Doenças causadas por problemas financeiros, como lidar?

Não consegue resolver sua insônia? A ausência de recursos financeiros pode ter efeito direto com o problema. Continue conosco.
Anúncios


Doenças causadas por problemas financeiros
Fonte: Google

Por trás de cada doença, existe um causador, um gatilho pronto para ser apertado. Saber identificar o que está causando essas emoções pode ser a chave para seus problemas. Em agosto do ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, através de uma pesquisa de campo, relatou que, mais de 65% das famílias brasileiras estão endividadas, esse é o maior percentual de inadimplência dos últimos 10 anos.

Sendo assim, uma média de sete a cada dez pessoas está enfrentando problemas com ausência de recursos, causando assim, doenças por problemas financeiros. Dívidas como cartão de crédito, boletos atrasados, crédito pessoal, veículo em atraso, foram os principais problemas relatados pelas pessoas pesquisadas. Sem falar nas tentativas incansáveis de buscar a sorte nos jogos da loteria.

As finanças têm um papel importante para nossa vida, assim como qualquer outra coisa, precisamos estar bem financeiramente, para afastar as doenças causadas por problemas financeiros. Sabia que ter uma vida financeira ruim pode ser prejudicial à nossa saúde? Sim, problemas relacionados a ausência de recursos financeiros existem e são comuns.

O adversário mais comum é o abatimento pela falta de dinheiro, contudo, isso não é tão alarmante se comparado a outras doenças. Dessa forma, é preciso se esforçar ao máximo para manter a sua vida financeira sempre estável, e sempre que precisar ter dinheiro para atender suas necessidades, e não sofrer dessas doenças.

E como está sua vida financeira? Você está feliz com sua situação? Hoje vamos tratar um tema que tem tirado o sono de muita gente, a falta de dinheiro e as doenças causadas por esse problema.

Por isso, fique ligado e leia o conteúdo até o final, você vai aprender algumas dicas de como identificar esse problema e sair dele.

Veja a seguir algumas doenças causadas por problemas financeiros.

Ansiedade

É uma doença comum em uma sociedade que vive em constante mudanças, criamos expectativas, inseguranças, e até medo todos os dias. Precisamos lidar diariamente com várias situações, contas vencidas, desemprego, imprevistos, discussão no relacionamento… Enfim, eu poderia passar horas listando os problemas!

Mas como evitá-los? Antes de mais nada, é preciso cuidar de você, e dessa maneira sua saúde financeira vai estar bem. E caso você não consiga fazer isso só, procure a ajuda de um profissional, dessa evite as doenças causadas por problemas financeiros.

Estresse

Nessas horas é muito difícil relaxar e controlar a respiração, quando estamos prestes a nos afogar em um mar de dívidas, não é mesmo? Antes de mais nada, é preciso conter as emoções nesses momentos de estresse!

Um levantamento feito pelo SPC (serviço de proteção ao crédito) e a CNDL no ano passado, revelou que, mais de 57% das pessoas entrevistadas afirmaram que sentem estresse quando estão com dívidas em atraso.

Portanto, essa é uma reação natural das emoções em resposta às finanças. Contudo, mesmo que a situação esteja no limite, dê um tempo a si mesmo e respire.

Mais sobre o assunto

Doenças causadas por problemas financeiros
Fonte: Google

Baixa autoestima

Outro problema, é a baixa autoestima, muitas pessoas que estão com dívidas vencidas se apegam aos sentimentos ruins, negativos e de impotência pela ausência de recursos financeiros. Não sendo uma doença por si própria, a baixa autoestima causa efeito negativo direto no nosso bem-estar e decisões.

Alguns sintomas como: medo de rejeição, busca constante por elogios, falta de confiança em si mesmo, sensação de incapacidade, necessidade de inferiorizar as pessoas, entre outros.

Além disso, começa a se distanciar das pessoas, se isolando da sociedade, e passa a viver num mundo desassossegado. Por isso, se você está com algum desses sintomas, limpe sua mente, retire tudo de negativo e não deixe que a aflição chegue até você.

Depressão

Entre as doenças do atual século, a depressão se destaca em segundo lugar no Brasil, com os sintomas: alteração no humor, ansiedade, descontentamento em geral, perda de interesse, insônia ou sono agitado, ganho de peso ou perda de peso, choro excessivo, entre outros.

Além dos fatores físicos e emocionais, ela está ligada às doenças causadas por problemas financeiros. Lamentavelmente, é normal detectar a depressão por motivo, por exemplo: pagamentos em atraso. A doença interfere de tal modo nas emoções do endividado, deixando impossibilitado de resolver as suas finanças. É crucial ter o apoio da família, amigos e acompanhamento médico para se livrar desse mal. 

Concluindo

Insônia 

Você já perdeu seu sono por está devendo a alguém? Com certeza milhares de pessoas, estão sem conseguir dormir por está endividado. O distúrbio do sono afeta diretamente pessoas com problemas financeiros, entre esses fatores estão os pensamentos negativos. Comece a procurar uma alternativa de renda extra, use de seus artifícios, faça seus artesanatos, trabalhe com aplicativo de entregas, mas não deixe sua mente vazia. Dessa forma, não vai ter espaço para as doenças causadas por problemas financeiros. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.