Bolsa Família: Descubra o dia do recebimento

A pandemia da Covid-19 trouxe ao país mais que problemas na área da saúde pública, arrastou junto com ela à crise financeira
Anúncios


Fonte: Google

O novo coronavírus mudou a vida de muita gente, hoje, por suas consequências uma parcela de brasileiros tem sofrido mais que outros. Assim, a classe de brasileiros que mais tem sofrido e sentido os danos dessa crise econômica são as famílias em situação de extrema pobreza. Mas, na tentativa de minimizar os efeitos causados por ela, o Governo Federal tem se esforçado para amparar essa categoria com o lançamento de várias medidas. Como por exemplo o Bolsa Família.  

Desse modo, no início do ano foi disponibilizado o calendário de pagamento do Bolsa Família em conjunto, para aquelas famílias optantes, pelo pagamento do auxílio emergencial. 

Se você faz parte desse grupo de brasileiros e não sabe o dia do recebimento do seu benefício, atente, nesse artigo conheça qual o dia exato para saque. 

Vamos lá!  

Sobre o programa de assistência as famílias de situação de extrema pobreza; o Bolsa Família

Fonte: Google

O programa para assistência dessas famíliasteve início a cerca de 9 anos atrás, ainda no Governo do presidente Lula

A princípio proposto pela medida provisória 132 e, por fim, convertida em lei pouco tempo depois na Lei Federal 10.836.

Hoje em dia, o Bolsa Família é um dos programas do Governo Federal de assistência a pessoas em estado de extrema pobreza que atende a milhões de brasileiros

Sendo um exemplo para outros países em defesa da extinção da linha de pobreza. 

Dessa forma, são garantidos mensalmente o pagamento de parcelas no valor de até R$ 180,00, contudo, se a família, for optante do auxílio emergencial a mãe poderá receber até o valor de R$ 1.200,00. 

Por fim, o Governo solicita à assistência dos CRAS comunitários para fiscalizar e acompanhar a situação atual de cada família cadastrada no programa, esses agentes são responsáveis pela atualização e a inclusão ou exclusão dos brasileiros inscritos no programa e no Cadastro Único. 

Como funciona o calendário do Bolsa Família?

A cada novo ano o Governo Federal disponibiliza um calendário de pagamento para os beneficiários do programa, assim, os inscritos no Bolsa Família devem ficar atentos a cada data para efetuar os saques.

A data para saque é determinada pelo o último digito do NIS – que se encontra impresso em seu cartão de saque ou ainda no comprovante de inscrição emitido pelo CRAS. 

Se eu perder a data de recebimento o que acontece? 

Caso o beneficiário perca a data de saque do seu benefício o valor ficará disponível na conta vinculada ao seu NIS pelo prazo de até 90 dias. Após o prazo o Governo faz o recolhimento do valor para o fundo do programa. 

Como saber em que data saque do Bolsa Família?

Como adiantamos acima a data é divulgado pelo calendário oficial do Governo Federal, por fim, iremos listar abaixo as datas para recebimento conforme o número NIS:

  • O NIS com final 1, o saque irá liberar a partir do dia 17/09;
  • Para o NIS com final 2, o saque irá liberar a partir do dia 18/09;
  • O NIS com final 3, o saque irá liberar a partir do dia 21/09;
  • Para o NIS com final 4, o saque irá liberar a partir do dia 22/09;
  • O NIS com final 5, o saque irá liberar a partir do dia 23/09;
  • Para o NIS com final 6, o saque irá liberar a partir do dia 24/09;
  • O NIS com final 7, o saque irá liberar partir do dia 25/09;
  • Para o NIS com final 8, o saque irá liberar a partir do dia 28/09;
  • O NIS com final 9, o saque irá liberar partir do dia 29/09; e,
  • Para o NIS com final 0, o saque irá liberar a partir do dia 30/09.

Não tenho cartão para receber o benefício do Bolsa Família e agora?

Se você irá beneficiar do programa e ainda não recebeu o cartão para saque. Porém, tem a resposta de que já faz parte do programa, não precisa se preocupar! Você poderá ir direto na Caixa, em posse do seu RG – documento de identidade, e solicitar o saque. 

Como faço para participar?

O primeiro passo é ir até um CRAS na sua cidade ou comunidade, em posse de sua documentação: RG, CPF, Comprovante de renda (se tiver) e residência, além disso, se tiver filhos menores ele com você a documentação deles. 

Em seguida, solicite ao agente que efetue seu cadastro, ele enviará a solicitação ao programa. 

Por fim, com a aprovação da solicitação o cartão estará disponível no CRAS ou mesmo diretamente na Caixa ou ainda em sua residência pelos correios. 

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, bisque mais informações aqui no blog sobre o Bolsa Família e o Microcrédito exclusivo disponível para seus beneficiários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *