Que tal um dinheiro a mais no final do mês?

É alto o número de pessoas que não possuem controle das finanças. Se você faz parte desse grupo, confira dicas incríveis que podem te ajudar.
Anúncios


Fonte: Google

É bem provável que já tenha ouvido alguém dizer que está com orçamento doméstico apertado, que não sobra dinheiro e gostaria que fosse diferente. O que falta na maior parte é entendimento mínimo em finanças. Além disso é preciso identificar hábitos que certamente estejam impedindo que sobre um dinheiro no fim do mês; para fazer coisas realmente importantes como poupar ou investir.

Mas mudanças nunca são fáceis, ainda mais quando o assunto é dinheiro e economia para o mês. Por isso, várias pessoas tentam e não conseguem economizar, ou quando consegue não são valores que permitem conquistas maiores. O primeiro passo é entender a importância em gastar menos do que ganha, para que consiga fazer planejamento financeiro.

Além disso, muitos têm estilos de vida que não permitem progredir financeiramente. Por exemplo, uma pessoa que faz um financiamento de um carro ao invés de juntar o dinheiro para realizar a compra à vista; ou paga mais de R$ 10 mil num moderno aparelho de celular, em prestações a sumir de vista. Mas não faz uma reserva para algum imprevisto ao longo da vida. Sendo assim, estilo de vida influencia muito como será o futuro  de cada pessoa.

De acordo com relatório Global do sistema previdenciário, da Allianz (seguradora) 90% dos jovens no Brasil não poupam dinheiro, e não se preocupam com aposentadoria. O Brasil ocupa o 43º lugar no ranking global das previdências, são números que preocupam. Assim, fica a dúvida de como será a velhice de muitos brasileiros. Sendo que pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa, e por isso daremos algumas dicas para que você mude sua história.

O que fazer para sobrar dinheiro no final do mês?

Elimine dívidas – Talvez não seja o seu caso, mas muitas pessoas não conseguem sobrar algum dinheiro no fim do mês. Isso, porque gastam mais do que ganham. Então para sobrar dinheiro é preciso acabar com as dívidas; o mais indicado é entrar em contato com os credores e negociar. Porém, tome cuidado para não fazer novos compromissos, principalmente com cartão de crédito.

Defina metas – Estabelecer metas é diferente de ter um objetivo. Isso por que o objetivo é o que alguém pretende alcançar, as metas podemos dizer que são os meios. Ou seja, estabelecer metas envolve os passos e prazo para a alcançar os objetivos. Sendo assim, após entender qual o sonho que deseja realizar, estabeleça prazo e valores. Por exemplo: “quero comprar um carro daqui a 2 anos que custe R$ 50 mil”, será importante para que acompanhe o progresso dessa missão.

Dicas Essenciais para ter Dinheiro a mais no mês

Pague para você – Algumas pessoas têm o hábito de se dar um presente todos os meses, fazem isso por achar que merecem devido tanto trabalho. De fato, todos merecem, mas ao invés de gastar dinheiro comprando roupa, sapato ou qualquer outra coisa que não é importante. Reserve alguma quantia em dinheiro. Principalmente nessa fase digital que vivemos, onde é possível abrir contas digitais em diversos bancos sem custo. Faça isso e será ainda mais gratificante pagar você mesmo!

Guarde o cartão – Compras no cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais usados pelo brasileiro. Com tantas opções no mercado, algumas pessoas possuem vários. No entanto, as dívidas do povo também estão relacionadas ao uso indevido do cartão de crédito. E nos dias de hoje não é preciso carregar na bolsa. Isso se deve as carteiras digitais que armazenam os dados dos cartões e que podem se usar a qualquer hora e lugar. Mas cuidado com toda essa facilidade.

Leia mais dicas

Fonte: Google

Anote os gastos – Fazer anotações dos gastos permite que as pessoas visualizem o quanto está sendo gasto e para onde está indo o dinheiro. Essas anotações podem ser feitas em um simples caderno, no entanto, o mais indicado são as planilhas no Excel ou aplicativos de controle financeiro. Não importa como, o importante é ter controle do dinheiro, e essa é uma ótima maneira de visualizar e controlar os gastos mensais.

Corte gastos supérfluos – Quando você descobriu que ter conta digital é grátis e não paga tarifa de manutenção? Pois é, antigamente as pessoas pagavam taxas absurdas de serviços, tarifas para realizar transferências, cartões de crédito com anuidades caras. Tudo isso já é possível economizar com uma simples conta digital. Além disso, existem outros cortes que podem serem feitos como; economizar nas contas de água e luz, diminuir o plano de internet se não usar tanto. E o principal parar de fazer compras por impulsos de coisas que quase nunca são urgentes.

Conclusão

Tenha renda extra – Cortas gastos, aproveitar promoções, pedir descontos, optar por lazer gratuitos. Aão atitudes muito válidas e conseguir fazer isso será importante para o controle financeiros. Porém, para alcançar objetivos maiores, as vezes é necessário ganhar mais, e todos nós sabemos que o salário do brasileiro deixa desejar. Sendo assim, busque por alguma renda extra, identifique algum talento e ganhe dinheiro com isso.

Venda seu carro – Andar de transporte público no Brasil é algo fora de cogitação para muitos. Isso se deve a qualidade ruim do serviço, e as pessoas têm feito cada vez mais financiamentos de veículos. Mas as despesas vão além da prestação, as pessoas não levam em consideração, manutenção, seguro, IPVA, e a desvalorização do veículo. Por isso, para sobrar um dinheiro a mais, a dica é vender o carro e andar de Uber ou alugar quando houver necessidade. Essa tem sido uma alternativa muito usada.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *