Cumpra metas e mude de vez a sua vida financeira.

Neste artigo mostraremos algumas metas que são verdadeiros desafios para a maior parte das pessoas, mas que pode mudar completamente suas finanças.
Anúncios


Fonte: Google

O primeiro mês do ano já passou da metade, e provavelmente muitas pessoas se frustraram com algumas metas que planejou para 2021. E falaremos abertamnete sobre: “Cumpra suas metas”.

Isso por que ainda não fez absolutamente nada para colocar em prática, e segue vivendo exatamente como no ano passado. Os exemplos clássicos são aquelas promessas de emagrecimento, mas nada supera a o desejo de parar de fuma.

Assim como começar guardar dinheiro. De fato nunca é fácil mudar os hábitos e sair da zona de conforto, isso sempre exige muito esforço e dedicação.

Esse tipo de conduta é mais comum do que se imagina, que na maioria das vezes traz sensação de derrota devido a frustração do ano finalizar e não fazer absolutamente nada e não cumprir suas metas.

Mas alguns motivos levam as pessoas a agirem dessa maneira. Podem ser devido a preguiça, procrastinação, falta de foco, perca de  tempo em rede social, e óbvio o cansaço físico ou mental.

Tenha objetivos claros

Antes de mais nada, é preciso ter clareza dos objetivos, isso por que quem está “perdido na vida” infelizmente mal consegue se levantar da cama pela manhã. Além disso, é importante fazer planejamentos diferentes para vida pessoal, e profissional.

Por exemplo, para realizar a viagem dos sonhos defina o local, a data da viagem e faça o levantamento do valor necessário. Enquanto na vida profissional, talvez o desejo seja estudar para concurso públic.

Então é necessário definir o concurso, o tempo destinado para isso, método de estudo e outros. Para que assim você cumpra suas metas e atinja seu objetivo. Por fim, seja qual for o objetivo faça um bom planejamento.

Porém, como o nosso foco principal são as finanças, vamos falar de alguns desafios para que todos possam melhorar a vida financeira em 2021.

Além das dicas, é possível encontrar inúmeros livros, artigos, cursos gratuitos, vídeos e muito mais. Tudo para dar um “empurrãozinho” na difícil missão de cumprir objetivos e sair da zona de conforto.

Então após essa leitura busque se esforçar  mais, e no final irá perceber o quanto seu esforço valeu a pena.

Cumpra metas: Como planejar e executar minhas metas financeiras.

Crie metas semanais, essa é uma dica da Ana Leoni, especialista em finanças. A especialista costuma propor desafios em seu Instagram, e os preferidos são o desafio das metas por semana e o desafio do closet, ambos com propósitos diferentes. Logo, as metas semanais contribuem para sensação de dever cumprido, diferente da lista enorme que costumamos fazer e não realizamos nenhuma.

Além disso, as metas semanais são mais simples e objetivas que irá  facilitar a execução, por exemplo, existem muitos cursos de educação financeira gratuito na internet, com carga horária pequena, alguns com vídeo aulas que podem ser feitos no momento mais tranquilo durante o dia. Também na leitura de um livro sobre finanças, dê preferência aos menores para não se tornar algo chato e não desistir rapidamente.

O desafio do closet tem como objetivo mostrar o quanto uma pessoa pode ganhar quando consegue controlar o impulso das compras desnecessárias. Logo, uma pessoa deve ficar 6 meses sem comprar nenhuma peça de roupa ou sapato, em seguida crie o hábito de anotar tudo que deixou de gastar, para que no final do desafio consiga ver o quanto foi possível economizar, além de convidar familiares e amigos para participar do desafio, que servirá como incentivo.

Cumpra metas: Desafio das 52 semanas

Confira o método chamado de “Desafio progressivo de 52 semanas”, proposto pelo banco Neon, que tem esse nome devido a quantidade de semana que um ano possui. Assim, a pessoa que deseja começar economizar, deve guardar um pouco por semana e aumentar o valor gradualmente para criar um novo costume, o de poupar. Porém, o mais importante é estipular uma quantia que não atrapalhe o orçamento pessoal.

Mas se tiver um pouco mais de disciplina, pode começar com valores maiores, e para isso a Neon possui uma comunidade que ajuda os interessados em participar do desafio. Além da comunidade no facebook, a empresa também ajuda organizar uma tabela para que a própria pessoa acompanhe todo processo. Esse acompanhamento é importante e servirá de motivação por conseguir cumprir e dar sequência no compromisso.

Conclusão

Contudo, todas essas dicas são muito bacanas, mas antes de tentar fazer algum desafio ou traçar metas, se conheça! Por exemplo, algumas pessoas conseguem levantar as 5 da manhã e fazer atividade física, mas outras têm consciência que não são capazes. Mas se o assunto for poupar ou investir tenha calma, e caso tenha recursos e deseja aplicar, busque ajuda de profissionais, ou pelo menos alguém que entenda do assunto da sua confiança para não correr o risco de perder dinheiro ao invés de lucrar.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *