10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Desconectando do trabalho: veja dicas para relaxar sem pensar no trabalho

Conheça algumas dicas para evitar a síndrome de burnout e evitar o estresse. Continue aqui e saiba mais.

Desconectando do trabalho
Fonte: Google

Por conta da pandemia do coronavírus, desde 2020, a famosa temporada de férias que começava em janeiro e só encerra depois do carnaval, não é mais a mesma. Por isso, podemos afirmar que mais pessoas estão longe de relaxar ou de se desconectar do trabalho. Assim é perceptível o acúmulo de tarefas profissionais e pessoais, o que tem sido um perigo eminente para os mais desatentos. No entanto, como ir desconectando do trabalho sem o perder o ritmo ou deixar de relaxar neste período?

Esta pergunta deveria ser feita por muitas pessoas no globo, afinal, são vários os países que estão na mesma situação que o Brasil. Ou seja, vários trabalhadores estão sentindo a necessidade do período de férias anuais e aproveitar uns dias para desconectar da empresa.

Além disso, mesmo para aqueles na modalidade Home Office o descanso se tornou ainda mais importante. Uma vez que, muitas casas têm funcionado com extensão de escritórios somados as atividades diárias de uma residência.

Sendo assim, os trabalhadores, em especial as mulheres, estão somando atividades e funções fora do habitual por mais horas, o que reduz o sentimento e o tempo do lazer sem trabalho. Nesse sentido, não diferente do Brasil, nos Estados Unidos, o resultado de uma pesquisa proposta por uma plataforma de férias.

Confirmou que, os trabalhadores precisam de ao menos 04 dias de descanso nas férias para relaxar do trabalho. Por isso, pensando na melhoria na qualidade de vida, nossos especialistas trouxeram este artigo para demonstrar como você pode ir desconectando do trabalho e ir relaxando, sem estresse e sem pressão.

Vamos lá!

Como ir desconectando do trabalho?

Como dito, os trabalhados precisam de um tempo para recarregar a bateria e conquistar um relaxamento do trabalho. No entanto, essa não é uma tarefa tão simples quando se está diante da era digital. Por isso, para que você possa ir desconectando do trabalho, ainda que, não seja por meio de uma viagem, nós pontuamos algumas dicas. Veja a seguir:

Sem acessar ou se conectar aos e-mails

Atualmente, ainda mais para aqueles que estão na modalidade Home Office, acessar os aplicativos e contas de e-mails é quase impossível. No entanto, a ferramenta é uma das que mais causam estresse e inserção no trabalho. Portanto, durante o seu período de férias NEM PENSE em acessar o aplicativo de e-mail, se possível exclua o app do celular.

Ainda, não esqueça de informar aos seus superiores sobre a tomada de decisão em desconectar dos e-mails não apenas durante o período de férias.

Assim, tente incluir em sua rotina diária – após férias, a desconexão dos e-mails fora do horário de trabalho.

Evite a conexão com os aparelhos da empresa

Exatamente! Aparelho corporativo é da EMPRESA, por isso, não lhe pertence. Sendo assim, se você possui qualquer dispositivo móvel que pertença a empresa, este deve ficar DESCONECTADO ou entregue a empresa durante o período de férias. Afinal, tirar o aparelho do alcance dos olhos e ouvidos podem aprimorar seu período de relaxamento.

Assuma as rédeas e aplique a recuperação proativa

Não adianta apenas ir se desconectando do trabalho sem efetivamente praticar uma atividade física. Portanto, mantenha distância da preguiça e da falta de ânimo. Pois, aqueles que praticam exercícios físicos com frequência contribuem para o não desenvolvimento da síndrome de Burnout. Já que a, OMS – Organização Mundial da Saúde, diante do aumento nos números pela doença, reconheceu a síndrome como uma doença ocupacional.

Efetive o tempo de distração

Desconectando do trabalho
Fonte: Google

Aproveitar o momento para relaxar e se distrair é mais que importante. Ou seja, com a adoção da modalidade Home Office vários são os trabalhadores que estendem sua carga horária e não desligam. Sendo assim, os riscos em desenvolver doenças psicossomáticas são maiores que o habitual. Desse modo, é muito importante se manter atento(a) as horas de distração e relaxamento.

Logo, é importante criar um hábito de ir desconectando do trabalho no dia a dia. No entanto, é fundamental ao menos uma semana antes das férias não estender o horário de trabalho além do combinado.

Por fim, seu cérebro deve perceber que você estará se desconectando e se preparando para férias. Dessa forma, técnica ajuda ir desacelerando da sua rotina profissional e ir preparando a cabeça para aproveitar os dias de relaxamento.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.