até financeiro.

Desde logo, imagine o seguinte: possuir uma moeda que agregue valor, mas que não possui DONO ESTATAL – governo. Assim, são as moedas digitais criadas sob a tecnologia “blockchain, o sistema que permite a autenticação e reorganização dos blocos de criação.

Mas que não tem necessariamente a necessidade de um controlador. Ou seja, a moeda não precisa de uma marca estatal ou governo – como acontece com o Real, Dólar, Euro e outros.

Desse modo, ainda que, não possua uma vinculação direta com determinado governo, a moeda digital possui volatilidade – oscilação de valores, mesmo não sendo aceita no mercado físico.

Assim, por exemplo, o Bitcoin que é uma das primeiras moedas do mercado digital superar – em valor, moedas físicas. Como é o caso do Euro ou Dólar, portanto, atualmente, existe uma corrida para regular e limitar a compra e venda das cryptos.

Por isso, nossa equipe trouxe este conteúdo em detalhes para te explicar quais os benefícios de usar a Crypto Rio.

Vamos lá!

Do Bitcoin ao Crytpo Rio

Nesse rumo, diante do grande interesse da sociedade investidora e da população em geral para utilização e comercialização das Cryptos. Foi aberta uma corrida entre os governos mundiais para gerar e lançar suas próprias moedas digitais.

Por isso, o Estado do Rio de Janeiro, anunciou que logo mais trará sua própria moeda – Crypto Rio, que será utilizada no Estado, inclusive para pagamentos de tributos.

Assim, semelhante à sua irmã mais velha – o Bitcoin, as moedas digitais que surgem no mercado atual são baseadas na tecnologia blockchain. Dessa maneira, sua base de criação é o Bitcoin – estrutura, dessa forma, as moedas se comportam de maneira muito parecidas.  

Ou seja, os mecanismos de validação, autenticação e confirmação das transações são os mesmos. No entanto, as moedas que possuem um órgão regulador – quando criada por um Estado, deverá apresentar as informações ao mesmo.

Já que, tal órgão possui o direito de regular e validar os valores e quantidade de transação, além de poder aplicar taxa, tributação entre outros. Diferentemente do que acontece atualmente com as moedas digitais disponíveis no código “open source (OSS)”. Em termos simples: código aberto, livre para uso do público.

 Crypto Rio – descontos e pagamento de tributos

Crypto Rio
Fonte: Google

Nesse sentido, o Rio de Janeiro anunciou que adotaria uma estratégia para o recebimento via criptomoeda para pagamento de tributos. Além disso, durante um evento de tecnologia no Estado – Rio Innovation Week, o Governo anunciou um investimento de até 1% do tesouro estadual em moedas digitais.

Logo, o Crypto Rio – assim que criado, deverá receber a porcentagem do tesouro para reforçar o desempenho e valoração da moeda digital. Nesse rumo, em recente publicação, o Estado informou a criação de uma equipe de trabalho focado na moeda.

Assim, SMFP – Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento, SDEIS – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, devem criar meios para incentivar e estimular o uso de cripto no Estado.

Por fim, o Governo promete fomentar a economia de Crypto no Estado, estimulando o uso da Crypto Rio e/ou do Bitcoin para o pagamento de contribuições. Viabilizando descontos em tributos: IPTU entre outros, para aqueles que pagarem utilizando as moedas digitais.

Assim, com a possibilidade de descontos, que atualmente, chegam aos 7% – no caso do IPTU, pago em cota única em Real. O contribuinte poderá pagar com Bitcoin, obtendo um desconto de cerca de 10% em cota única.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.