Preloader Image 1 Preloader Image 2

Empresários reclamam na retomada das atividades

Ao longo da pandemia muitos empresários tiveram que acumular dívidas para manter seu negócio funcionando. Saiba mais aqui!

Empresários reclamam
Fonte: Google

Entre os vários desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para os empreendedores sem dúvida uma das decisões mais difíceis foi escolher entre manter o negócio funcionando ou pagar as dívidas do empreendimento. Logo, com o acúmulo de dívidas do ano inteiro e sem crédito no mercado, como pagar as dívidas do empreendimento? Contudo, mesmo com a retomada gradual das atividades, os empresários reclamam ter dificuldades para quitar as dívidas do negócio. 

Sendo assim, muitas empresas entraram na lista de empresas inadimplentes no Brasil. Logo, tentar recuperar o prejuízo causado pelo vírus não é assim uma tarefa tão simples, visto que a alta na tributação e inflação estão prejudicando a recuperação de muitos empresários. Contudo, entre os desafios relatados por alguns empreendedores estão as dívidas acumuladas e alta da inflação. 

Assim sendo, na última quinta-feira (2), um levantamento feito pelo IBGE constatou que a economia no Brasil recuou 0,1% no terceiro trimestre.

Com esses dados e a confirmação do PIB em recessão técnica, só demonstra que a crise econômica continua no país, além dos números importantes de desempregos, alta da inflação e alta escalada dos juros.

Contudo, nesse contexto, muitos empresários estão passando dificuldades para a retomada da economia. Logo, se você está se vendo nesse cenário não pode deixar de ler esse conteúdo até o fim. Sabemos que esse é um momento extremamente delicado e muito importante para a recuperação de sua empresa.

Então, nossa equipe de especialistas preparou esse artigo que vai ajudar você empreendedor a entender melhor o motivo pelo qual muitos empresários reclamam ter dificuldades na retomada das atividades. 

Vamos juntos?!

Por que os empresários reclamam ter dificuldades na retomada? 

Diante desse contexto, alguns empresários reclamam ter dificuldades na retomada econômica das atividades. Logo, o que está atrapalhando a recuperação dessas empresas? Sendo assim, como vimos, o levantamento do IBGE relatou que o PIB do Brasil caiu 0,1% no terceiro trimestre, mas, nas ruas do país, a crise econômica segue viva e tirando o sono de muitos empreendedores sem expectativas em uma melhora lenta. 

Logo, muitos empresários estão sofrendo com essa situação, pois ao longo de um ano tiveram que acumular as dívidas do estabelecimento para mantê-lo funcionando.

Assim, em muitos casos tiveram que usar toda a economia financeira para garantir alguns meses de estabilidade de seus funcionários sem ter nem uma visão de melhoria a curto prazo. Logo, esse cenário se estendeu por mais tempo do que os empresários tinham previsto.  

Contudo, muitos empreendedores relatam que mesmo com a retomada gradativa das atividades, seu faturamento não passa de 50%, que tinha antes da pandemia. Sendo assim, em muitos casos os fatores como a alta da inflação e juros altos estão contribuindo com essa recuperação lenta de suas empresas.  

Buscando alternativas  

Para tentar melhorar o faturamento do negócio, muitos empresários tentaram alternativas como delivery e novas parcerias. Logo, após um ano difícil e desafiador, em 2020 os empresários tiveram o relaxamento de alguns tributos e a suspensão de contratos de funcionários, mas 2021 chegou e com ele a cobrança de todas essas dívidas e a hora de pagar tudo isso. 

Empresários reclamam
Fonte: Google

Contudo, a retomada das atividades trouxe melhora no faturamento de muitas empresas, mesmo assim, os empresários reclamam ter dificuldades, a inflação subiu e impactou diretamente no caixa das empresas. Sendo assim, para tentar driblar a inflação os empreendedores tiveram que reajustar os serviços, em uma tentativa de equilibrar as contas. Assim, com o reajuste nos preços o movimento melhorou, mas, com o acúmulo das dívidas e outros fatores como alta do combustível também prejudicam essa retomada. 

Outro fator que contribui com essa lentidão na retomada é a falta de clareza no futuro. Logo, com a falta de perspectiva e uma retomada lenta, isso prejudica a gestão do negócio no futuro.

Além disso, o cenário atual do país com a crise econômica, alto índice de desemprego e inflação em subida e a nova variante do vírus Omicron, cria um futuro de muitas incertezas para o negócio. 

Conclusão

Vimos que os empresários estão sofrendo com o real cenário do país e futuro de incertezas. Então, mesmo com a retomada gradativa das atividades econômicas, os empresários reclamam ter dificuldades para se restabelecer no mercado brasileiro. Contudo, pagar as dívidas atrasadas está sendo cada vez mais difícil diante a alta da inflação e grande carga tributária.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".