Energia solar, a energia limpa, suas vantagens e desvantagens

Você sabia que pode economizar na conta de luz utilizando os raios de sol? Continue aqui e saiba mais.
Anúncios


energia solar no brasil
Fonte: Google

A energia solar é uma fonte de calor e luz natural renovável imprescindível aos seres humanos, e por ter esse potencial. Já nos beneficiamos para obter energia limpa e economizar os gastos de consumo de energia elétrica. Portanto, tem sua maior produção através das usinas hidroelétricas. Porém, temos que nos atentar as crises hídricas que podem levar a escassez de água.

Assim, atualmente estamos passando pela terceira crise hídrica desse século, a também chamada falta de água, do abastecimento das cidades. Logo, a crise hídrica ocorre por falta de chuva nos reservatórios, e se agrava com a falta de infraestrutura desses abastecimentos. Desse modo, por má gestão de recursos hídricos, descontroles nos problemas ambientais, dentre eles o desmatamento e poluição. Além disso, o consumo irracional de água o desperdício, aumentando o consumo da água o crescimento industrial, da agricultura e populacional.

Sendo assim, não é a primeira vez que o Brasil passa por uma crise hídrica. A primeira se destaca no início dos anos 2000. Em uma época que o governo usou de blecautes planejados para tentar evitar um colapso no sistema de abastecimento elétrico. Por volta de, 2014 e 2016, o Brasil passou por momentos críticos referente à falta de água.

Dessa forma, em consequência, no ano de 2015, os registros da inflação foram significativamente maiores que os anteriores. Por isso, fechou acima da meta estabelecida no ano em 10,67%, a maior desde 2002. Um ano de insegurança no mercado financeiro, atrelado ao cenário político. Por isso, os dados relacionados ao IPCA, que na época foram divulgados pelo IBGE. Apontaram cerca de 24% da inflação maior, causado pelo aumento dos combustíveis e energia elétrica. Hoje vivenciamos uma nova crise que vem deixando a falta de água e um peso no bolso dos brasileiros.

O que é energia solar?

Alternativa, sustentável e principalmente renovável, a energia solar utiliza os raios do sol como recurso de abastecimento, sendo usada em diferentes tecnologias. A definição de energia solar está relacionada à energia fotovoltaica, aquecimento solar e heliotérmica.

Sendo usadas em residências, indústrias, comércios, nas áreas rurais geradas por meio das usinas solares, tornando-se uma ótima escolha na economia na conta de luz.

A energia solar é produzida a partir de captação de luz, através de placas solares fazendo uso do calor dos raios solares na geração da eletricidade. Quando as partículas dos raios de sol são direcionadas aos painéis são fundidas com átomos de silicone do painel movendo os elétrons formando corrente elétrica denominada de fotovoltaica.

Podemos distinguir a função dos sistemas fotovoltaicos a partir da forma de operação, no caso o sistema on-grid age com a adição de energia direto a rede elétrica, já o sistema off-grid age com auxílio de baterias que armazenam eletricidade.

No sistema híbrido a função opera de maneira simultânea, entre on-grid e off-grid, fazendo uso do trabalho conectado à rede, ao mesmo tempo que as baterias estão carregando, e vice-versa.

Vantagens e desvantagens

O sol é a principal fonte de produção da energia que é renovada, geração de energia limpa, não produz emissão de gases que prejudicam a saúde e o efeito estufa, a facilidade em obter locais com abundante radiação solar que podem ser usados para a instalação de usinas heliotérmica, a economia na conta de luz e retorno ambiental.

Embora haja um lado bom em produzir e usar energia solar, pode ter alguns fatores negativos que é imprescindível conscientizar quanto as desvantagens.

O procedimento de produção de placas solares causa poluição ao meio ambiente, devido ao silício que é extraído por mineração, a energia produzida varia conforme a temperatura e o clima do ambiente.

O sistema depende de armazenamento mais eficaz com auxílio de baterias, nas casas, é necessário alguns metros² de placas na produção de energia para que seja eficiente e o investimento terá um alto custo. Mas como já dito, os prós e contra analisados vem trazer um retorno pessoal e ambiental.

Alguns tipos de energia limpa

energia solar no brasil
Fonte: Google

O Brasil é um país tropical, e as fontes de energia limpa e renovável são de fácil produção, tendo como divertido 3 fontes principais além das hidroelétricas, fotovoltaica, a heliotérmica e térmica.

A fotovoltaica tem como princípio de produção a modalidade direta de energia elétrica através da captação da radiação solar convertida por semicondutores no caso o silicone, onde a exposição das células da luz, elétrons que absorve fótons, e se fundem as partículas de energia que existe nos raios do sol.

A heliotérmica segue o processo em que a energia tem a função de converter a luz do sol e calor, possibilitando o aquecimento da água, onde o líquido aquecido e a temperatura transformam-se em vapor. No caso, o vapor impulsiona as turbinas das usinas, responsáveis pela produção de energia elétrica.

Já na térmica se utiliza a radiação do sol na produção bem como energia térmica quanto a energia elétrica. Dessa maneira, as placas que captam os raios solares, utilizam a luz e o calor do sol, para aquecer o líquido nas tubulações, caminhando até o resultado solar, esquentando a água.

No caso utilização de energia solar ou de das demais energia renovável também vem a ajudar o futuro socioeconômico e o futuro do planeta.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.