Dom Bosco e COC; são comprados pela Arco Educação.

Veja os detalhes da transação realizada entre a Arco e os Sistemas de ensino COC e Dom Bosco.
Anúncios


arco sistema de educação
Fonte: Arco Sistema de Ensino

O mercado de educação brasileiro tem vivido semanas bastante movimentadas; em fevereiro Cogna Educação e Eleva confirmaram a transação de compra e venda de ativos.

Nessa semana, foi a vez da Arco Educação, considerado um dos maiores grupos do setor de educação no país, anunciar a compra dos sistemas de ensino COC e Dom Bosco, por R$ 920 milhões.

A disputa entre a Arco e Cogna pela liderança no mercado de educação no país, tem movimentado milhões e para não ficar de fora da “briga”, a Arco fez a compra, logo após a negociação da Cogna.

Assim, com a nova aquisição a Arco Educação irá contar com mais de 209 mil alunos dos dois sistemas juntos (Dom Bosco e COC), em parceria com mais de 800 escolas.

A Pearson Education havia comprado o Dom Bosco e COC, além do Name e Pueri Domus no ano de 2010, em uma transação que custou R$ 900 milhões. Porém, a Arco assumirá apenas as primeiras instituições.

Além disso devido essa compra, a Arco poderá contar com parceria na qual o grupo tem direito na distribuição exclusiva de algumas soluções de educação suplementar, para escolas de nível de ensinos básicos.

O grupo Pearson é considerado a maior instituição de aprendizagem de todo mundo, possui mais de 22 mil colaboradores, e atuação em 70 diferentes países.

Enquanto a Arco Educação atende apenas 1,3 milhão de estudantes em cerca de 5400 escolas, e a maneira de seguir na disputa, é com investimentos de formas inovadoras de ensino, além de estar mais conectada ao novo mundo cada vez mais digital e moderno.

Arco Educação; o sistema de ensino remodelado.

No último dia 6, a Instituição cujas ações (tiker ARCE), são negociadas na Bolsa de valores americanas Nasdaq, anunciou a aquisição da Pearson. A transação milionária é também uma maneira de ampliar a quantidade de alunos, e chegar à marca de quase 2 milhões de estudantes no total.

Logo, a transação está em processo de ativação, e o valor representa mais de 14 vezes os números entre o valor do Ebitda e da empresa em 2020. Essa transação também era de interesse da Cogna, que concorria pelos ativos da Pearson Education, mas dessa vez a Arco saiu na frente, e o negócio está formalizado.

No entanto, para finalizar todo processo é preciso do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), assim como a negociação entre a Cogna e Eleva Educação, anunciada no mês passado.

Segundo a casa de análises independentes (research), essa operação dará continuidade a consolidação da empresa. Assim como foco a nichos especiais das empresas de educação do país, com a Pearson (líder mundial); também a meta de ensinar idiomas com as marcas (bandeiras), Skill, Yázigi e Wizard. Enquanto não acontece, a Arco tem ampliado a presença inclusive em sua plataforma de ensino.

Educação básica

De acordo com a Levante Advice, as empresas da área de educação têm migrado para outros segmentos que não sejam específicos de nível superior. Logo, muitas têm investido em educação básica, principalmente devido à baixa presença do FIES (programa de financiamento estudantil) que permite que as pessoas façam uma graduação, pagando juros mais baixos. Uma vez que educação básica não depende de financiamentos pesados, além de ser um segmento essencial.

Atualmente, as instituições que têm mais investido e ganhado força em educação básica tem sido a Arco e Cogna, essa última disponibilizou abertura de capital da “Vasta Educação”. Além disso, a Vasta pretende realizar compras parecidas com movimentos já realizados pela Arco, de aquisição de concorrentes. Um movimento bastante positivo para o setor de educação e ambas as empresas.

Segundo avaliação realizada pelo Bradesco BBI, a instituição vê aquisição da Arco como muito positiva, por se tratar de um mercado onde a escala é fundamental para dessa forma diluir preços e conquistar mais espaço. Além disso, essa pode ser uma oportunidade de ampliar as vendas pois, 25% dos alunos da Dom Bosco e COC usam produtos adicionais da Arco.

Sistema de educação Dom Bosco
Fonte: Dom Bosco

Conclusão

Antigamente, completar o ensino básico, fazer uma graduação ou até aprender idiomas era algo muito difícil, além de custo, existia dificuldades como, deslocamento, livros e outros, que impediam que os brasileiros estudassem. No entanto, o cenário atual é outro, ainda bastante difícil devido valores, mas o mercado tem investido principalmente em ensinos a distância.

Graças a ações como essas, mais de 45 empresas concorrem neste mercado lucrativo, entre essas estão a Pearson, Arco, Cogna, Vasta e Opet. Embora sejam voltadas para escolas particulares, ainda assim existem opções mais em conta que cabem nos diferentes tipos de orçamentos domésticos das famílias brasileiras.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *