A importância do reconhecimento do trabalho nas empresas.

Reconhecimento e motivação, são importantes para a equipe e também para a empresa. Fique por dentro!
Anúncios


empresas reconhecimento no trabalho
Fonte: Google

Por que muitas empresas conseguem engajar as suas equipes mais do que outras? A motivação para essas organizações que se preocupam com o engajamento dos funcionários se torna uma questão central, enquanto para outras o que mais importa é aquele bônus no fim do ano. Mas também existem aquelas que se preocupam com escritórios mais organizados, bonitos, área de lazer e alimentação grátis para os funcionários.

O relacionamento entre empregado e patrão é importante tanto para o rendimento da empresa quanto para a satisfação pessoal de ambos. Segundo pesquisa feita por especialistas e informou que aproximadamente 53 mil profissionais têm um bom relacionamento com a equipe de trabalho, incluindo o chefe da empresa; o reconhecimento do trabalho para o profissional é um dos principais motivos que faz o trabalhador permanecer ou não na empresa.

Desde o início da pandemia a maneira de trabalhar mudou completamente e algumas empresas passaram adotar posturas diferentes no relacionamento com os seus funcionários. Ainda segundo especialistas a motivação está ligada ao desejo de iniciar uma ação para obter algo, ou seja, quando você conclui um trabalho ou bate uma meta por exemplo você consegue uma recompensa, não necessariamente dinheiro, reconhecimento da equipe e do chefe em muitos casos pode ser o objetivo.

A pandemia do novo coronavírus, afetou a todos de uma maneira diferente e também nos deixou sem controle sobre o dia a dia. Logo o distanciamento social gera tensões nos relacionamentos profissionais e pessoais, e à medida que as empresas se adaptam ao home office o registro das atividades dos funcionários, se tornaram um momento de conversar com os seus chefes e supervisores, através de reuniões descontraídas é importante os chefes elogiarem os seus funcionários para mostrar que mesmo remotamente o seu trabalho é importante para a empresa.

Sentimento de segurança nas empresas

Quando o profissional de uma empresa tem o seu trabalho reconhecido, o sentimento de segurança é fortalecido na relação empregado e empregador; afinal o reconhecimento do trabalho permite que seja passado uma sensação de visibilidade e importância tanto para o profissional como para a equipe da empresa. Sendo assim, o capital humano é o mais perfeito recurso, considerando que a equipe é um dos pilares por trás do sucesso contínuo de uma empresa ou do total fracasso.

De acordo com especialistas, o profissional que sabe identificar as suas emoções costuma ter um aproveitamento maior dentro da empresa e quando são reconhecidos por seus trabalhos o rendimento tende a evoluir ainda mais. E dessa forma incentivam a equipe, fazendo com que a empresa esteja sempre em destaque, o que nos dias atuais é muito importante.

Mesmo em home office, muitos profissionais ainda trabalham 8 horas por dia, então é indispensável fazer com que esse tempo seja produtivo e para que isso aconteça o funcionário precisa se sentir motivado e o reconhecimento no trabalho é umas das peças chaves para fazer com que o profissional tenha vontade de produzir. Segundo a pesquisa feita pelos especialistas a falta de reconhecimento por parte de algumas empresas, acabam desmotivando os seus funcionários e dessa forma não há evolução do profissional tão pouco da empresa, pois para que a empresa possa ter sucesso é necessário engajamento dos trabalhadores.

Por que o reconhecimento no trabalho é importante?

O reconhecimento no trabalho é essencial, pois através deste reconhecimento aumentam a sinergia entre os demais profissionais e assim a produtividade ao executar as tarefas se torna mais simples, a motivação é algo natural, todavia, precisa ser ativada e também precisa ser trabalhada regularmente no ecossistema corporativo para os profissionais não entrem em uma zona de conforto, pois os mercados estão a cada dia mais competitivos.

É muito importante para a empresa que os seus profissionais tenham iniciativa, e executem com qualidade os seus trabalhos. Contudo, o trabalho não será feito apenas por que o “chefe pediu”, e sim por que a equipe está engajada, assim sendo, uma atitude natural de uma equipe motivada, é desafiador ainda mais quando levamos em consideração a pandemia, contudo os incentivos e reconhecimentos passam a ser uma peça chave no relacionamento empregador e empregado.

Segundo especialistas, o home office trouxe para muitos profissionais uma linha de trabalho mais organizado e o reconhecimento dos empregadores principalmente na entrega de metas. Também é fundamental para o sucesso da empresa, além disso é importante que os líderes trabalhem na melhoria da conectividade dos funcionários no home office, e nessa hora o dialogo é muito importante.

Reconhecimento e foco nos resultados nas empresas

empresas pratão empregado
Fonte: Google

Segundo pesquisa feita por especialistas, em meio a pandemia, um total de 89,3% dos profissionais considerou a comunicação com as suas empresas excelente, este tipo de incentivo mostra que o trabalho de reconhecimento feito por algumas empresas tem obtido sucesso, uma comunicação transparente também deve ser levada em consideração. Além disso, alguns profissionais dizem não sentir diferença se estão ou não na empresa, isso quer dizer que este funcionário segue engajado com a empresa.

A comunicação, é essencial para desenvolver habilidades técnicas e pessoais do funcionário. Segundo pesquisa, as empresas que ouvem os seus funcionários têm mais facilidade para construir uma relação de confiança com os seus profissionais gerando estabilidade de ambos e também a capacidade de motivar as equipes.

Quando uma empresa se preocupa em reconhecer os seus funcionários, ela mostra a sua gratidão e reconhece o valor dos seus profissionais, dessa forma garantem o funcionamento das operações realizadas pelos funcionários que determinam o sucesso da empresa, pois através do reconhecimento ajudam a construir uma visão de futuro.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *