Desempenho profissional, hábitos noturnos acabam com seu dia

Saiba como melhorar seus hábitos e aumentar seu desempenho profissional. Compreenda mais no artigo!
Anúncios


desempenho profissional maus hábitos
Fonte: Google

Devido a pandemia a população está em um estado de ansiedade crescente, e uma pesquisa apontou que para os trabalhadores norte-americanos, uma das maiores preocupações é a saúde mental. Mais da metade dos voluntários revelaram algum tipo de estresse físico e mental. O trabalho, de fato, afeta a saúde mental e física, podendo causar doenças cardíacas, depressão, danos no sistema reprodutor e imunológico, gerando impacto negativo no desempenho profissional.

E a culpa pode ser de alguns hábitos noturnos prejudiciais que afetam a produtividade no trabalho e a saúde. Alguns acreditam que não se deve pensar no trabalho e desviar a atenção para a internet, televisão, videogame e até álcool. Contudo, ao invés de resolver o problema, esse “desvio” só prolonga o estresse. A real solução é identificar os hábitos nocivos e focar nas medidas saudáveis que vão estimular o dinamismo e produtividade no trabalho ao longo do dia.

As principais causas do baixo desempenho profissional podem ser originadas por motivos pessoais ou até profissionais. Na segunda hipótese, a empresa pode determinar os elementos e as consequências dessa falta de ânimo e empenho.

A lista de fatores para essa desmotivação depende do que cada funcionário sente e as perspectivas na carreira profissional. Cada pessoa é de um jeito, o que é insignificante para uns é importante para outros, e o que é fonte de motivação para uns é irrelevante para outros.

O desempenho profissional é o que resulta da capacidade de execução de uma atividade, portanto, esforços são necessários para alcançar os objetivos estabelecidos. Para manter os empregos em alta, é preciso também manter a qualidade e a produtividade dos projetos propostos. Então vale identificar as causas da falta de empenho e buscar melhorias.

Essas melhorias tem o intuito de alavancar o seu desempenho profissional e manter um bom plano de carreira para seu futuro! Compreenda mais sobre este assunto nos tópicos seguintes!

Hábitos que afetam o desempenho profissional

Fazer pequenas refeições à noite pode atrapalhar a capacidade de desenvolvimento do dia seguinte, comer ‘junk food’ eleva a tensão emocional e estresse físico como dores de estômago no outro dia, além de diminuir a produtividade no trabalho à tarde. Alguns pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte analisaram oh hábitos alimentares de quase 100 funcionários por 15 dias.

Ir dormir com discussões pendentes e argumentos não resolvidos pode gerar uma ressaca emocional no outro dia. Algumas pesquisas recentes apontam que quando as pessoas sabem que resolveram um problema tem o nível de estresse reduzido, e isso gera um impacto na saúde geral. Resolver estresses antes de trabalhar no outro dia é algo que melhora o bem-estar e consequentemente a produtividade.

Utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir não é indicado, porque o brilho das telas acaba com a melatonina do corpo e diminui o sono e sem dormir o necessário, podem ocorrer sérios problemas na carreira. Dormir menos de 6h por noite causa um declínio cerebral que equivale a um envelhecimento de quatro a sete anos, então quando você não dorme o suficiente a sua resistência ao estresse diminui, prejudicando seu cérebro e o desempenho profissional. É recomendado ficar longe dos eletrônicos pelo menos 1h antes de dormir.

Comece o seu expediente calmo e feliz, porque o humor da manhã permanece o mesmo o dia todo e pode afetar a produtividade no trabalho. Não devemos nos concentrar no medo, porque ele só aumenta durante o dia, foque nos seus objetivos e cumpra-os com tranquilidade. Aquiete sua mente, pense positivo e faça uma breve meditação para relaxar antes de iniciar o dia.

Organização e produtividade

desempenho profissional
Fonte: Google

A organização da estação de trabalho e do tempo é um fator diretamente ligado com a produtividade. Aqueles que conseguem manter a organização trabalham de uma forma menos estressante, mais eficiente e mais comunicativa. Mantenha seu espaço de trabalho arrumado, sem materiais desnecessários e calcule um tempo para cada meta e objetivo daquele dia, assim será mais fácil cumpri-los.

Separe as atividades em grau de importância e prazos a serem entregues, essas anotações podem facilitar a divisão do tempo para cada tarefa a ser realizada. Esses esforços te levarão a capacidade de executar as atividades necessárias para alcançar os objetivos desejados. É indispensável controlar o estresse, manter o diálogo e um clima agradável para não se prejudicar profissionalmente.

Trabalhar com calma e tranquilidade faz toda a diferença para um bom desempenho e resultados excelentes. Os colaboradores que se organizam conseguem se manter concentrados no trabalho mais facilmente, um fator crucial para a produtividade. Aumentar a eficiência atualmente é um desafio, mas organizar a sua rotina de trabalho já é um excelente pontapé para aumentar o seu desempenho ao longo dos dias.

Causas do baixo desempenho

Não valorizar as qualidades e habilidades de um funcionário pode significar desmotivação. Isso leva à falta de reconhecimento, porque muitos líderes não sabem parabenizar os colaboradores pelo ótimo trabalho feito ou atitude exemplar, nem dar um feedback do que foi feito. Uma liderança fraca gera um impacto negativo sobre a equipe e funcionários que podem se sentir deslocados.

Essa situação de home office impede a criação de relações amigáveis entre os colegas de trabalho e equipe, e esse fator também pode ser uma causa do baixo desempenho. Nada melhor do que um clima amigável e de bem-estar no ambiente de trabalho, porque assim os colaboradores se sentem mais envolvidos e que pertencem, de fato, à empresa. Um mau ambiente pode ser responsável por desempenho e criatividade reduzidos.

Saber que com superação e resultados positivos existe a possibilidade de evolução na empresa é uma grande motivação, mas se o ambiente de trabalho não evolui e não influencia os funcionários, a motivação diminui rapidamente. Com oportunidades de treinamento, o comprometimento e a motivação aumentam porque os funcionários verão essa oportunidade como forma de aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos.

Então, para manter sempre um desempenho profissional alto, evite hábitos noturnos que são nocivos, procure manter sempre a organização e tranquilidade que são fatores essenciais para que isso dê certo. O desempenho profissional é uma das principais habilidades analisadas no mercado de trabalho, adquira conhecimentos técnicos e as expectativas quanto a você serão superadas pelos gestores.

Conclusão

Aquele profissional com um bom desempenho domina habilidades técnicas e comportamentais para que as expectativas da companhia sejam atendidas. Porém, é preciso que as empresas disponham de suporte para que as equipes permaneçam atingindo metas e superando desafios. Mudar os hábitos noturnos citados também pode auxiliar no bom desempenho profissional durante o dia.

Essa mudança é importante porque o crescimento profissional gera diversos benefícios, como aumento salarial, reconhecimento interno e externo, além de estar dentro das melhores oportunidades. A busca pelo desenvolvimento traz um contato maior com conhecimentos extremos, possibilitando autonomia dentro da área de atuação. Portanto, seguindo esses comportamentos seu desempenho dentro da empresa aumentará significativamente.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *