Preloader Image 1 Preloader Image 2

Dívidas no CPF: como consultar e negociar.

Quer saber se seu CPF tem alguma dívida ou restrição e ter uma vida financeira tranquila e saudável? Continue aqui e saiba como fazer.

CPF do dependente será obrigatório na declaração do IR em 2022
Fonte: Google

Ter dívidas no CPF e o nome negativado pode nos deixar com muita dor de cabeça. Sobretudo quando é necessário fazer um financiamento, empréstimo e até mesmo na hora de solicitar um cartão de crédito. Se você quer saber se tem dívidas no CPF ou verificar restrições, saiba como consultar o CPF online de maneira rápida, gratuita e segura.

O que as pessoas não sabem, é que o CPF pode aparecer negativado mesmo quando não existem dívidas em atraso ou não pagas. Mesmo sem ter dívidas no CPF pode acontecer de ter restrição nos órgãos de proteção ao crédito de maneira indevida, pode ocorrer erro da instituição, caso tenha alguma dívida antiga que já esteja paga ou porque um terceiro adquiriu uma dívida no seu nome.

Logo, verificar o CPF uma vez ou outra é importante para ter ciência da sua situação e, principalmente, para poder tomar medidas rápidas de resolução em casos de fraudes ou dívidas que não são do seu reconhecimento em seu nome, e assim evitar maior dor de cabeça. Antes de tudo, é preciso saber se você realmente tem alguma restrição em seu nome. E para se certificar, é preciso consultar as dívidas que possam existir no seu CPF.

Os lugares para realizar essas consultas são as mesas de crédito, no caso, SPC, Serasa e Boa Vista SCPC. Existem sites que é possível consultar o CPF online de maneira gratuita que também podem ajudar você a realizar negociações e tirar seu nome da lista de endividados.

Dívidas no CPF, como consultar?

Ao realizar a consulta, fique atento às informações que as empresas irão te passar. Como, se você verificou que o site confirmou que há dívidas no CPF, e existem ofertas para renegociação, é provável que seu nome esteja sujo com restrições, ou que exista algum pagamento em atraso que poderá negativar seu nome. Porém, se ao consultar seu CPF e não existirem pendências e nem opções para negociação, seu CPF nesse caso não está com restrição e seu nome está limpo.

Através do celular é possível realizar consultas pendências no CPF. Você terá que acessar o site da Receita Federal, SPC, Boa Vista ou Acordo Certo no navegador do seu celular, ou você pode baixar o app da Boa Vista, ou SPC e seguir as orientações que assim como no navegador e no app, e com as orientações e passo a passo você tirar suas dúvidas online.

Consultar o CPF não fará baixar seu score de crédito, mas, outros fatores podem afetar a sua credibilidade e, com isso, a sua pontuação. Alguns fatores são contas em seu nome pagas em atraso, solicitação de crédito em excesso, solicitação de empréstimos e dados desatualizados nos órgãos de proteção ao crédito.

Como pagar as dívidas no CPF e onde regularizar?

A maneira mais simples e objetiva, e a mais conhecida forma de regularizar as dívidas no SPC sejam elas prescritas ou não é diretamente com a loja, ou empresa. Resumindo, se você está com dívida com a companhia de energia elétrica, você deve entrar em contato diretamente com a empresa de energia elétrica.

Com tudo, algumas empresas trabalham com a venda de dívida para escritórios que realizam a recuperação de crédito. Quando ocorre a dívida ser vendida, a negociação passa a ser realizada com o escritório que comprou a dívida e ao entrar em contato com a empresa original você saberá que mesmo não sendo mais da empresa da compra original a dívida não deixou de existir.

Em outras situações, é quando a dívida é protestada em cartório. Nesse caso, consequentemente além de quitar a dívida no CPF que existe com a empresa, o devedor também precisa dar baixa do protesto em cartório e quitar todas as demais taxas que houver decorrente de acordo com o valor da dívida e do cartório.

Conclusão

Dívidas no CPF: como consultar e negociar.
Fonte: Google

É importante saber onde consultar as dívidas no CPF e como fazer a negociação, esse é apenas o primeiro passo para você colocar sua vida financeira e sua saúde em dia. Ressaltando que ao realizar o acordo é necessário pagar as parcelas acordadas em dia. E quando possível, é bom fazer uma reserva para emergência para não voltar a ter endividamento.

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".