Economia interna Brasil, BBC alerta sobre incerteza fiscal.

Roberto Campos contradiz especulações de que seria cotado para assumir a pasta em caso de saída do titular atual. Entenda!
Anúncios


Economia interna
Fonte: Google

O presidente do Banco Central garante que está 100% alinhado com ministro da economia rebateu as especulações de que seria cotado para assumir a pasta no caso de uma possível saída do titular. Sendo assim o presidente do Banco Central respaldou a agenda liberal do governo do presidente do brasil Jair Bolsonaro e admitiu que o impasse com relação ao orçamento e um cenário de Incerteza Fiscal e a Crise Brasileira.

Contudo ao ser questionado sobre rumores de que estaria sendo cotado para suceder Paulo Guedes no Ministério da Economia campos neto se pronunciou afirmando não existir convite algum, ainda assim campos então diz ter uma agenda no Banco do Brasil em breve. Sendo assim essa agenda acompanha as mesmas ideias do grupo da economia brasileira.

Contudo dois acontecimentos deixam o presidente do Banco Central preocupado, a vacinação no país que vai de fato ditar o Risco Brasil e a Crise Brasileira da economia e também o risco de descontrole das contas públicas do país ou seja a Economia Interna. Todos esses fatores estão nos radares do BC.

Para dessa forma definir os próximos passos da taxa Selic, o Mundo de Ofertas e os juros básicos do brasil. Portanto o orçamento que pode vir aumentar o Risco Brasil e assim acabar atrapalhando a direção política de juros.

Sendo assim a lei orçamentária foi aprovada junto ao congresso com despesas desvalorizadas podendo vir a se tornando-se inexecutável, entretanto algumas negociações seguem em andamento entre congresso e governo.

Leia mais a seguir e descubra as consequências da economia brasileiras.

 Lei orçamentária

O congresso nacional aprovou neste mês de março de 2021 um projeto de lei que estende a execução orçamentária provisória em 2021 a fim de inclui-la no financiamento de salários dos servidores e também de políticas públicas. Assim sendo essa execução provisória apenas é conduzida quando governo inicia um ano sem ter aprovado a Lei Orçamentária Anual que é a realidade deste projeto de lei.

Portanto segue para ser sancionado pelo atual presidente do país Jair Bolsonaro, a partir desta medida o governo deve incluir em sua aplicação orçamentária provisória uma quantia de despesas que estava acrescido á aprovação do congresso e a Economia Interna.

Todavia a proposta na execursão orçamentária para o ano de 2021 transforma a lei de diretrizes orçamentárias que entrou em vigor no ano de 2020. Sendo assim permite que equipe econômica utilize outras fontes como recurso como por exemplo na economia interna para cobrir despesas condicionadas a procedimentos de crédito por exemplo. Assim essas despesas que serão cobertas são importantes para manter serviço público.

Influência fiscal

juros altos bancos
Fonte: Google

Contudo é necessário passar uma mensagem de confiabilidade com relação a influência fiscal. O brasil teve um desvio de crescimento na Economia Interna do país provocado pela pandemia do covid-19. É relevante mostrar uma consolidação fiscal ao observamos a reação do mercado ao Mundo de Ofertas e dos agentes econômicos as narrações fiscais diante da Crise Brasileira na Economia Interna assim como em todo o mundo.

 Sendo assim a preocupação que está no topo da lista é definitivamente a Crise Brasileira em geral pois as reações adversas do mercado e agentes econômicos são responsáveis também por fazer o risco brasil ser elevado destinguido o país dos demais países nos dias de hoje o brasil é o mais endividado dos países emergentes.

Portanto se o orçamento passar uma perspectiva de que precisa de algum tipo de realização de crédito para então assim atingir os números. A crise brasileira séria um fator que preocupa o BC. Um fato que altera o prêmio de risco brasil que esta introduzido em variáveis macroeconômicas o que acaba atrapalhando a calibragem da taxa básica de juros e também ter cautela no Mundo das Ofertas quanto a empréstimos para salvar a economia.

Juros elevados da economia interna

Todavia o Banco Central não faz alguma política de juros observando o câmbio. O importante é como o câmbio acaba afetando a inflação na Economia Interna a movimentação do juros é feito com cenários já montados pelos economistas, sendo assim no quesito crescimento as notícias acabam sendo positivas inclusive no Mundo das Ofertas. Na Economia Interna o quarto trimestre tinha tido um resultado positivo.

Contudo em janeiro deste ano os números já eram surpreendentes considerando o menor efeito do Auxilio Emergencial, já o mês de fevereiro aparentou ser melhor seguido dos meses de março, abril e maio entende-se que haverá uma queda nas atividades devido ao agravamento da pandemia do covid-19, pois a segunda onda segue forte no país.

Portanto na área inflacionária existe uma grande perspectiva de aumento na inflação ao longo do ano de 2021. Em grande parte essa expectativa se deu para os economistas por fatores temporários como a segunda onda da pandemia do covid-19, a vacinação que segue lenta no país com relação ao número de vacinados em outros países, porém deve-se entender que houve uma degradação inflacionárias por meio de cadeias produtivas. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *