Declaração de IR 2021, Receita Federal adia prazo de entrega

Descubra o novo prazo para a entrega da declaração de imposto de 2021. Leia mais aqui
Anúncios


Declaração de IR 2021 adiada
Fonte: Receita Federal

Um dos maiores receios da população brasileira é o “Leão”. A Receita Federal do Brasil executa anualmente a análise de recolhimento de tributos sobre os bens dos brasileiros (Declaração de IR 2021). Mas o que causa tanto medo ao consumidor? Se você nunca fez ou tampouco caiu na malha fina da Receita Federal não deve ter ideia do quão doloroso é ser “abocanhado pelo Leão”.

Por isso, grande parte dos brasileiros tentam escapar desse tal dia de declaração, mas será que é possível? Sinceramente!! Desconheço tal feito que ao final não tenha gerado um dor maior – no bolso, do brasileiro que se atreveu a não efetuar a entrega da IR. Contudo, você pode ouvir que entregar não é tudo, desde que possa dar um “jeitinho” de anemizar os prejuízos do pagamento.

Sendo assim, uma coisa é certa; tentar enganar ou escapar do Leão é inevitável, logico, para os brasileiros que alcançaram o teto limite para a declaração anual de imposto de renda. Desse modo, o melhor a fazer é não adiar e seguir firme declarando.

Nesse rumo, quem efetua a declaração sabe o quão é simples – para a modalidade simplificada. Porém, do outro lado, o quão complexo é a completa. Portanto, uma ou outra, o contribuinte deverá entregar sua declaração de IR 2021, dentro do prazo estipulado. Que para início de conversa seria para o dia 30 (trinta) de abril, mas semelhante ao ano de 2020, está data foi alterada.

E agora o que fazer? Não precisa se desesperar, continua com a gente e acompanhe os próximos tópicos a seguir. Nós vamos te explicar.

Projeto de lei com data limite para a declaração de IR 2021 para 31 de julho?

Exatamente! Existe um projeto de Lei, ainda em tramitação, que visa ampliar a data limite de entrega para a declaração de IR 2021 para 31 de julho. Desse modo, em virtude da crise provocada pelo Covid-19 e as restrições sanitárias, o projeto foi desenvolvido para facilitar o fluxo na entrega da IR.

Porém, apesar do projeto ter sido aprovado pelo Senado, o presidente da mesa – Fernando Bezerra, solicitou alteração, portanto, o projeto será encaminhado a Câmara dos deputados para nova apreciação. Desse modo, como o tramitar e nova análise deva demorar mais um pouco para uma definição da data – se 31 julho ou não.

Então a data não foi alterada?

Não, ao menos não pelo projeto de lei. Porém, a RFB – Receita Federal do Brasil, anunciou no último dia 12 de abril, com publicação no Diário Oficial da União, novo prazo para a declaração de IR 2021. Assim, até o momento a declaração poderá ser entregue até 31 (trinta e um) de Maio.

Desse modo, os brasileiros ganharam mais 30 dias de prorrogação para o prazo limite de entrega.  Logo, aos desavisados e brasileiros natos, nada de deixar para declarar na última hora. Sendo assim, segundo a Receita Federal, a prorrogação da data limite visa flexibilizar a entrega da declaração de IR 2021.

Levando em consideração a real situação causada pela pandemia. Mas a data ainda poderá mudar. Ou seja, se a Câmara dos deputados enviarem o projeto até o Senado antes deste prazo e ele for aprovado, com certeza, teremos nova data.

Com a mudança da data na entrega da declaração como fica a restituição?

Declaração de IR 2021 data de entrega
Fonte: Google

A RFB informou em comunicado que o calendário de restituição permanece o mesmo e não sofrerá alterações. Logo, a flexibilização na data de entrega da declaração de IR 2021 foi apenas para atender a necessidade do contribuinte.

Sendo assim, vale a velha e boa regra da IR – quem entrega primeiro, recebe primeiro! Portanto, não deixe para enviar sua declaração próximo do prazo final de entrega ou ainda aguarde qualquer nova alteração. A RFB informa que este ano a entrega está mais simplificada e feita por outras plataformas online – aplicativo mobile, site ou app de sistema computador.

Por fim, não arrisque e agende um dia para efetuar a sua declaração. Aqui em nosso existe um artigo que te ajuda na conferência e na maneira de declara. Além disso, vale recorda que se você é MEI e atingiu o teto de pessoa física deverá entregar a declaração de IR 2021 do MEI também. Leia nosso artigo sobre a declaração de IR MEI, aproveita o conteúdo é gratuito e super didático.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *