
Para mulheres que buscam por novas oportunidades no mercado de trabalho, empresas de grande porte brasileiras abriram vagas exclusivas para mulheres em estágios diferentes de carreira para compor as suas equipes. Essa notícia, é recebida positivamente por especialistas, pois, significa que apesar da crise no mercado devido ao atual cenário econômico do país. A criação de novas vagas pode contribuir com a recuperação e aceleração do mercado de trabalho.
Algumas das vagas ofertadas são de áreas diferentes como; Compliance Financeiro, Engenharia, setor Administrativo e ainda vagas na área de Segurança, Saúde Meio Ambiente e Sustentabilidade – SSMS. Vale ressaltar que essas vagas voltadas para profissionais mulheres contará com participação nos lucros da empresa. Além de promover uma movimentação positiva no mercado de trabalho brasileiro, essas vagas representam o reconhecimento das mulheres no mercado.
Além disso, as vagas exclusivas para mulheres que possuem nível médio e técnico abrangem áreas onde os homens costumam dominar. Entre as vagas disponíveis, você poderá encontrar disponibilidade para segurança do trabalho, técnico de sonda, soldador entre outras vagas onde as mulheres andam se destacando. Entre os benefícios, estão planos odontológico e de saúde além de vale-refeição e demais direitos inclusos da CLT.
Vale ressaltar ainda que sobre as vagas exclusivas para mulheres anunciadas recentemente, além dos benefícios que costumam atrair muitos trabalhadores. A chance de poder receber participação nos lucros, acaba atraindo profissionais comprometidas com as suas carreiras. Entre as grandes empresas que divulgaram estas vagas você pode encontrar, o grupo Carrefour Brasil e Raízen.
Mulheres no mercado de trabalho
Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho, apesar da desigualdade entre os gêneros a quantidade de empresas buscando por profissionais femininas está crescendo cada vez mais. Ao longo de 2022, por exemplo, a idade de trabalhadores em idade produtiva empregadas atingiu a marca de 15%. Sendo esse um percentual menor do que a quantidade de profissionais masculinos que é de 10,5%.
Além da desigualdade na quantidade vagas, as mulheres ainda enfrentam desigualdade nos salários. De acordo com especialistas, as mulheres costumam receber cerca de R$ 0,51 em países desenvolvidos. No Brasil, em alguns cargos as mulheres chegam a receber um salário em média 20% menor que os homens.
Contudo, apesar desse cenário onde boa parte das mulheres têm mais dificuldade em permanecer no mercado. Com o empenho de várias mulheres importantes, esse cenário vem mudando lentamente ao longo da história. Com a nova realidade, alguns padrões estão mudando definitivamente e o mercado passou a remunerar as mulheres com salários iguais em vários cargos onde os homens costumavam ser maioria.
Diferença salarial entre homens e mulheres!

Apesar dos avanços, as mulheres ainda ganham cerca de 20% menos que os homens em determinados cargos, no país. Vale lembrar ainda que essa diferença costuma ocorrer entre trabalhadores do mesmo perfil de experiência e escolaridade. De acordo com o relatório da consultoria IDados, muitas mulheres chegam a ganhar em média 20,50% menos que profissionais homens, em meados do quarto trimestre de 2021.
Ainda segundo esse levantamento baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, em 2020, a quantidade de profissionais mulheres ganhavam 19,70% menos que os homens. Diante desse resultado, a queda no rendimento chegou a ficar mais intensa devido a uma série de acontecimentos da época. Nesse sentido, o recuo em relação aos homens era de aproximadamente 10,42% abaixo da média total no Brasil.
Vale ressaltar que desde 2021, a desigualdade permanece estagnada no patamar de 20%, ou seja, a criação de novas vagas das grandes empresas brasileiras representa uma solução que veio para contribuir com a luta pela igualdade no mercado de trabalho. Nesse sentido, a taxa de desemprego deverá diminuir para 11,1%, de acordo com alguns especialistas.
Grandes empresas disponibilizam vagas exclusivas para mulheres
Então, com a criação de vagas exclusivas para mulheres com direito a participação nos lucros deverá contribuir com crise do desemprego entre mulheres no mercado de trabalho. Até o final de 2022, por exemplo, a taxa de desemprego entre profissionais mulheres foi de aproximadamente 54,4% maior em relação ao desemprego de homens.
Contudo, existem setores em que as mulheres estão se destacando cada vez mais apesar do desemprego atingir as mulheres desde o início das mulheres no mercado de trabalho. O cenário está mudando mesmo que lentamente, pois, ao longo da história muitas mulheres deixaram os seus cargos para cuidar de seus filhos. Vale ressaltar que a chegada da pandemia trouxe o fechamento de escolas e creches, o que contribuiu para que muitas mulheres deixassem os seus empregos.
Ainda nesse sentido, um estudo realizado pelo IBGE revelou que no final do ano até o último mês desse ano, a quantidade de brasileiras ocupando novos cargos segue aumentando. Apesar dessa evolução, o cenário segue lento, mas, não estagnado.
Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e confira as novidades relacionadas ao universo das finanças. Memivi.