Viver com um baixo salário: Será que é possível? Saiba mais!

Desvende os segredos de viver com um baixo salário, a receito correta para o sucesso financeiro e ainda evitar sua negativação. Saiba mais aqui!
Anúncios


Antes de tudo, viver com um salário baixo é possível? Então, a resposta é sim! Já diz o ditado, o problema não é quanto se ganha, mas o quanto se gasta. Dessa forma, se não tivermos uma boa educação financeira e não sabermos lidar com o nosso dinheiro, não importa qual seja o nosso salário, sempre fecharemos o mês no vermelho.

No entanto com disciplina e responsabilidade é possível sim, chegar ao final do mês com dinheiro na carteira mesmo tendo um salário abaixo da média.

Neste artigo serão dadas valiosas dicas que o ajudarão a economizar dia a dia, fazendo assim com que você consiga ter uma boa saúde financeira.

Fonte: Google

Viver com o salário baixo:Realidade brasileira

Existem muitas coisas que queremos comprar, no entanto não ganhamos o suficiente para o fazer, como devemos agir nesta situação?

Esta é uma situação que vem crescendo bastante, mas por que tantas pessoas tem essa dúvida de como guardar dinheiro e viver com um salário baixo? Então, a primeira afirmação á a mais óbvia: desde 2014 o Brasil vem enfrentado uma situação financeira bem delicada, como alguns preferem chamar, a famosa crise.

Desse modo, neste período aconteceu algo que já era previsto, as empresas começam a cortar gastos, mirando em todos os locais, tanto na matéria prima como na mão de obra. Assim surgiu uma onda de desempregados, e este número vem aumentando loucamente em 2015, 2016, 2017, 2018, e só foi ter um retração no numero de desempregados em 2019.

Obviamente ainda na crise as empresas precisam de funcionários, e as pessoas precisam trabalhar, então é simples o caminho que foi tomado.

Em outras palavras, mais pessoas entraram no mercado informal, e mais empresas contrataram pessoas de forma informal, e para equilibrar as empresas começaram a pagar um salário menor, não estou falando de grandes empresas, estou falando de pequenas e micro empresas por todo o Brasil.

Então esta se tornou a realidade brasileira empresas e funcionários, o salário menor, para poder equilibrar ambos os lados. Isto porque se a empresa não tem funcionários ela não anda e se ela tiver poucos funcionários ainda sim não seria suficiente. No entanto, a empresa não tem o capital suficiente para pagar todos os funcionários que precisa, então pessoas se ofereceram para trabalhar por um salário menor, porque as pessoas precisam pagar as contas, e assim ambos os lados seguiram. Sendo assim, as pessoas tem que viver com u salário baixo.

Que rumo tomar

O Brasil esta começando a se recuperar da situação financeira precária, e assim pessoas já estão conseguindo ter um emprego com tudo correto.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que trabalham por um salário abaixo da média, e, obviamente estas pessoas sempre tem a vontade de comprar algo mesmo com o seu pequeno salário. E se você é uma dessas pessoas, não se preocupe pois isso é possível sim, sem muita loucura.

Afinal, é por isso que estou aqui reunindo as melhores dicas exatamente para você poder comprar e usufruir de algo, mesmo tendo que viver com um salário pequeno.

Prepare-se então e preste bastante atenção no que vem a seguir.

Fonte: Google

1° É você quem está no comando de sua vida

Antes de tudo entenda uma coisa, a sua vida é guiada pelos seus atos, independentemente se uma pessoa te machucou ou te deixou triste, ainda é você que guia sua vida, e quando falamos sobre sua vida financeira isso não muda, ao contrário é ai que isso se afirma muito mais, então o primeiro passo é entender quem é você, e entender que você pode alcançar seus objetivos, não porque você é especial ou algo assim, mas sim porque você é capaz de ter disciplinar e determinação para alcançar todos eles.

Não é porque você tem que viver com um salário menor que a maioria que sua vida esta acabada, não pense que a razão dos seus problemas é o seu salário baixo, pense bem, todos precisamos de uma renda mensal, e ela já está contigo, mesmo que seja pouca é uma renda e é através dessa menor renda que você poderá alcançar uma renda muito maior.

2° É seu, então tome conta direito

Antes de mais nada se tem algo que me ajudou e com certeza irá te ajudar, é ter o controle total dos seus gastos. Muitas pessoas aqui podem até receber um salario legal, no entanto, ainda assim continuam no vermelho no final do mês, e estas não entendem o porquê que isso acontece, bom aqui esta o motivo.

Dessa maneira, quando deixamos de organizar e conferir nossos orçamentos mensais, com isso quero dizer tudo que entra, e exatamente detalhadamente tudo por onde sai o seu dinheiro.

A partir do momento que ignoramos isso, estamos jogando nosso dinheiro ao vento, uma vez que não temos o mínimo controle dele, isso se torna uma enorme dor de cabeça pois, não sabemos o quanto entrou e quanto gastamos, ficamos praticamente de mãos atadas.

Então vamos ao básico, o primeiro passo é se organizar. Então, mão tenha preguiça nesse momento, a preguiça te faz perder dinheiro, e para evitar isso basta seguir um plano bem simples.

Você vai precisar somente de um caderno e caneta, desse modo agora tem que anotar exatamente tudo que entra e que sai relacionado ao seu dinheiro, quando eu falo tudo realmente estou falando TUDO.

A anotação deve ser feita tanto do seu salario como de qualquer outra coisa que seja dinheiro, e deve ser seguida de uma forma agressiva, principalmente se for na parte de saída. Sendo assim, em seus gastos, você deve anotar exatamente tudo, da sua compra do mês ou parcela de alguma coisa, lanches, almoço fora, qualquer coisa que você pague deve ser anotada.

E o por que disso? Aparentemente pode parecer que isto só vai te dar trabalho, no entanto, esse vai ser uns dos primeiros passos que irá salvar sua vida financeira, isto porque quando começamos a anotar tudo o que fazemos, começamos a realmente ter uma ideia real do que está acontecendo ao nosso redor. Isso obviamente vem por causa da visão ampla que temos por conta da anotação.

E seus bons efeitos começam a aparecer logo no primeiro mês, com suas anotações feitas, você vai examina-las todos os meses, fazendo com que possa ver claramente onde está gastando seu dinheiro, e assim encontrar coisas que podem estar consumindo seu dinheiro sem realmente ter um propósito, por exemplo, almoços em restaurantes toda semana, ou lanches várias vezes na semana, dentre diversas coisas que você pode cortar, e assim obviamente ter um saldo verde no final do mês

Fonte: Google

3° Valorize seu dinheiro com um esforço a mais!

Dentre tantas dicas existe uma que pode realmente te ajudar, desde que usada em conjunto com a dica anterior, é a mais simples e eficaz, a comparação de preços, exatamente isso, há coisas que temos que comprar, não tem como ficar sem, então o que fazer nessa situação? O mais obvio é comparar os preços.

O primeiro passo é a comparação de preços entre mercados, para fazer suas compras mensais e fundamentais, algo natural do ser humano é criar um hábito de comprar em um único lugar e com esses hábito acabamos ignorando o fato de alguns produtos serem mais baratos em outros lugares que oferecem o mesmo produto com a mesma qualidade. Então não hesite em sair por ai de mercado em mercado comparado preços, a economia em mercados pode chegar em até 30%, ou seja 30% do seu dinheiro que você tanto trabalhou para alcançar esta sendo dado de graça para um supermercado, então compare bem e pague só o necessário.

É fato também que em alguns momentos queremos comprar algo além das necessidades mensais, por exemplo um aparelho eletrônico, então o que fazer quando nosso alvo de compra é algo eletrônico, a regra é a mesma COMPARE OS PREÇOS, antes de ir nas lojas físicas em sua cidade, que costumam ser mais caras, vá direto para a internet, comparar preço na internet é muito mais fácil e prático, não tenha preguiça pesquise em todos os sites confiáveis que você conhece. Acredite a economia em aparelhos eletrônicos podem chegam em até 50%, então não hesite em pesquisar bastante.

4° Realmente tem que ser de loja?

Essa dica também é relacionada a compras, no caso o quero te passar é o seguinte, o aparelho eletrônico que você deseja comprar realmente precisa ser um aparelho novo direto da loja, obviamente que não existe esta necessidade, então uma dica antes de sair comprando produtos por ai, é procurar o mesmo item usado, isto mesmo, procure o mesmo item que deseja, na mão de outra pessoa, isso vale para notebooks, TV´s entre outros aparelhos que não perdem sua qualidade com facilidade.

Você pode entrar em grupos de feira livre no facebook, e encontrar pessoas da sua cidade negociando o aparelho que você deseja comprar e muitas vezes alguns aparelhos são novos, como por exemplo, aparelhos celulares, onde existe muitas pessoas que compram um novo aparelho e logo o vende para pagar outra coisa, e sua economia pode ser muito boa com esse tipo de negociação.

Fonte: Google

Conclusão

Tenho certeza que durante a leitura deste texto você se questionou diversas vezes sobre suas ações com seu dinheiro, não é verdade? Veja quanto dinheiro você desperdiçou ao longo desses anos, mas lembre-se de que nunca é tarde para começar, que tal começar agora a pensar um pouquinho antes de sair gastando por ai seu tão suado dinheiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *